BIBLIOTECÁRIO. QUEM É? O QUE FAZ?
Gisela Eggert
Maria Emília Ganzarolli Martins
1. INTRODUÇÃO
A divulgação da profissão de bibliotecário tem sido relegada, ao longo da história da Biblioteconomia brasileira. O registro de experiências no desenvolvimento de estratégias e metodologias para divulgação é pouco na literatura da área. Este artigo tem por objetivo descrever o projeto de extensão desenvolvido por professores do Curso de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, numa contribuição para o desenvolvimento de meios geradores de conscientização e divulgação profissional.2.OBJETIVOS
O projeto de extensão proposto tem por objetivo produzir um meio na forma de vídeo para conscientização e divulgação acerca da importância e do papel do profissional bibliotecário, organização e disseminação da informação, junto aos diferentes segmentos da comunidade. O projeto busca sua operacionalização através dos seguintes objetivos específicos:- apresentar aspectos históricos e sociais referentes à formação e atuação do bibliotecário;
- valorizar o profissional bibliotecário;
- divulgar a atividade do bibliotecário ;
- difundir as funções dos órgãos de classe - CRB - ACB;
- tornar disponível um meio informacional/didático;
- mostrar os possíveis campos de atuação, reunindo imagens de diferentes locais de trabalho;
- demonstrar os serviços realizados pelo profissional;
- descrever as novas tecnologias da área;
- estimular o interesse pela profissão junto a candidatos a concursos de vestibular.
- garantir informação sobre a formação profissional.
3. JUSTIFICATIVA
O bibliotecário tem como base de seu trabalho, a informação e as técnicas de organização e disseminação deste insumo, tornando-se um filtrador e mediador da informação nas diferentes sociedades.No início o bibliotecário desempenhava um papel de guardador - conservador do conhecimento. Com o aumento da massa documental e as necessidades seletivas do usuário no universo da informação, o bibliotecário transferiu seu foco de atividades de guarda para o de domínio de assunto, conteúdo do documento (informação). Mais recentemente, esse profissional vem se deparando com a automação da informação. As novas tecnologias facilitaram as atividades da categoria, porém trouxeram o desafio de transformar-se de figura estática e passiva em um profissional agressivo e dinâmico, abrindo leque a atividades como de consultores, indexadores e especialistas da informação (Paiva, 1990).
A produção de um meio que venha a divulgar aspectos relacionados ao profissional bibliotecário, e a conscientizar a população sobre eles, vem ao encontro da necessidade de mostrar a diferentes segmentos, as possibilidades de atuação deste profissional no mercado. Mostrar ainda ao aluno vestibulando e a outros interessados, uma opção de curso superior e campo de atuação profissional. A produção de um vídeo, se justifica à medida que vem a ser um instrumento atrativo e facilitador de divulgação, mostrando quem é e o que faz o Bibliotecário, como profissional essencial nos campos da economia, política, educação, cultura e lazer.
Os cursos de biblioteconomia atuam no sentido de mostrar ao acadêmico que assuma uma postura dinâmica frente à divulgação da biblioteca, investigue o usuário, inove o marketing, porém não atentam para uma divulgação do profissional. Ao profissional da informação sonegam-se informações com respeito a sua profissão.
O instrumento tem como contribuição prática a apresentação de aspectos relacionados a produtos e serviços desenvolvidos por esse profissional, as novas tecnologias introduzidas na área e principalmente estimular o interesse e a valorização profissional do bibliotecário pelo bibliotecário e pela sociedade. O instrumento contribui ainda no sentido de caracterizar-se como um material didático-pedagógico e meio divulgador das funções dos respectivos órgãos da categoria profissional: Conselho Regional de Biblioteconomia - CRB e Associação Catarinense de Bibliotecários - ACB.
4. METODOLOGIA
O projeto será realizado em duas etapas:1. Etapa - compreende o período de agosto/dezembro 1995.
A primeira etapa compreende visita de divulgação realizada pelas proponentes do projeto, aos principais estabelecimentos de ensino em nível de 2° grau do município de Florianópolis, a fim de estimular o interesse dos candidatos ao vestibular UDESC /96. Para um melhor aproveitamento dessa divulgação inicial junto aos estabelecimentos de ensino, será elaborado um folder explicativo acerca das atividades profissionais realizadas pelo bibliotecário. Os estabelecimentos selecionados são: Colégio Catarinense - Colégio Coração de Jesus - Instituto Estadual de Educação - Colégio Getúlio Vargas - Colégio Aderbal Ramos da Silva - Colégio Antônio Peixoto.
Os responsáveis pelos estabelecimentos serão previamente contatados para organização dos cronogramas de visitas de divulgação, procurando-se realizá-la dentro das atividades escolares por eles indicadas.
Em paralelo à atividade de divulgação, realizar-se-á:
a) levantamento bibliográfico;
b) redação do roteiro como subsídio para equipe de produção do vídeo;
2. Etapa - compreende o período de fevereiro/julho. 1996:
a) contatar instituições (bibliotecas, empresas...) para realizar a grava ção de imagens nestes locais;
b) estabelecer cronograma para gravação;
c) gravação e edição do vídeo;
d) apresentar o produto ao departamento;
e) divulgar o vídeo no âmbito FAED/UDESC;
f) divulgar junto a instituições de ensino do município de Florianópolis.
4.1 Cliente/Público-alvo
- Curso de Biblioteconomia/UDESC;
- Alunos de segundo grau dos estabelecimentos abaixo:
- Colégio Catarinense;
- Colégio Coração de Jesus;
- Colégio Getúlio Vargas;
- Colégio Aderbal Ramos da Silva;
- Colégio Antônio Peixoto.
5. A IMAGEM COMO PERSPECTIVA
A produção do vídeo para divulgação do profissional bibliotecário constitui um recurso atrativo e apropriado como fonte e veículo de informação. Seu uso tecnológico contribui para a difusão de informações acerca da categoria profissional em questão. A imagem é um instrumento de mensagem persuasivo com alto poder de penetração nas diferentes atividades neste final de século. A dinâmica e o movimento da imagem são mais adequados a oferecer uma percepção de um profissional da informação do que um texto em si, daí porque acredita-se ser esta uma estratégia para o bibliotecário conhecer a si, estimar-se e compreender melhor a que veio à sociedade.BIBLIOGRAFIA
CYSNE, F. P. Biblioteconomia: dimensão social e educativa. Fortaleza: UFC, 1993. 145 p.GUIMARÃES, J. A. C. , GUAREZZI, S. Divulgação profissional em biblioteconomia: um compromisso político-pegagógico com a informa ção e com a categoria. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 17, Belo Horizonte, 1994. Anais... Belo Horinzonte : ABMG, 1994. p. 380 -394.
OLIVEIRA, Z. P. O bibliotecário e sua auto-imagem. São Paulo : Pioneira, 1983. 98 p.
PAIVA, D. W. Perspectivas do agente da informação no contexto brasileiro. Ci. da Informação, v. 19, n. 1, p. 48 - 52, 1990.
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Gisela Eggert
Maria Emília Ganzarolli Martins
Professoras do Curso de Biblioteconomia / UDESCRev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.
1, n.1, p. 45-48, 1996.
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Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594
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