Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas: uma análise bibliométrica no período de 2006 a 2015

Autores

Palavras-chave:

Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Periódico Científico. Bibliometria

Resumo

O estudo examina 30 edições do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas no período de 2006 a 2015. Pesquisa de caráter quali-quantitativo, o levantamento utilizou duas técnicas de coleta de dados, a bibliográfica e a documental, além da aplicação de bibliometria para quantificar artigos e autores bem como a frequência de área e de temas; a frequência de artigos de uma mesma autoria e de temas recorrentes ao longo do período. No período estudado, identificou-se que cerca de 70 por cento dos artigos têm origem avulsa enquanto que só um terço do conteúdo publicado compõe dossiês temáticos. Já no que tange à autoria e à língua original em que foram escritos os artigos, 62 por cento dos artigos publicados são de autoria única e 82 por cento foram no idioma português. O Boletim apresenta participação de autores internacionais que corresponde ao critério da política e garante representação institucional variada e a colaboração acadêmica indispensáveis à qualidade científica. Os resultados desse estudo corroboram a necessidade de aperfeiçoar condutas editoriais com vistas à qualidade do conteúdo publicado, das competências dos autores e da diversidade temática ao tempo que estimula maior agilidade de processamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jimena Felipe Beltrão, Museu Paraense Emílio Goeldi

É Ph.D em Ciências Sociais pela University of Leicester, Inglaterra; Mestre em Jornalismo pela University of Missouri - Columbia, EUA; e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), onde atua como Editora Científica do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas.

Taíse Cruz Silva, Museu Paraense Emílio Goeldi

Bacharel em Biblioteconomia grau obtido pela Universidade Federal do Pará. Participação como bolsista de iniciação científica PIBIC no Museu Paraense Emílio Goeldi no período de setembro de 2015 a julho de 2016. Atualmente sou bolsista do Programa de Capacitação Institucional do MCTI - PCI do Museu Paraense Emílio Goeldi

Daniele Alves Alencar, Prefeitura Municipal de Mãe do Rio

Bacharel em Biblioteconomia, grau obtido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2015. Participação como bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI) no Museu Paraense Emílio Goeldi MCTI. No período de 01/15/2016 – 30/09/2016. Atualmente atua como Bibliotecária da Prefeitura Municipal de Mãe do Rio.

Arlene Cristina Borges Lopes, Universidade Federal do Pará

Estudante de Biblioteconomia na Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

01-04-2019

Como Citar

Beltrão, J. F., Silva, T. C., Alencar, D. A., & Lopes, A. C. B. (2019). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas: uma análise bibliométrica no período de 2006 a 2015. Revista ACB, 24(1), 177–196. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1532

Edição

Seção

Relato de pesquisa