Eventos: 37 PAINEL BIBLIOTECONOMIA EM SANTA CATARINA


 

EIXOS Temáticos

 

A – Literatura indígena

B – Literatura negra

C – Literatura LGBTQI+

D -  Biblioterapia e Mediação da leitura

E – Políticas públicas


Lembrando do tema, em todos os eixos podem ser abordadas questões como:


  • Ensino e atuação política e social do bibliotecário;

  • Questões étnicos-raciais e a formação bibliotecária;

  • Questões LGBTQI e a formação bibliotecária;

  • Ensino de inovação e criatividade na formação bibliotecária;

  • Movimentos associativos durante a formação bibliotecária (CFB, CRB, FEBAB, IFLA, Associações, Grupos Especializados, outros);

  • Currículos e práticas em sala de aula: o discurso e a prática, convergências e divergências.

  • Uso de mídias sociais (marketing, disseminação da informação, atuação política, social e ética);

  • Atuação ética, política e social do bibliotecário;

  • Diálogos sobre makerspaces e suas possibilidades em unidades de informação;

  • Mulheres bibliotecárias;

  • Práticas de inovação e criatividade em unidades de informação

  • Empreendedorismo social;

  • Competência em informação (para atuação política e social na Biblioteconomia e Ciência da Informação);

  • Possibilidades de utilização das mídias sociais em unidades de informação;


Todas as abordagens anteriormente citadas devem tratar do tema do evento. Assim, se tratarem de empreendedorismo social (exemplo), deverá ser sobre ações envolvendo o Livro, leitura e literatura: bibliotecas para uma sociedade melhor.

 

     

ENVIO DE TRABALHOS

 

1 Submissão de RESUMOS: orientações e normas para trabalhos técnicos-científicos e relatos de experiências: 

- Título;

- NÃO colocar nomes de autorias no documento Word;

- Até 5 páginas (com referências);

- Fonte Time News Roman;

- Tamanho 12;

- Conter: apresentação da(s) temática(s) abordada(as), objetivo, metodologia completa, resultados;

- INDICAR O EIXO DO PAINEL.

 VER TEMPLATE.

 

1.1 Envio dos trabalhos a Comissão Científica

 

1.1.1 Poderão submeter resumos: TODOS OS INTERESSADOS EM ESTUDAR E ESCREVER SOBRE O TEMA. Assim, auxiliares, técnicos e profissionais de diversas áreas podem enviar trabalhos. Também os pesquisadores, os docentes e alunos de graduação e pós-graduação para apresentação de trabalhos e relatos de experiências referentes ao tema do Evento. TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO PODEM SUBMETER, APRESENTAR E PUBLICAR OS TRABALHOS (Ex.: Ciência da Informação, Educação, Comunicação, Filosofia, Psicologia, Geografia, Matemática, Artes, Sociologia).

 

1.1.2 Importante: Os resumos deverão ser submetidos na Revista ACB. No ato de submissão, escolher a Seção: PAINEL BIBLIOTECONOMIA, com o preenchimento obrigatório de todos os campos dos Metadados (Nome Completo, E-mail válido, Orcid, Instituição/Afiliação que representa, País, Resumo da Biografia: breve resumo do currículo), Título do trabalho (Somente a primeira Letra em caixa alta e em nomes próprios, as demais em minúscula), Resumo e Pontos da Indexação.


1.1.3 Se o resumo for escrito por mais autores, no momento da submissão deverão ser inseridos todos os autores na plataforma da RACB. Após o início do trabalho de avaliação pelos pares não serão inseridos novos nomes na plataforma. É de responsabilidade dos autores inserirem corretamente todos os Metadados no momento da submissão.

 

2 Calendário

2.1 - Abertura das submissões: 15 de março

2.2 - Prazo final para envio de trabalhos para avaliação: 4 de maio

2.3 - Período de avaliação pela comissão do evento: 15 de março a 17 de maio

2.4 - Período de reformulação: de 5 de maio a 31 de maio

2.5 - Divulgação de resultados aos autores: 1º de junho

2.6 - Confirmação de participação e inscrição: até 20 de junho

 

3 Normas para submissão de resumos de trabalhos técnico-científicos e relatos de experiências

3.1 Normas de padronização

As normas para apresentação dos TRABALHOS COMPLETOS estão no endereço:

https://revista.acbsc.org.br/racb/about/editorialPolicies#peerReviewProcess

 

3.2 Normas de avaliação, organização e divulgação dos resumos de trabalhos enviados

Os resumos de trabalhos técnico-científicos e de relatos de experiência serão submetidos a um processo de seleção e avaliação. A comissão técnico-científica decidirá sobre sua aceitação segundo os critérios de pertinência, qualidade e forma de apresentação. No caso de inadequação do texto aos critérios propostos, o resumo de trabalho será recusado ou encaminhado para reformulação. CADA AUTOR PODERÁ SUBMETER APENAS UM (01) RESUMO DE TRABALHO, sendo autor principal ou coautor. Só serão aceitos trabalhos relacionados à temática do evento e inéditos (não publicados em outra fonte de informação sob quaisquer formas - resumo, resumo expandido, outras) e não tendo sido submetidos à publicação em qualquer outro periódico, quer seja em parte ou em sua totalidade. O autor que for apresentar o trabalho selecionado deverá confirmar sua participação por meio de inscrição no Painel até 20 de junho de 2019. SOMENTE autores e coautores podem apresentar os trabalhos submetidos. Não serão permitidas as apresentações orais por terceiros. O aceite ou não dos trabalhos será notificado, individualmente, aos autores por correio eletrônico. A relação de trabalhos aprovados será publicada no site da Revista ACB no dia 1º de junho de 2019. Os textos aceitos serão encaminhados automaticamente para a Revista ACB para a publicação nº v. 24, nº 2 (2019) da Revista Eletrônica da Associação Catarinense de Bibliotecários. TRABALHOS NÃO APRESENTADOS não serão publicados na Revista ACB correspondente ao volume anteriormente citado. As cartas de aceite serão encaminhadas no dia da divulgação da lista dos trabalhos aprovados.

 

3.3 Sessão de comunicação oral

A Comissão Científica encarregar-se-á de organizar as mesas para apresentação, reunindo trabalhos de temas correlatos. Cada mesa contará com um coordenador e um avaliador da apresentação oral.

Serão selecionados até 30 resumos de trabalhos, que aprovados poderão apresentar a comunicação oral no dia do evento. Porém, na divulgação dos trabalhos aprovados, 15 serão convidados a publicar o texto completo na Revista ACB. Para estes, o tempo para exposição de comunicação oral será de 15 minutos.

Os outros 15 poderão apresentar oralmente durante o evento dentro do limite de 5 minutos e terão seus resumos publicados em Anais do evento.

Todas as salas de apresentação de comunicação oral estarão equipadas com microcomputador PC e projetor multimídia (datashow).

As datas e os horários de apresentação oral definidos pela comissão organizadora do evento não serão alterados.

A apresentação em formato digital, arquivo.ppt (PowerPoint) deverá ter no máximo até 13 slides.

Todos os arquivos de powerpoint deverão ser encaminhados para o e-mail: revista@acb.org.br até o dia 5 de julho de 2019. Utilizando o modelo do evento.

 

4 Informações Gerais


4.1 Certificados de participação

Os certificados referentes ao 37º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina serão enviados por e-mail em até 45 dias após a realização do evento.

 

4.2 Certificados de apresentação oral

Os certificados de apresentação oral serão enviados por e-mail até dia 15/07/2019.

 

4.3 Dúvidas sobre a Revista ACB e Comissão Científica

Pelo e-mail do Editor Gerente Evandro Jair Duarte pelo dujaev@gmail.com.

 

4.4 Editores da Revista ACB e Comissão Científica

São mediadores dos trabalhos submetidos e avaliadores. Assim, os editores não interferem no processo de avaliação. Os resultados das avaliações são considerações feitas às cegas e oriundas de profissionais, pesquisadores e professores com Especialização, Mestrado e Doutorado.

 

São José, 15 de março de 2019.

Coordenação do 37º Painel Biblioteconomia em  Santa Catarina