A biblioteconomia no slideshare: interações, capital social e orientações temáticas

Autores

  • Ronaldo Ferreira de Araujo Universidade Federal de Alagoas http://orcid.org/0000-0003-0778-9561
  • Jonismar Kendys da Silva Leão Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Roselene Cardoso de Barros Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Redes sociais na internet. Slideshare. Biblioteconomia. Disseminação da informação

Resumo

Aborda a representatividade da Biblioteconomia no repositório e rede social Slideshare por meio de um estudo exploratório de abordagem cibermétrica. O universo é composto de trabalhos resultantes de buscas manuais pelo termo “Biblioteconomia”. Os itens são descritos segundo o perfil de seus usuários/autores, níveis de interatividade - por indicadores de capital social - e orientação temática na categorização da rede e classificação taxonômica. Ao todo foram analisados 67 itens publicados entre os anos de 2007 a 2015. Quanto ao perfil dos usuários a maioria era de profissionais bibliotecários e estudantes de Biblioteconomia com predominância do gênero feminino e interação destinada ao capital social cognitivo. Na orientação temática a categoria “Educação” (42%) prevalece sobre as demais e na aplicação da taxonomia, é a “Formação e mercado de trabalho do Bibliotecário” (21%). Os resultados indicam o potencial do Slideshare para disseminação da informação no processo de ensino e aprendizagem, e de atuação profissional na Biblioteconomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Ferreira de Araujo, Universidade Federal de Alagoas

Ronaldo Ferreira de AraújoDoutor em Ciência da Informação (UFMG)Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia (ICHCA/UFAL)

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

Araujo, R. F. de, Leão, J. K. da S., & Barros, M. R. C. de. (2017). A biblioteconomia no slideshare: interações, capital social e orientações temáticas. Revista ACB, 22(3), 483–497. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1375