Capoeira: balanço bibliográfico de produções acadêmicas (2008-2021)

Autores

Palavras-chave:

Brasil, Capoeira, Cultura Afro-Brasileira, Estado da Arte

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar um balanço bibliográfico sobre capoeira entre os anos de 2008 e 2021 e discutir os temas encontrados a partir dos termos Capoeira e Cultura Afro-brasileira. Foram utilizados quatro bancos de dados: Revista Afro-Ásia, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Revista Capoeira – Humanidades e Letras e a Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais (BIB), realizando análises qualitativa e quantitativa, a partir de critérios bibliográficos de inclusão e exclusão previamente definidos. Os resultados demonstraram concentração de pesquisas em torno de sete eixos de estudos de Naturezas: Cultural; Educacional; Filosófica; Patrimônio Cultural; Histórica; Gênero e Revisão Bibliográfica. Os achados de pesquisa também indicam que a maior quantidade de trabalhos acadêmicos sobre a capoeira como objeto de estudo está voltada para a temática cultural.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kennedy Maciel da Silva, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Sujeito Preto. Sobrevivente na diáspora africana. Baiano de Senhor do Bonfim. Filho de mãe baiana, Dona Maria Maciel da Silva, lavadeira, costureira e benzedeira. Filho de pai baiano, senhor Francisco Vicente da Silva, vaqueiro nordestino. Kennedy é graduado em história pela FASB - Faculdade de São Bernardo do Campo (2015). Artesão. Um dos criadores da Kmt Artes (2019), produzindo artes que abordam a cultura afro-pindorâmica, principalmente através da pirografia, bonecas pretas e instrumentos musicais. Praticante, estudante e educador de capoeira, área pela qual desenvolve pesquisas e organiza atividades, promovendo encontros, discussões e provocando reflexões referente à temas relacionados a sociedade. Pesquisou sobre mapeamento e genealogia da capoeira na cidade de Santo André (2019-2020) a pedido do Museu Dr. º Octaviano Armando Gaiarsa. Estudou na FASCS - Fundação das Artes de São Caetano do Sul (2020-2021) - Recreador Cultural e Performance. Estudante da especialização Lato-Sensu em Educação em Direitos Humanos (Africanidades) na Universidade Federal do ABC (2020-2022), estudando sobre capoeira enquanto meio de promoção dos Direitos Humanos. Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (2021-2022), na área de Cultura, Comunicação e Relações de Poder, na linha de pesquisa em História e Memória, Identidade e Interseccionalidade, pesquisando sobre a Roda de Capoeira da Praça da República e seus atravessamentos históricos como opressão, corporeidade, memória, oralidade, ritualidade, ancestralidade e práticas de resistência. Integrante do grupo de pesquisa Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva (3 PAC), pela Universidade Federal do ABC. Integrante do coletivo ITÉRAMÃXE/USP - Curso preparatório para ingressantes à pós-graduação Stricto-Sensu (2021/2022), voltado para comunidade Preta, Indígena e LGBTQIA+.

Eliane Alves da Silva, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Pesquisadora de pos-doutorado no Programa de Pos-graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (PCHS/UFABC). Membro do grupo de pesquisa Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva (3PAC) sediado na UFABC. Doutora em Sociologia (2011) pela Universidade de São Paulo, onde se formou em Ciências Sociais (2002). Estágio Doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França (2010), no âmbito do projeto "Social Exclusion, territories and urban policies (SetUp): a comparison between India and Brazil". Atuação extra-acadêmica na área de reassentamento urbano e política habitacional, com atividades no projeto de Reassentamento da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (Pará-Brasil) e Programa federal Minha Casa Minha Vida. Experiência docente em nível de graduação e pós-graduação. Experiência na área de Sociologia Urbana e Políticas Públicas, com ampla atividade de pesquisa acadêmica. Trabalho nos seguintes temas: conflitos fundiários, judicialização, direitos e políticas sociais.

Marilda Aparecida de Menezes, Universidade Federal do ABC (UFABC); University of Manchester

Professora Colaboradora, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e sociais, UFABC; Profa. colaboradora Doutorado em Ciências Sociais, UNICAMP; Professora Visitante Senior, UFABC, 2017 a 2019. Professora Visitante Nacional Senior (CAPES/PVNS), UFABC, 2012-2016. Pesquisadora do CNPq, nivel 1C. Professora aposentada da Universidade Federal de Campina Grande. Pesquisadora do Centro de Estudos Migratórios, Professora da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal da Paraíba. PhD pela University of Manchester (1997), Pós-Doutorado na Yale University (2004-5) no Agrarian Studies Programme e no Depto. de Antropologia da UNICAMP (2011), Mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1985). Coordenadora da Proposta de Doutorado em Ciências Humanas e Sociais da UFABC. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, UFPB/UFCG, membro da Diretoria da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), da Diretoria da Associação Internacional de História Oral (IOHA). Coordenação e participação em vários convênios e projetos de pesquisa com instituições da América Latina, Europa e África. Sou membro e fundadora da Rede Nacional de Estudos Rurais. Fui fundadora e primeira editora da Travessia ? Revista do Migrante (CEM); Editora-assistente da Raízes (PPGCS/UFCG). Atualmente, sou membro dos conselhos editoriais das Revistas - Agrarian South: Journal of Political Economy; Travessia, RURIS (UNICAMP), RAIZES (UFCG) e IDEAS (CPDA/UFRRJ). Experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia e Antropologia Rural e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: migrações internas e internacionais; família, gênero e gerações; memória e identidades; metodologia da história oral, migrações e redes sociais; trabalhadores em usinas de cana de açúcar; dominação e resistência; movimentos sociais agrários.

Sidney Jard da Silva, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Professor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS/UFABC). Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche no Departamento de Ciência Política do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC). Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) e licenciado pela Faculdade de Educação (FE/USP). Coordenador do grupo de pesquisa Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva (3 PAC) e da Escola Preparatória para a Pós-Graduação em Humanidades (Pós-Graduar). Bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PQ/CNPq). Foi coordenador da área temática Estado e Políticas Públicas da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Integrou a equipe pro tempore de implantação da UFABC. Áreas de atuação: Trabalho, sindicalismo, políticas públicas, reforma previdenciária, processo decisório.

Downloads

Publicado

09-09-2022

Como Citar

Silva, K. M. da, Silva, E. A. da, Menezes, M. A. de, & Silva, S. J. da. (2022). Capoeira: balanço bibliográfico de produções acadêmicas (2008-2021). Revista ACB, 27(2), 97–113. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1874