A prática da Competência em Informação a partir da vivência do usuário na biblioteca escolar: uma discussão sobre o mercado de trabalho

Autores

  • Marcos Pastana Santos INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Jurema Rosa Lopes Soares Doutorado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UNICAMP. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação na UERJ. Graduação em Pedagogia (UFF). Pesquisadora do Département d'Ergologie de l'Université d'Aix en Provence. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes-UNIGRANRIO.

Palavras-chave:

Competência em informação. Biblioteca escolar. Estudo de usuários.

Resumo

Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar, a partir da narrativa do usuário da biblioteca escolar, o processo e prática da competência em informação, na perspectiva do mercado de trabalho. Objetivo: O objetivo desta pesquisa concentra na análise das narrativas dos usuários da biblioteca do Campus Paracambi do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Metodologia: A produção dos dados se efetivou, no ambiente da biblioteca, através de entrevista com os usuários da biblioteca. Conclusões: Concluímos que os usuários consideram relevante o desenvolvimento da competência em informação para o processo da sua autonomia no uso e análise da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Pastana Santos, INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Pós-doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFMG. Doutorado em Humanidades, Culturas e Artes no Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO. Mestrado em Biblioteconomia no Programa de Pós Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO. Bacharel em Biblioteconomia (UNIRIO). Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Paracambi. 

Downloads

Publicado

17-05-2022

Como Citar

Santos, M. P., & Soares, J. R. L. (2022). A prática da Competência em Informação a partir da vivência do usuário na biblioteca escolar: uma discussão sobre o mercado de trabalho. Revista ACB, 27(1), 1–14. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1818