Treinamento de usuários on line em uma biblioteca da universidade federal do Tocantins.

Autores

  • Marcos Felipe Gonçalves Maia Universidade Federal do Tocantins
  • Emanuele Eralda da Silva Pimentel
  • Atilena Carneiro Oliveira

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Comunidade virtual, Cibernética.

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência a respeito do treinamento on line para usuários da biblioteca da universidade federal do Tocantins, campus de Palmas. Objetivamos descrever os retornos e as impressões resultantes dos questionários de avaliação dos treinamentos realizados on line durante o ano de 2015. São apresentados os limites e possibilidades dessa experiência, bem como a discussão sobre a finalidade da biblioteca universitária frente à Cibercultura. O estudo pautou-se por uma abordagem quali-quantitativa na perspectiva da análise de conteúdo. Constatou-se que o treinamento de usuários on line tem vantagens e desvantagens, mas aquelas sobressaem a estas. Sugere-se que sejam elaboradas estratégias, presenciais ou virtuais, de inclusão, letramento informacional e práticas de construção da autonomia dos sujeitos por meio da convivência na e pela biblioteca universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Felipe Gonçalves Maia, Universidade Federal do Tocantins

Bibliotecário da Universidade Federal do Tocantins. Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em sexualidade, corporalidade e direitos. Especialista em Filosofia, em Educação e Direitos Humanos. Mestrando em Educação

Emanuele Eralda da Silva Pimentel

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2008). Especialista em Formação de leitores pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá. Atualmente é Bibliotecária/Documentalista da Fundação Universidade Federal do Tocantins e Coordenadora da Bibliotecas do Campus Universitário de Palmas - Professor José Torquato Carolino (UFT/CUP). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Atilena Carneiro Oliveira

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. É bibliotecária no setor de referência e circulação da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

02-09-2016

Como Citar

Maia, M. F. G., Pimentel, E. E. da S., & Oliveira, A. C. (2016). Treinamento de usuários on line em uma biblioteca da universidade federal do Tocantins. Revista ACB, 21(2), 390–404. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1168

Edição

Seção

Relato de experiência