O comportamento informacional de advogados trabalhistas no processo judicial eletrônico <p> The labor law of informational behaviour in the judicial process electronic

Autores

  • Afranio Roberto Romagnoli Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Linete Bartalo Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

Comportamento Informacional. Processo Judiciário Eletrônico.

Resumo

A sociedade clama por agilidade ao poder judiciário, a magistratura reage atualizando sua estrutura tecnológica e implantando o processo judicial eletrônico, que fomenta mudanças nas rotinas de trabalho no judiciário, sendo que esta transformação demanda informações e estratégias de busca para a utilização dos processos eletrônicos, enfim, uma mudança do comportamento informacional dos usuários. Esta pesquisa em andamento teve por objetivo analisar o comportamento informacional dos advogados trabalhistas da região de Londrina na elaboração das peças judiciais, utilizando o processo judicial eletrônico (PJe) com foco na transição do processo físico para o eletrônico. Utilizou-se a abordagem qualitativa, empregando a entrevista semiestruturada como instrumento para coleta de dados, aplicada a uma amostragem composta por seis advogados que atuam na área trabalhista e utilizam os sistema de autos digitais disponíveis no estado, o escritório digital do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PR) ou PJe nacional. A análise dos dados utilizou a técnica de análise de conteúdo, como resultados parciais ressalta-se que apenas 27% dos sítios eletrônicos dos órgãos governamentais consultados permitem o envio de documentos assinados digitalmente, evidenciou-se que o aprendizado do procedimento para assinar eletronicamente um documento foi a principal necessidade por informação. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) destaca-se como principal fonte de informação para consulta durante a transição dos meios de trabalho e o princípio da instantaneidade foi citado como principal vantagem da implantação dos autos eletrônicos. Aparentemente o escritório digital do TRT-PR está em um estágio evolutivo superior ao PJe nacional e alguns participantes ainda trabalham da forma tradicional, delegando o trabalho mecânico e burocrático do sistema a auxiliares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Afranio Roberto Romagnoli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1996), Especialista em Ciência da Computação na Universidade Estadual de Londrina (1998), Especialização em Redes de Computadores - Academia Cisco CCNA pela Faculdade Pitágoras de Londrina (2011), mestrando em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina (2015)

Linete Bartalo, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em educação pela UNESP de Marília (2006) e mestre em educação pela UEL (1997). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (1989) e graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1978). Especialista em Organização de Arquivos pela USP (IEB) (1999) e em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Londrina (1991). Atualmente é professora associada do Departamento de Ciência da Informação e atua nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. É pesquisadora na área de Gestão da Informação e do Conhecimento, com ênfase em comportamento informacional de usuários da informação.

Downloads

Publicado

26-12-2015

Como Citar

Romagnoli, A. R., & Bartalo, L. (2015). O comportamento informacional de advogados trabalhistas no processo judicial eletrônico <p> The labor law of informational behaviour in the judicial process electronic. Revista ACB, 20(3), 373–378. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1121

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina