Perfil do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina

Autores

Palavras-chave:

Comunicação Científica. Produção Científica. Pós-Graduação.

Resumo

Este artigo consiste em analisar a formação acadêmica e a produção científica dos docentes credenciados entre 2015-2017 no Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com objetivo de definir um perfil para estes professores. Para definir o perfil dos docentes foi feito a coleta em seus currículos Lattes. Considerou-se como dados importantes para definir o perfil do corpo docente as áreas de formação acadêmica em níveis de graduação, mestrado e doutorado, quanto à produção científica, foram analisados artigos na integra publicados em periódicos e anais de eventos; livros e capítulos de livros. O período coberto foi de 2007 a 2016. Como Resultado percebeu-se que o corpo docente é formado por doutores, das áreas de ciências sociais aplicadas, formado em universidades públicas e que publicam em periódicos científicos e anais de congressos em sua grande maioria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber da Silva André, Universidade Federal de Santa Catarina (Acadêmico) Biblioteca Municipal Ary Cabral (Profissional)

Mestrando em Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) - UFSC. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2013. Tecnólogo em Sistemas Eletrônicos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) no ano de 2010. Concursado como Bibliotecário na prefeitura de Brusque-SC, lotado na Fundação Cultural no setor da Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral.

Adilson Luiz Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) (2000), mestrado em ciência da informação pela PUCC (2004) e doutorado em documentação pela Universidad Carlos III de Madrid (2007). É membro do Grupo de Investigação Inteligência, Tecnologia e Informação - Research Group (ITI-RG). Editor geral da revista Encontros Bibli. Estuda os estudos métricos da informação e a análise de redes sociais.

Elaine Rosangela de Oliveira Lucas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (desde 2002), Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) e do Departamento de Biblioteconomia (DBI). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação da USP com estágio sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid. Possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997).Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliotecas Universitárias, Catalogação automatizada (MARC 21) e Serviço de Referência. Atualmente pesquisando na área de Estudos da Produção Científica; Analise de Redes Sociais; Estudos Métricos da Informação; e Sociologia da Ciência.

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

André, C. da S., Pinto, A. L., & Lucas, E. R. de O. (2017). Perfil do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Revista ACB, 22(3), 514–533. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1372