A competência informacional do bibliotecário escolar no desenvolvimento de ações culturais <p> The information literacy of librarians in the development of practices aimed at cultural action in school libraries in Florianópolis

Autores

Resumo

O estudo tem por objetivo geral averiguar a Competência Informacional do bibliotecário no desenvolvimento de práticas voltadas à ação cultural em bibliotecas escolares de Florianópolis.  Os objetivos específicos consistem em verificar a percepção dos bibliotecários acercada temática da ação cultural em bibliotecas; apontar se os bibliotecários desenvolvem ações culturais nestes ambientes, e, em caso positivo, como essas ações são realizadas, além de identificar as dificuldades dos bibliotecários em relação à promoção de ações culturais nas bibliotecas. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, apresenta uma abordagem quali-quantitativa e faz uso da técnica de análise de conteúdo. A partir de um levantamento, aplicou-se um questionário semi-estruturado em uma amostra não-probabilística intencional de dez bibliotecários de instituições públicas e privadas. Os bibliotecários participantes desta pesquisa atendem aos preceitos da Competência Informacional e possuem conhecimento sobre como planejar as ações culturais e fazer uso de diversos recursos informacionais com o propósito de colocá-las em prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Silvana dos Santos Estácio, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - UFSC. Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares - UFSC.

Sonali Paula Molin Bedin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.

Downloads

Publicado

26-12-2015

Como Citar

Estácio, L. S. dos S., & Bedin, S. P. M. (2015). A competência informacional do bibliotecário escolar no desenvolvimento de ações culturais <p> The information literacy of librarians in the development of practices aimed at cultural action in school libraries in Florianópolis. Revista ACB, 20(3), 379–394. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1131

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina