Para ver e ser visto: uma proposta de sinalização aplicada no Serviço de Periódicos da UFSC <p> To see and be seen: a proposal of signaling applied the service of periodic of UFSC

Autores

  • Juliana Aparecida Gulka Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lúcia da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Sinalização. Comunicação visual. Biblioteca Universitária. Tomada de decisão. Periódicos.

Resumo

Este relato de experiência trata da temática sinalização em bibliotecas, mais especificamente a proposta aplicada no Serviço de Periódicos da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina, elaborada com base em projetos desenvolvidos a partir da tomada de decisão frente à necessidade do usuário se relacionar melhor com o acervo. Para atender o planejamento estratégico do setor a proposta de sinalização compreendeu três projetos: a) criar a sinalização e identificação dos fascículos da coleção em blocos; b) desenvolver um diagrama com os cuidados necessários para manusear as estantes deslizantes, facilitando o acesso e evitando acidentes; c) elaborar a sinalização dos assuntos gerais da CDU para agilizar a localização do periódico desejado. Os procedimentos metodológicos dessas propostas estão baseados nas fases do projeto apresentados por Almeida (2005). A sinalização projetada, sugere maior autonomia para os usuários, além de contribuir para o trabalho no dia-a-dia da própria equipe atuante no setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Aparecida Gulka, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Biblioteconomia pela UFSC, mestranda em Gestão de Unidades de Informação pela UDESC. Bibliotecária no Serviço de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Lúcia da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Biblioteconomia pela UFSC, mestranda em Gestão de Unidades de Informação pela UDESC. Bibliotecária no Serviço de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

11-03-2016

Como Citar

Gulka, J. A., & Silveira, L. da. (2016). Para ver e ser visto: uma proposta de sinalização aplicada no Serviço de Periódicos da UFSC <p> To see and be seen: a proposal of signaling applied the service of periodic of UFSC. Revista ACB, 21(1), 204–213. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1086

Edição

Seção

Relato de experiência