Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina é uma publicação quadrimestral de trabalhos inéditos relacionados na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, abrangendo especificamente a Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia, Museologia e Documentação, ou textos que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre atividades relacionadas ao movimento associativo (classe dos bibliotecários).

A Comissão Editorial da Revista da ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina aceita para publicação trabalhos considerados originais, no idioma português, inglês, espanhol e francês como artigos, relatos de experiências, entrevistas, palestras, conferências, resenhas, entre outros.

Estes serão encaminhados aos membros do Conselho Editorial e avaliadores ad hoc, pelo menos dois, para avaliação. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, com respectivos critérios de avaliação a serem observados pelos avaliadores (Comissão Editorial ou ad hoc).

 

Políticas de Seção

Editorial

Apresenta o delineamento da revista o contexto e seus objetivos. Enfatiza a política adotada pela Comissão Editorial.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Palestras

A Revista ACB publicará palestras oriundas do Painel de Biblioteconomia em Santa Catarina desde que o palestrante tenha interesse na divulgação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Relatório de Fórum

A Revista ACB possibilita a divulgação dos relatórios gerais dos fóruns de Biblioteconomia realizados pelos grupos técnicos da Associação Catarinense de Bibliotecários. Os mais tradicionais são: Fórum de Bibliotecas Escolares, Fórum de Informação em Ciências da Saúde, Fórum de Bibliotecas Públicas e em 2005 o Fórum de Bibliotecas Universitárias.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Relato de pesquisa

Aceitação de artigos oriundos de relatórios de pesquisa. Sugere-se incluir o nome da instituição de fomentos, vinculando data da pesquisa realizada.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Relato de experiência

Informar o tipo de relato, local, data e respectivo apoio.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Seção Literária

A Revista ACB somente aceitará textos originais e inéditos. Este espaço é designado para textos de natureza diferente do texto técnico. Destaca-se a importância de outros gêneros literários nas leituras de formação e de prazer para ampliar horizontes.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas de livros/mídia

A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina aceita resenha de livros nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, assim como de outras áreas afins. Solicitam-se resenhas de livros atuais e evitar resenhas previamente publicadas em outras revistas da área.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Apresenta o conselho editorial, avaliadores, normas, foco da revista. Enfatiza a política adotada pela Comissão Editorial.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Normas da Revista ACB

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Prêmio ACB

Editores
  • Marli Souza
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

A Revista ACB publicará textos originais e inéditos de entrevistas realizadas com profissionais, pesquisadores, autores, dentre outros. É condição que o texto não tenha sido publicado em outros meio de comunicação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina.

A Comissão Editorial de cada número se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores.

As provas tipográficas não serão enviadas aos autores. Os artigos publicados na Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina podem ser impressos, total ou parcialmente, desde que seja obtida autorização expressa da direção da Comissão Editorial da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina e do respectivo autor, e seja consignada a fonte de publicação original.

A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos artigos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade. Dimensões do texto Os textos a serem apresentados poderão ter a forma e dimensões, baseadas na norma ABNT 6022/2003, a ser inseridas nas seguintes seções da Revista ACB:

a - Relato de pesquisa - artigo sobre pesquisa bibliográfica, documental ou experimental, concluída ou em andamento - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A-4 margens 1,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

b - Artigo de opinião - texto opinativo com respaldo teórico - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A-4 margens 1,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

c - Ensaio - artigo teórico sobre determinado tema - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A-4 margens 1,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

d - Revisão de literatura - levantamento do estágio atual de determinado assunto, consideradas de importância para divulgação e, fundamentação bibliográfica na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação - máximo 15 laudas configuração da página tamanho A-4 margens 1,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

e - Relato de Experiências - didáticas e trabalhos de bibliotecários, professores e de estudantes de Biblioteconomia - poderão ser incluídos roteiros sistematizados pautados na estrutura de artigo científico - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A-4 margens 1,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

f- Resenhas - comentário crítico de livros, dissertações e teses - máximo 4 laudas (preferencialmente obras recentes) configuração da página tamanho A-4 margens 1,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

g - Artigo de palestras- texto oriundo de palestras apresentadas em eventos da área - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A-4 margens 1,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

Normas Editoriais da Revista ACB A Comissão Editorial da Revista da ACB estabelece as seguintes normas editoriais para publicação de artigos (veja a norma ABNT 6022/2003 para mais detalhes):

1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS:

1.1 Título - Deve ser conciso e claro, expressando o conteúdo do artigo. O título e o subtítulo deverão ser apresentados em letras maiúsculas no corpo do artigo, fonte: Times New Roman, tamanho 12, em negrito e centralizado. E em minúsculas (exceto siglas e nomes próprios) quando inserir os metadados na plataforma da Revista ACB.

1.2 Autores - Informar os metadados do(s) nome do(s) autor(es), evitando abreviaturas. No caso de mais de um autor, colocar o nome de um embaixo do nome do outro, com apenas as iniciais em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e alinhado à direita. Separar o nome dos autores do título do artigo, com 1 espaço em branco. Informar os seguintes metadados sobre o(s) autor(es): Nome completo (evitar abreviaturas); titulação (Doutorado, Mestrado, Especialização e Graduação - citar o que tem); instituição; cargo/função que desempenha(m); endereço completo; telefone e correio eletrônico. Sugere-se evitar a indicação como co-autor(es) pessoas que não contribuíram intelectualmente para a obra. Recomenda-se incluir o nome das pessoas que de alguma maneira auxiliaram seja na coleta de dados, nas ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios mencionando no pós-texto "AGRADECIMENTOS" após as Referências.

1.3 Resumo - Deve ser incluído um resumo informativo (NBR 6028 – Resumo), de aproximadamente 100 palavras, em português, fonte 10, com entrelinhamento simples, precedido da palavra Resumo (negritada e com apenas a letra "R" maiúscula). Separar o resumo do nome dos autores, com um espaço em branco.

1.4 Palavras-chave - Termos indicativos do conteúdo do artigo. Separar cada termo por ponto final que deverão ser precedidos do termo Palavras-chave (negrito e apenas a letra "P" em maiúscula). Separar as palavras-chave do resumo, com um espaço em branco. Utilizar de três a cinco termos.

2 ELEMENTOS TEXTUAIS

2.1 Texto - Corpo do artigo (conforme a norma NBR 6022 - Apresentação de Artigos de Periódicos) estruturado em: introdução, desenvolvimento e conclusão. No caso de divisão em seções, sua ordenação deverá seguir o sistema de numeração progressiva (NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento). Para citações no texto, utilizar o sistema Autor, data – ver NBR 10520 - Apresentação de Citações em Documento. O texto deverá ser apresentado utilizando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço de 1,5cm entrelinhas.

2.2 Elementos de Apoio - Notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias etc, devem ser limitadas ao mínimo indispensável.

2.3 Referências - As referências bibliográficas deverão estar normalizadas de acordo com a NBR 6023 – Informação e Documentação: Referências, Elaboração da ABNT. O Título da obra (título da revista, livro etc.) deve ser destacado com o uso do negrito.

3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

3.1 Agradecimentos - Os agradecimentos e auxílios recebidos pelo(s) autor(es) podem ser mencionados no final do artigo. Recomenda-se incluir o nome das pessoas que de alguma maneira auxiliaram em coleta de dados, ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios no item Agradecimentos (pós-texto antes das Referências). Sugere-se evitar a indicação como co-autor(es) pessoas que não contribuíram intelectualmente para a obra.

3.2 Tradução do título - Apresentação do título em inglês

3.3 Tradução do Resumo (Abstract) - Apresentação do resumo em inglês (cerca de 100 palavras).

3.4 Tradução das palavras-chave (Keywords) - Tradução das palavras-chave em inglês (máximo 5 palavras).


4 OUTRAS INFORMAÇÕES

4.1 Os artigos podem ter a extensão máxima de até 15 (quinze) laudas, configuração da página tamanho A-4 margens 1,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior);

4.2 Os artigos deverão ser digitados em Word, com as seguintes especificações: Fonte Times New Roman – Tamanho 12; papel branco configuração da página tamanho A-4 margens 1,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior); com espaço entrelinhas de 1,5cm. Utilize o indentamento dos parágrafos em 1 cm. Em caso de diagramação observe outros artigos publicados na Revista ACB.

4.3 Não paginar o documento.

4.4 Enviar o arquivo do artigo via plataforma da Revista ACB. http://www.acbsc.org.br/revista/ojs/ Os pareceres referente aos originais serão encaminhados aos autores no prazo máximo de seis (6) meses via Plataforma da Revista ACB. Os originais não serão devolvidos.

4.5 A partir de 2005 a Revista ACB está disponível apenas no suporte digital on-line e passa. Desta maneira os autores não recebem mais os 2 (dois) exemplares do fascículo impresso (até a edição de 2004). Sugere-se aos autores imprimirem a versão em PDF que disponibiliza o formato original da Revista ACB.

4.6 Os artigos deverão ser enviados via plataforma da Revista ACB - o autor principal fará o encaminhamento, observando as etapas constantes em (http://www.acbsc.org.br/revista/ojs/).

O endereço físico da Revista ACB é:

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE BIBLIOTECÁRIOS Av. Josué di Bernardi, 239, Ed. Jowi, sala 302 Campinas - São José - Santa Catarina CEP 88101-200 - Brasil

 

Periodicidade

Publicação quadrimestral, no formato PDF A-4 (1,5 cm nas margens esquerda, direita, superior e inferior).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

Esta revista proporciona acesso público gratuito a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

 

Indexação e disseminação da Revista ACB

A Revista ACB - ISSN 1414-0594 - utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revista - SEER (Open Journal Systems) desde agosto de 2005 e em março de 2009 migrou para a versão 2.2 . Portanto estamos entre as primeiras revistas no uso desta plataforma na área de Bibliotecomia e Ciência da Informação do Brasil.

Ao apoiar e incentivar o uso de arquivos abertos participamos de outros repositórios nacionais e internacionais. A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina está presente nos seguintes portais e diretórios de busca:

Biblioteca Virtual USP - http://www.usp.br/sibi/

Catálogo Coletivo Nacional - CCN - IBICT - http://www.ibict.br/secao.php?cat=CCN

LATINDEX - http://www.latindex.org/larga.php?opcion=1&folio=8868

Livre -Centro de Informações Nucleares -CIN - Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN - http://livre.cnen.gov.br/Inicial.asp

Portal para periódicos de livre acesso na Internet Open Access & Scholarly Information System Open Access & Scholarly Information System - OASIS.BRhttp://oasisbr.ibict.br/

Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER - IBICT http://seer.ibict.br/

Periódicos Acesso Livre - CAPES) - Texto Completo - http://acessolivre.capes.gov.br/acessoLivreTextoCompleto.jsp

Die Elektronische Zeitschriftenbibliothek -Universitätsbibliothek Regensburg
http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/.

O conteúdo completo da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina está indexado em :

Academic Journals Database http://www.journaldatabase.org/ http://www.journaldatabase.org/journals/514/Revista_ACB.html

BRAPCI - Base de dados referenciais de artigos de Periódicos de Ciência da Informação - UFPR http://www.brapci.ufpr.br/?revistas

DIALNET - Universidade de La Rioja (Espanha) http://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?tipo_busqueda=CODIGO&clave_revista=12120

Diálogo Científico - Ciência da Informação - DICI - IBICT (Brasil)http://dici.ibict.br/

DOAJ - Directory Open Access Journal (Suécia) - http://www.doaj.org

Holmes - Descobrindo a Ciência da Informação por você - Feudo.org (Brasil)http://www.holmes.feudo.org/index.php

OPEN J. Gate - Índia - Informatics Limited http://www.openj-gate.com/Browse/Articlelist.aspx?Journal_id=125940

OAISTER - Universidade de Michigan (Estados Unidos da América) http://www.oaister.org

Public Knowledge Project - Simon Fraser University (Canadá) http://pkp.sfu.ca/harvester/

SUMÁRIOS.ORG Sumários de Revistas Brasileiras http://www.sumarios.org/listarRevistaN01.php?idRevista=263

 

Datas importantes para a Revista ACB

Comunicamos aos leitores, autores, avaliadores e editores as datas referentes ao processo de editoração na Revista ACB:

1) o lançamento do primeiro número de cada ano ocorre no primeiro semestre, preferencialmente no Dia do Bibliotecário - 12 de março - conforme a programação da Associação Catarinense de Bibliotecários - ACB.

Os textos, geralmente, são oriundos de submissões encaminhadas no período de dezembro a março.

2) o lançamento do segundo número ocorre em Julho.

Os textos, geralmente, são oriundos de submissões encaminhadas no período de abril a julho.

3) o lançamento do terceiro número ocorre em Dezembro.

Os textos, geralmente, são oriundos de submissões encaminhadas no período de agosto a novembro.

4) Para o processo de editoração são utilizadas as seguintes etapas:

a) recepção de textos;

b) avaliação por pares;

c) comunicado ao(s) autor(es) sobre a avaliação e respectivos ajustes quando houver;

d) encaminhado para revisão;

e) preparo dos originais (formatação);

f) publicados em evento pela ACB.

 

5) recepção de textos fica aberta o ano todo. Sem interrupções.

 

Aos autores sugerimos acompanhar a divulgação do evento via lista de discussão da ACB - acbsc@googlegroups.com (veja mais detalhes na página da ACB - http://www.acbsc.org.br).

Demais informações verificar o item Sobre http://www.revista.acbsc.org.br/index.php/racb/about

 

Indicadores Qualis - CAPES

A Revista ACB consta no Portal de Periódicos CAPES -
Qualis - a partir da avaliação Trienal 2004 a 2006 / 2010 / 2012 http://www.periodicos.capes.gov.br/.

No sistema de avaliação adotado pela CAPES, conhecido como Qualis - http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaPeriodicos.faces , obtivemos a seguinte qualificação :

Ano Base - 2015 (janeiro):

B2 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I

B2 INTERDISCIPLINAR

B3 EDUCAÇÃO

B3 ENSINO

B4 LETRAS / LINGUÍSTICA

B4 PSICOLOGIA

B4 SOCIOLOGIA

B5 EDUCAÇÃO FÍSICA

B5 ENGENHARIAS III

 
 
Ano Base 2014 (outubro):

B2 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I

B2 INTERDISCIPLINAR

B3 EDUCAÇÃO

B3 ENSINO

B4 LETRAS / LINGUÍSTICA

B4 PSICOLOGIA

B4 SOCIOLOGIA

B5 EDUCAÇÃO FÍSICA

B5 ENGENHARIAS III

 

 

Ano Base fevereiro 2010:

B3 EDUCAÇÃO

B4 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I

B4 INTERDISCIPLINAR

B4 LETRAS / LINGUÍSTICA

B5 EDUCAÇÃO FÍSICA

B5 PSICOLOGIA

 

 

 

Ano Base 2008:

B3 EDUCAÇÃO

B4 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I

B4 INTERDISCIPLINAR

B4 LETRAS / LINGUÍSTICA

B5 EDUCAÇÃO FÍSICA

B5 PSICOLOGIA

 

 

Ano base 2007:

B 4 - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I

B 4 - INTERDISCIPLINAR

B 4 - LETRAS/LINGUISTICA

B 5 - EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 

Ano base 2006:

B Nacional - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I

B Nacional - MULTIDISCIPLINAR

C Nacional - EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 

Indicadores H e G

A Revista ACB possui como referência o índice Hirsch de H - 6, e o Índice Egghe de G-9, formulado a partir do Google Acadêmico, em setembro de 2011. Veja mais sobre esses indicadores internacionais no Harzing http://www.harzing.com/resources.htm#/pop.htm .