Gelaterácia: uma experiência de democratização da leitura a partir de bibliotecas comunitárias

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca Comunitária. Leitura. Geladeira literária.

Resumo

Este relato de experiência apresenta ações de democratização da leitura denominada de Gelaterácia, Taperoá – Bahia. O desenvolvimento deste relato é próprio de estudos qualitativos. Resultados evidenciam a aprovação dessas Bibliotecas Comunitárias pela comunidade. Conclui-se que a Gelaterácia pode ser uma ação necessária para reverte-se de mecanismo político no combate às diferentes formas de injustiça, por meio do acesso democrático e equitativo à informação, atuando como fonte de democratização do saber que pode gerar desenvolvimento cidadão a quem possa utilizar desse espaço. Esse acesso se mostrou possível e de baixo custo, por isso viável para replicar em outras comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Lucas Matias de Eça, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e matemática - PPGCEM, UESC. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física, UNINTER (2017). Especialista em Ensino de Matemática no Ensino Médio, UESB (2017). Graduado em Licenciatura em Matemática, UFRB (2015). Formado em Ensino Médio pelo CEFET (2008). Exerce a função de técnico pedagógico na SEDUC/Taperoá-BA e de professor na FAZAG (desde 2017). Atuou como professor do Ensino Fundamental dos Anos Finais no CEAG (2015 /18), no EMEF São Brás (2017) e no EMEF Matias Nascimento (2018), bem como no Ensimo Médio nas oficinas de Práticas Experimentais em Ciência da Natureza e Introdução a Lógica de Programação pelo Programa PROEMI, no Colégio Rômulo Galvão (2015). Atuou como coordenador na Formação de docentes/discentes (do 5° e 9° ano) para a Prova Brasil em Taperoá-BA (2017) e formador de um curso com professores de matemática de Taperoá-BA, vinculado ao IFBA (2019). Participou do programa PET (2014/15), monitor do componente curricular Introdução ao Cálculo na UFRB (2014) e na UPT (2014) como professor de Matemática e Física.

Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Professora Adjunto Visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014-2018) com doutoramento sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS (2012-2014). Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG-2005). Especialista em Matemática Aplicada, pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em 2010. Especialista em Gestão e Tutoria em EAD, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC, Porto Alegre - RS), em 2009. Especialista em Supervisão e Administração Escolar (FACEL- Curitiba - PR), em 2008. É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e do Grupo de Pesquisa Cotidiano, Trabalho e Território (GPsT), sob coordenação da professora Dra. Gleny Terezinha Duro Guimarães (PUCRS). É coordenadora do Projeto de Pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer- Assisted Qualitative Data Analysis Software): campo de saberes para a educação em ciências e matemática. Possui como temáticas de interesse em pesquisas: Formação de professores; Estudos sobre Análises Textuais; Uso de softwares para análise de dados na pesquisa qualitativa.

Downloads

Publicado

15-09-2021

Como Citar

Eça, J. L. M. de, & Paula, M. C. de. (2021). Gelaterácia: uma experiência de democratização da leitura a partir de bibliotecas comunitárias. Revista ACB, 26(2), 1–17. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1759

Edição

Seção

Relato de experiência