Construindo a visilidade da cultura negra: ações socieducativas para combater o racismo nos espaços informacionais

Autores

Resumo

Resumo: Neste trabalho, uma pesquisa em andamento, busca-se apresentar pontos relevantes que caracterizam as bibliotecas públicas como espaço de cultura e informação, através de ações que podem ser consideradas como aspectos positivos para o estabelecimento de transformações sociais. Tem como objetivo geral apresentar a importância da inclusão e difusão de atividades socioeducativas nas bibliotecas públicas que viabilizem a história e a cultura da população negra, além de apontar a importância da inserção de materiais e serviços que retratem a cultura e história africana e afro-brasileira para fortalecimento da identidade desse grupo étnico. A pesquisa realizada tem um caráter bibliográfico e exploratório na qual por meio de um processo de busca na Base de dados em Ciência da Informação (BRAPCI) verificou-se artigos referente a biblioteca pública, população negra, educação para relações étnico-raciais e multiculturalismo com o propósito de verificar ações socioeducativas aplicáveis na biblioteca. Além da busca, utilizou-se para a discussão Cardoso (2015), Gomes (2019), IFLA/UNESCO (1994) e (2017) e Silva e Fontes(2017) como embasamento teórico para entender a importância e existência da diversidade étnica nas bibliotecas públicas. Como resultado,com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004) e no manifesto da IFLA, propor ações culturais diversas como por exemplo oficinas, saraus, exposições de obras onde o negro é o protagonista, lançamento de livros escritos por autoras/es negras/os dentre outros e com isso contribui para construção de uma identidade positiva, além de propor a formação para os/as bibliotecários/as nos temas relacionados a cultura negra de modo a desmistificar o preconceito e representações negativas. Por fim visa enfatizar o papel das bibliotecas como promotora de disseminação da informação e cultura de todos os grupos sociais das comunidades onde estão inseridas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Sousa da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora Assitente do Curso de Biblioteconomia da UDESC. Mestre em Ciência da Informação pela UFSC.Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Produz pesquisas nas áreas de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia e Arquivologia, principalmente com os seguintes temas:Memória social e étnica, Estudos Afro Brasileiros, Movimentos Sociais na Biblioteconomia, Ética e Política na Biblioteconomia, Mídias Sociais, Multiculturalismo, Bibliotecas Comunitárias e Bibliotecas Populares. Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina( NEAB UDESC). Suas experiências profissionais estão voltadas principalmente para bibliotecas universitárias, mas já atuou em bibliotecas escolares e especializada, arquivos empresariais além de supervisionar e executar projetos de gerenciamento eletrônico de documentos.

Downloads

Publicado

20-08-2019

Como Citar

Silva, A. S. da, & Lima, G. dos S. (2019). Construindo a visilidade da cultura negra: ações socieducativas para combater o racismo nos espaços informacionais. Revista ACB, 24(2), 333–344. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1614