As bibliotecas diante de uma pandemia: atuação e planejamento devido a COVID-19

Autores

  • Danielle Da Silva Pinheiro Wellichan UNESP Campus de Marília
  • Edneia Silva Santos Rocha USP Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Bibliotecas. Gestão de serviços em biblioteca. Usuários de biblioteca. Pandemia. Coronavírus

Resumo

Resumo: A COVID-19 se tornou um registro de suma importância para o século XXI, tendo em vista todas as mudanças que causou na sociedade desde seu surgimento. Medidas foram tomadas por diversos setores, conforme o crescimento dos casos. Semelhante a outros serviços, as Bibliotecas tiveram suas rotinas alteradas repentinamente e uma nova forma de trabalho foi estabelecida. Atuando a distância, colaboradores buscam oferecer seus serviços para que o conhecimento e a informação não faltem ou se percam. Mas ao pensar no retorno às atividades, inúmeras dúvidas surgem a respeito de processos e serviços comuns a área, como o atendimento, o ambiente, o acervo, as atividades e a relação humana ali existente. Assim, por meio de documentos oficiais recentemente publicados, considerando o período atual e disponibilizados aos bibliotecários, as autoras propõem uma discussão a respeito do que poderá ser a retomada da rotina nas bibliotecas. O texto não apresenta soluções prontas, mas aspectos que podem ser discutidos, adaptados e aproveitados na criação de protocolos institucionais para que o retorno às atividades seja garantido com segurança e responsabilidade.  o trabalho.

Palavras-chave: Bibliotecas. Gestão de serviços em biblioteca. Usuários de biblioteca. Pandemia. Coronavírus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Da Silva Pinheiro Wellichan, UNESP Campus de Marília

Bibliotecária e Pedagoga Especialista, Mestra em Ciência da Informação (UNESP/Marília) e Doutoranda em Educação, na linha de Educação Especial (UNESP/Marília). Membro do GT Acess - Acessibilidade em Bibliotecas - FEBAB.

Edneia Silva Santos Rocha, USP Ribeirão Preto

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É bibliotecária da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP).

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Wellichan, D. D. S. P., & Rocha, E. S. S. (2020). As bibliotecas diante de uma pandemia: atuação e planejamento devido a COVID-19. Revista ACB, 25(3), 493–508. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1700