Serviço de indexação no portal de periódicos da UFSC: estratégia para a indexação de periódicos no Scielo

Autores

Palavras-chave:

Comunicação científica, Portal de periódicos, Matriz GUT, Gestão de processos, Periódicos, Critérios SciELO. Serviços de editoração, Serviços bibliotecários, Biblioteca universitária

Resumo

Estudo de caso que apresenta o uso de ferramentas de gestão do conhecimento para a melhoria do processo de adequação aos critérios Scientific Electronic Library Online (SciELO). Objetiva identificar o macroprocesso do serviço de indexação oferecido pelo Portal de Periódicos UFSC, tendo como premissa a relação entre editor e bibliotecário no apoio aos serviços de editoração. Verifica a conformidade dos critérios de qualidade exigidas pelo SciELO com as características de um periódico da área de literatura hospedado no Portal de Periódicos UFSC. Utiliza a matriz de Gravidade Urgência e Tendência (GUT) para elencar as prioridades das ações com vistas a elaborar um plano de ação para nortear o desenvolvimento das atividades por meio de plano de ações. O periódico da área de Letras atendeu a 55% dos critérios SciELO. Após as adequações indicadas pelo plano de ação em 2014, o editor recebeu, em 2015, a aprovação do periódico pela equipe SciELO. Conclui-se que o mapeamento de processos além de registrar a atividade, possibilita a identificação de dificuldades no processo e, ao mesmo tempo, esclarece ao editor as prioridades de suas ações. A editoração científica é um campo de atuação para o bibliotecário uma vez que permite a prática de suas habilidades técnicas e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Gestão de Unidades de Informação, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bibliotecária da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Andreia de Bem Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Alfabetização na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Pedagogia na Faculdade de Educação (FAED) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Experiência na área de Educação há mais de 20 anos e com ênfase em Educação a Distância (EaD) desde de 2004, atuando principalmente nos temas: material didático , orientação de trabalho de pós graduação a distância, planejamento, desenvolvimento, coordenação nos cursos a distância. As diferentes atividades desenvolvidas centram-se principalmente como Designer Instrucional (DI) e áreas pedagógicas relacionadas a EAD. Atualmente desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Projeto, Metodologia e Design Instrucional para o planejamento, prática, acompanhamento e avaliação em EaD, educação corporativa, inovação, parques tecnológicos bem como na área de Mídia e Conhecimento. Atua também como professora formador, professora orientadora e avaliadora de artigos científicos.Autora de livro e artigos científicos.

Marcia Silveira Kroeff, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina, desde 1997, onde já respondeu, dentre outros cargos administrativos, pelo de Pró-reitora de Pesquisa e Desenvolvimento (2000-2002). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), possui mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000). Em 2009 tornou-se especialista em Gestão de Arquivos Públicos e Empresariais, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente exerce atividades docentes no Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação, do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED  e é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação – PPGInfo/ FAED/UDESC.

Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação (DBI) e no Programa de Pós-Graduação de Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Downloads

Publicado

30-03-2018

Como Citar

Silveira, L. da, Machado, A. de B., Kroeff, M. S., & Spudeit, D. F. A. de O. (2018). Serviço de indexação no portal de periódicos da UFSC: estratégia para a indexação de periódicos no Scielo. Revista ACB, 23(1), 69–91. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1393