Tendências da produção científica sobre a mediação da informação e mediação da leitura voltada para o idoso

Autores

Palavras-chave:

Mediação da informação. Mediação da leitura. Idoso. Enancib. Brapci.

Resumo

Resumo: A Ciência da Informação (CI) é um dos campos do conhecimento científico que vem contribuindo expressivamente com o desenvolvimento social dos sujeitos por meio de estudos teóricos e empíricos. Nesta comunicação, destacam-se as pesquisas acerca da mediação da informação e da mediação da leitura, que têm se constituído como temas que possibilitam uma aproximação entre a fundamentação teórica e o conjunto de práticas nas intervenções da realidade social na CI. Nesse sentido, refletir sobre pesquisas que abordam a mediação como ação de interferência no processo de envelhecimento saudável pode contribuir, de forma significativa, para o bem-estar social, cultural e psicológico dos sujeitos. Objetivo: analisar os trabalhos sobre a mediação da informação e da leitura relacionada ao idoso. Delineamento metodológico: esta pesquisa bibliográfica buscou os trabalhos publicados sobre os referidos temas na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) e no Grupo de Trabalho 3 (GT3) do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), entre os anos de 2014 e 2019. Resultados: foram identificadas oito comunicações científicas que relacionam o tema mediação e o sujeito idoso nessas duas fontes informacionais supracitadas. Entende-se que é necessário aumentar o número de pesquisas e de comunicações sobre a mediação da informação e/ou mediação da leitura voltada para a população idosa, considerando que esse público tem aumentado gradativamente. Conclusões: é importante ampliar o olhar para temas que envolvam a terceira idade, no âmbito da Ciência da Informação, e expandir o número de pesquisas, especialmente sobre os temas abordados, porque o bem-estar e o convívio social são essenciais para aumentar a expectativa de vida.

Palavras-chave: Mediação da informação. Mediação da leitura. Enancib. Brapci.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fausto José Silva Calheira, Universidade Federal da Bahia

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista Fapesb.

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Docente do Instituto de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

Ingrid Paixão de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista Capes.

Pamela Oliveira Assis, Universidade Federal da Bahia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

Calheira, F. J. S., Santos, R. do R., Jesus, I. P. de, & Assis, P. O. (2020). Tendências da produção científica sobre a mediação da informação e mediação da leitura voltada para o idoso. Revista ACB, 25(3), 588–602. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1720