Projeto de letramento informacional para estudantes do ensino fundamental: relato de experiência

Autores

  • Cintia Kath Blank Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS. Secretaria Municipal de Educação.
  • Renata Braz Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Docente do curso de Biblioteconomia.

Palavras-chave:

Letramento informacional. Biblioteca escolar. Comportamento informacional.

Resumo

Este relato de experiência origina-se de um projeto de letramento informacional desenvolvido em uma escola pública da cidade do Rio Grande/RS. Subsidiado teoricamente e metodologicamente pelo trabalho de Gasque (2012) e utilizando recursos providos pelo Ministério da Educação, o referido projeto objetivou promover o desenvolvimento de competências e habilidades informacionais em estudantes do 4º ano do ensino fundamental da referida escola. Em nível de avaliação do desenvolvimento do projeto observou-se a importância e viabilidade do mesmo, a motivação dos estudantes para o desenvolvimento das atividades, a falta de uma cultura de informação e pesquisa na comunidade escolar e a necessidade de adaptação dos materiais aos objetivos do letramento informacional. Como considerações finais pontua-se a importância do desenvolvimento e da comunicação por parte dos bibliotecários de atividades práticas envolvendo o letramento informacional, assim como a produção de orientações didáticas e teóricas específicas para a aplicação do letramento informacional no contexto educacional, social e cultural brasileiro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Kath Blank, Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS. Secretaria Municipal de Educação.

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (2010), especialização em Metodologias e Gestão para a Educação a Distância pela Faculdade Anhanguera de Pelotas (2012), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU-FURG). Atualmente é bibliotecária da Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS. Tem experiência nas áreas de Educação e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de leitura, pesquisa escolar, biblioteca escolar, competência / letramento informacional, comportamento informacional.

Renata Braz Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Docente do curso de Biblioteconomia.

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2000), Mestre e Doutora em Educação (2005 ; 2010) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Atuou como bibliotecária na Rede Pública Municipal de Educação de Pelotas e no Sistema de Bibliotecas da UFPel. É professora adjunta no Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, no qual também exerceu a função de coordenadora do Curso de Biblioteconomia 2013/2014. Atua no Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. Atualmente está realizando Pós-doutorado na Facultad de Ciencias de la Documentación de la Universidad Complutense de Madrid, sob a supervisão da Profa. Dra. Aurora Cuevas Cerveró. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Ciências Humanas, com ênfase em Biblioteconomia, História e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: História da Leitura, Mediação da Leitura, Competência Informacional, Ensino de Biblioteconomia, Bibliotecas, Metodologia da Pesquisa, Políticas do Livro e de leitura e História da Educação.

Downloads

Publicado

11-04-2017

Como Citar

Blank, C. K., & Gonçalves, R. B. (2017). Projeto de letramento informacional para estudantes do ensino fundamental: relato de experiência. Revista ACB, 22(1), 104–117. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1269

Edição

Seção

Relato de experiência