A curadoria digital da Revista da Academia Mineira de Letras em aproximação com a Agenda 2030

Autores

Palavras-chave:

Curadoria Digital. Preservação digital do acervo. Academia Mineira de Letras. Agenda 2030

Resumo

A Academia Mineira de Letras é uma instituição formada e constituída por importantes intelectuais mineiros e possui como parte de sua produção, a Revista da Academia Mineira de Letras, que foi lançada em 1922 e é parte importante da história da literatura mineira. Diante disso, têm-se como problemática: como formar, desenvolver e manter uma curadoria digital da coleção da Revista da Academia Mineira de Letras atualizada e adequada às necessidades dos usuários em aproximação com a Agenda 2030? Assim, o objetivo geral é disponibilizar em ambiente digital as digitalizações das versões impressas da Revista da Academia Mineira de Letras publicadas de dezembro de 1922 até 2018, somando-se 77 edições. Os objetivos específicos são: organizar e tratar a coleção da Revista da Academia Mineira de Letras para o meio digital; criar o ambiente digital; desenvolver medidas de preservação digital da revista; e tornar a revista acessível em meio digital, visando divulgar o acervo da Academia Mineira de Letras. A Revista é uma importante produção da instituição, e por isso, considera-se relevante fazer o uso de ferramentas digitais para promover o acesso democrático ao acervo. Para isso, será adotado como metodologia a abordagem qualitativa, com pesquisa exploratória e descritiva. Será utilizado o plugin Tainacan na base do Wordpress para criar o ambiente digital. Para cada revista serão atribuídos metadados descritivos para representar as obras e também para criar pontos de acesso visando facilitar a busca feita pelo usuário. Considera-se que ao efetivar o projeto da curadoria digital da revista, que ainda está em desenvolvimento, se permite a democratização e o acesso a fontes de informações, estando de acordo com os indicadores da Agenda 2030.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Pena Elguy, Universidade Federal de Minas Gerais

Cursa Biblioteconomia na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014). Tem afinidade com os temas que envolvem o tratamento, organização e gestão da informação, atuando principalmente com o processamento técnico de acervos e a editoração científica.

Isamara Emanuela de Sousa e Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

24-11-2021

Como Citar

Elguy, L. P., & Silva, I. E. de S. e. (2021). A curadoria digital da Revista da Academia Mineira de Letras em aproximação com a Agenda 2030. Revista ACB, 26(3), 1–12. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1837