BIBLIOTECAS PÚBLICAS NA INTERNET: SERVIÇOS E POSSIBILIDADES*

Ursula Blattmann  

Gregório J. Varvakis Rados

RESUMO
Características das bibliotecas públicas brasileiras com presença na Internet. Análise das bibliotecas públicas, seus endereços - URL e tipos de serviços disponibilizados na Internet. Apresenta possibilidades de ação das bibliotecas públicas na Internet.

PALAVRAS-CHAVE: Biblioteca Pública. Internet.

1 INTRODUÇÃO

As bibliotecas públicas tem um papel muito importante a ser desempenhado na sociedade, embora que lamentavelmente não seja inúmeras vezes reconhecido devidamente pelos órgãos públicos e instituições privadas, em prover informações em diferentes níveis para a população, seja ela as crianças, os adultos e as pessoas da terceira idade.

Para atingir os diferentes objetivos e funções, tais como educacional, recreacional (ou de lazer), cultural e informacional, a serem executadas ao atendimento das necessidades informacionais da sociedade, as bibliotecas públicas enfrentam além da escassez de recursos financeiros, também aspectos como: os problemas decorrentes na infra-estrutura, a capacitação dos recursos humanos e a adequação dos recursos tecnológicos.

Ao continuar algumas investigações científicas nas áreas da biblioteconomia e ciências correlatas, resolveu-se através deste trabalho, conhecer um pouco mais sobre as bibliotecas públicas na Internet, e identificar os serviços que prestam a comunidade em geral através dos recursos existentes pela Internet. Pois, acredita-se que as bibliotecas públicas necessitam apoiar a educação continuada de adultos e também colaborar na educação a distância oferecendo um acervo adequado e proporcionar ferramentas da tecnologia da informação, por exemplo, utilizando a Internet para possibilitar o acesso aos "sem-tela", de participarem dos avanços significativos que ocorrem na Web em seus diferentes aspectos, tais como, o acesso a publicações eletrônicas (entre outros os livros, as revistas, os jornais, os dicionários), ao mercado de trabalho e da formação e atualização profissional, facilitando o rompimento das possíveis barreiras que possam existir. Resultando uma biblioteca pública como provedor de uma fonte adicional de informações dinâmica e atualizada aos seus usuários.

Espera-se que este artigo possa contribuir significativamente para a biblioteconomia no sentido de apresentar um cadastro, divulgar estas bibliotecas públicas brasileiras, e, promover reflexões sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas nas bibliotecas, facilitando o acesso da informação digital por vias da tecnologia da informação.

 1.1 OBJETIVOS

Este artigo pretende identificar através de levantamento realizado na Internet:
  • quais as bibliotecas públicas brasileiras acessíveis pela Internet?
  • quais os endereços URL das respectivas bibliotecas públicas que participam na galáctica virtual?
  • que tipo de serviços são disponibilizados nas páginas de hipertexto na Web das bibliotecas públicas brasileiras? e;
  • provocar reflexões sobre o papel das bibliotecas públicas na sociedade da informação.
 

2 BIBLIOTECAS PÚBLICAS E SEU PAPEL NA COMUNIDADE

Muitos autores nacionais e internacionais tem pesquisado e divulgado inúmeras questões sobre os rumos, objetivos e serviços que as bibliotecas públicas proporcionam, e, sugerem implementações conforme a realidade da comunidade.

O tema da educação continuada da sociedade tem dado respaldo para uma série de publicações provocando a reflexão que o tema demanda. Pode-se observar na pesquisa realizada por Barroso (1998) onde sugere que sejam utilizadas as bibliotecas públicas como espaço privilegiados para a alfabetização e educação continuada e permanente de jovens e adultos.

Segundo Gadoti & Romão, citado por Barroso (1998, p. 4) a "estratégia na educação continuada e permanente do adulto fora da escola é tema de debates desde 1830". Portanto, o tema persiste e ganha cada vez mais adeptos e recursos para apoiar o combate ao analfabetismo, e principalmente como meta incentivar a leitura de diferentes obras, promovendo a hábito da leitura, favorecendo o conhecimento a novos "mundos" ao ser humano.

Outros autores demonstram por caminhos diferentes o grande espaço vazio que vem sendo ocupado gradativamente pelas bibliotecas públicas, lembrando a influência das ideologias dominantes nos diferentes momentos. Entre os diferentes artigos resgatados numa obra literalmente importante, Almeida Júnior (1997b, p. 65) menciona que "alterar algo que nunca mudou deve ser, hoje, uma palavra de ordem do bibliotecário que atua em biblioteca pública. A informação nunca deixou de ser o fundamental, mas é necessário que isso se torne patente e cristalino. Atingir todos os segmentos da sociedade é tarefa, mais que isso, dever da biblioteca. Ao contrário da leitura, a informação atinge a população como um todo. A biblioteca pública, trabalhando com a informação, estará, então, presente na comunidade, independente de ser esta formada por leitores ou analfabetos."

Portanto, cabe aos bibliotecários mudarem a biblioteca, transformando-a num canal de resistência cultural, ou seja, a biblioteca deverá aglutinar, produzir, veicular e disseminar informações que estejam coadunadas com os legítimos interesses da comunidade a que serve. (Almeida Júnior, 1997b, p. 67)

Pensando na implantação de novas tecnologias da informação, mais especificamente o uso da Internet nas bibliotecas, surgem questões de como as bibliotecas públicas brasileiras oferecerem serviços a comunidade.

Será que a instalação de microcomputadores interligados a Internet resolveriam alguma demanda informacional, ou a questão vista por outro angulo, pode-se perguntar de que forma as pessoas desempregadas poderiam utilizar as informações disponíveis na Internet para alcançarem um novo emprego, ou se atualizarem, ou ainda obterem informações específicas sobre determinado assunto? Considerando que muitas vezes o microcomputador ainda é visto como um "bicho" pelos próprios bibliotecários, como será que está acontecendo a participação das bibliotecas públicas brasileiras na Internet?

Cabe mencionar o dizer de Brito (1997, p. 139) onde a "organização dos serviços de informação e das bibliotecas encontra com a Internet, a necessidade de novos modelos administrativos e de gerência. Os novos perfis profissionais e os novos produtos de informação abrem perspectivas para a reorganização das instituições e de seus espaços. As bibliotecas passarão a criar salas de acesso público à Internet, assim como abrem salas de leitura. Na Internet as bibliotecas tornam-se acessíveis à distância exigindo estruturas mais adequadas de empréstimo/cópias de documentos para usuários externos. A variedade de novas iniciativas pode se estender longamente para benefício dessa categoria de profissionais e igualmente dos usuários."

Portanto, os tipos de serviços oferecidos através deste canal de informação - Internet - podem variar conforme as necessidades da comunidade e da tecnologia disponível ou acessível. Entre alguns dos tipos de serviços mais freqüentes na Internet estão as páginas de hipermídia na Web, correio eletrônico, listas de discussão, salas virtuais - conhecidas também como salas de bate-papo, protocolo de transferência de arquivos, e, o acesso remoto a diferentes bases de dados.

Observa-se que estes tipos de serviços estão em constante evolução e modificação. Os recursos tecnológicos permitem que mesmo a Instituição não dispondo de servidor exclusivo, poderá utilizar outros provedores de informação, pagos ou gratuitos, pois existem diversos serviços de correio eletrônico e condições de armazenamento em espaço físico para disponibilizar informações eletrônicas na Web gratuitamente.

A questão aponta na adoção de políticas estratégicas sobre utilizar ou não a Internet para expor serviços, produtos e informações generalizadas das bibliotecas públicas.

As implicações repercutem também nas escolas e nos profissionais que atuam na sociedade informacional. Observa-se que o saber organizar, recuperar e disseminar a informação eletrônica e ou digital, utilizando a flexibilidade e velocidade que as novas tecnologias da informação possibilitam e facilitam o acesso à informação. Espera-se que o usuário da informação eletrônica e digital receba qualidade e evitando a sobrecarrega de informação, pois necessita de informação para satisfazer suas diferentes necessidades.
 

3 BIBLIOTECAS PÚBLICAS NA INTERNET

A preocupação de como localizar rapidamente as bibliotecas públicas pela Internet motivou para a realização desta investigação. Pretende-se abranger o maior número de bibliotecas públicas brasileiras na Web, e, evitar a omissão de alguma instituição existente, devido a própria dinâmica e velocidade que permeiam na Web.

Espera-se que este levantamento de dados possa contribuir significativamente sobre as bibliotecas públicas e refletir sobre as mudanças decorrentes no uso da Web. Solicita-se a compreensão dos colegas bibliotecários pelo fato de talvez ter sobrevisto, ou mais especificamente, não encontrar determinada biblioteca pública. Solicita-se que os bibliotecários destas bibliotecas encaminhem sua manifestação para serem incluídas neste cadastro, afim de mantê-lo atualizado no site "Biblioteca Virtual nas áreas de biblioteconomia e ciência da informação" (http://www.ced.ufsc.br/bibliote/virtual) para que possa facilitar aos usuários e pesquisadores interessados neste campo de atuação.

Na tabela abaixo, observa-se a indicação de sites sobre as bibliotecas públicas na Internet sob enfoque internacional, endereço eletrônico e uma breve descrição do site.

Tabela 1: Bibliotecas públicas na Internet
 

Biblioteca
Endereço
Descrição
Internet Public Library - IPL - Biblioteca pública da Internet http://www.ipl.org/ Relaciona coleções sobre: referência, exibições, especial para bibliotecários, periódicos e seriados, jornais, textos online, pesquisa na Web, jovens e adolescentes (teen). Apresenta links sobre IPL: missão, notas da imprensa, prêmios, contato. Indica os sites espelhados. Uma iniciativa educacional da Escola de Informação da Universidade de Michigan e recebe apoio da Bell& Howell Information and Learning..
Internet Public Library : IPL Especially For Librarians http://www.ipl.org/svcs/ internet.html Apresenta links sobre assuntos de interesse específicos aos bibliotecários. sob diferentes enfoques.
InFoPeople Project http://www.infopeople.org/ Proporciona acesso público direto a Internet em bibliotecas públicas do Estado da Califórnia - EUA. O site possibilita acesso a recursos de treinamento para auxiliar as bibliotecas em prover acesso público para a Internet.
101 Sites to See http://www.wolinskyweb.com/ hand1.htm Workshop introdutório sobre WWW para equipe da biblioteca pública sobre recursos eletrônicos.
Project EARL: Connecting Public Libraries to the Network http://www.earl.org.uk EARL é um consórcio de autoridades de bibliotecas públicas e outras organizações da Grã-Bretanha com o objetivo de facilitar as vantagens da Internet para os usuários de bibliotecas.
Silkeborg Public Library's Netnavigator http://www.silkeborg.bib.dk/ netnavigator/eng/ Sistema onde o usuário pode solicitar ajuda aos bibliotecários em tempo real através do encontro na Web (NetMeeting).
The National Survey of U.S. Public Library Outlet Internet Connectivity 1998 http://www.ala.org/oitp/ survey98.html Estudo sobre bibliotecas públicas e a Internet, incluindo gráficos sobre o percentual das bibliotecas públicas norte-americanas conectadas na Internet.
 
A tabela 1 possibilita obter uma visão da importância das bibliotecas públicas sob diferentes enfoques internacionais. O fato de inúmeras bibliotecas públicas, principalmente em países de alta tecnologia, estarem conectadas a Internet, proporciona reflexões de como apropriar novas tecnologias da informação para o acesso, o manuseio e a disseminação do conhecimento, as rupturas que ocorrem nas estruturas organizacionais, e, principalmente as novas habilidades que o bibliotecário necessita dominar para utilizar adequadamente os recursos existentes proporcionando serviços e produtos aos usuários.

Aos bibliotecários compete harmonizar um ambiente que proporcione e facilite ao acesso da informação, seja na aquisição de fontes significativas e/ou também de recursos das novas tecnologias da informação para que a comunidade possa desenvolver-se educacional e culturalmente.

O acesso a Internet é apenas mais uma forma da biblioteca pública reagir positivamente na sociedade. Utilizando dos recursos disponíveis para beneficiar a população.

Durante a pesquisa observou-se diferentes categorias de bibliotecas públicas, e para facilitar a visualização, separou-se as bibliotecas públicas em estaduais, municipais e em outras categorias. Na tabela 2, pode-se observar a relação das bibliotecas públicas estaduais brasileiras com presença na Internet e uma breve descrição dos serviços discriminados e acessíveis pela Web.

Tabela 2: Bibliotecas públicas estaduais brasileiras
 

Biblioteca
Endereço
Informação e Serviços
Biblioteca Pública do Paraná - Paraná http://www.pr.gov.br/celepar/ seec/bpub/index.html Identificação, logotipo da biblioteca, fotografia do prédio, endereço tradicional e eletrônico, horário de atendimento, acesso para correio eletrônico (bppgeral@pr.gov.br), data de atualização (30/06/1998) e criação do site (12/04/1996). Possibilita conhecer as divisões administrativa, ouvidoria, pesquisar no acervo, Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais.
Biblioteca Pública Estadual Elcy Rodrigues Lacerda - Amapá  http://www.brasnet-online.com.br/ bibpub/welcome.html Identificação, fotografia externa do prédio. 
Links para histórico, serviços, instalações, exposições, pesquisa on-line, nosso acervo, horários e estrutura
Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro  http://www.bperj.com.br/info/ principal.htm Identificação, logotipo da biblioteca, mensagem da direção, endereço tradicional e eletrônico, horário de atendimento, acesso para correio eletrônico (sabperj@infolink.com.br), data de atualização (23/07/1999) e criação do site (31/05/1999) 
Utiliza frames para: aviso eletrônico, links para setor de difusão cultural, programação do mês, setor de empréstimo, catálogos virtuais, acervo iconográfico online, sistema estadual de bibliotecas públicas municipais.
Biblioteca Pública Estadual Presidente Castello Branco - Pernambuco http://www.fisepe.pe.gov.br/ bibliote/ Identificação, logotipo da biblioteca, fotografia do prédio, acesso para correio eletrônico. 
Possibilita conhecer histórico, itinerário, objetivo, serviços, projetos, estrutura, acervo, e, calendário de eventos. E-mail: sebpe01@fisepe.pe.gov.br
Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina  http://www.fcc.sc.gov.br/biblio.htm Identificação da Fundação Catarinense de Cultura, logotipo da biblioteca, histórico, missão, acervo, serviços (obras gerais, referências, didático, literatura, empréstimos, documentos necessários, fotocópias), coleções especiais (Santa Catarina, obras raras, sala infantil, Braille, Lacre, periódicos), serviços complementares (mural livre, gibiteca, visitas orientadas, auditório). Projetos permanentes (por que hoje é Sábado?, semana do troca, teatro e cinema na biblioteca, oficinas infantis), horário de funcionamento e endereço. E-mail: biblio@fcc.sc.gov.br
Biblioteca Pública Estadual do Rio Grande do Sul  http://www.inf.ufrgs.br/poa/ biblioteca.html Identificação, localização e fotografia externa do prédio

 Na tabela 3 observa-se a relação das bibliotecas públicas municipais brasileiras com presença na Internet, apresentando suas informações e serviços identificados na Web.

 
Tabela 3: Bibliotecas públicas municipais brasileiras
 

Biblioteca
Endereço
Informações e Serviços
Biblioteca Pública de Brasília - Distrito Federal http://www.gdf.gov.br/bpb/bpb.htm Identificação, fotografia externa, histórico, instalações físicas, acervo, serviços, atividades culturais. Links para Associação dos Amigos da Biblioteca Pública de Brasília - AABPB, mala do livro (biblioteca domiciliar) e Bibliotecas Públicas do Distrito Federal. Data de atualização (21/09/1998). Correio eletrônico (E-mail: bibpub@sce.gdf.gov.br)
Biblioteca Municipal Alberto Sousa - Santos - São Paulo http://www.carrier.com.br/secult/ biblios2.htm Identificação, logotipo da biblioteca, fotografia externa do prédio, endereço tradicional e eletrônico, bibliotecária-chefe, acesso para correio eletrônico (E-mail:secult@carrier.com.br). Ao clicar na porta da fotografia, entra-se na biblioteca onde estão relacionados links para endereços de bibliotecas, museus e institutos e geral.
Biblioteca Pública Municipal de Cascavel  http://www.certto.com.br/~cascavel/ cultura.html Identificação, logotipo da cidade de Cascavel, histórico, atendimento, acervo, descrição da estrutura da biblioteca por andar e tipo de serviços oferecidos a comunidade, endereço tradicional e eletrônico, horário de atendimento, acesso para correio eletrônico (E-mail: biblioteca@certto.com.br).
Departamento de Bibliotecas Públicas e Infanto-Juvenis  http://www.prodam.sp.gov.br/ bib/lobato/index.htm Relação dos serviços referente as bibliotecas públicas e infanto-juvenis da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo.
Biblioteca Mário de Andrade - São Paulo http://www.prodam.sp.gov.br/bib/ mario/index.htm Identificação, logotipo da biblioteca, histórico, publicações, serviços, planta baixa, como chegar, programação, bibliotecas, departamento de bibliotecas públicas.
Biblioteca Pública Municipal Prof. Barreiros Filho - Florianópolis - E-mail: Barreirosfilho@zipmail.com Oferece consulta a Internet para seus usuários através de um computador com linha dedicada. 

 Cabe mencionar que existem também as bibliotecas comunitárias, abertas ao público em geral, tais como por exemplo a Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (http://www.bu.ufsc.br), que são consideradas de livre acesso, atendendo à comunidade externa, mas o serviço de empréstimo domiciliar é exclusivo à comunidade universitária.

Para relacionar outras categorias de bibliotecas públicas brasileiras com presença na Internet foi elaborada a tabela 4, onde pode-se observar a importância de criar formas alternativas de acesso a informação para a população. Dentre as iniciativas sobressai o Farol do Saber na cidade de Curitiba, onde resgata a importância da presença na comunidade e permite que se integrem atividades e objetivos para o alcance da cidadania.

Tabela 4: Outras categorias de bibliotecas públicas
 

Biblioteca
Endereço
Informações e Serviços
Biblioteca Nacional http://www.bn.br Identificação, logotipo da Biblioteca Nacional, divisão de música, visita virtual, catálogos on-line, projetos, pesquisas, créditos, e-mail. Permite acessar documentos fundadores da história do Brasil, obras de referência, conto brasileiro, poesia brasileira, teatro brasileiro, discursos e sermões, história & construção do pensamento brasileiro. 
Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas - SNBP http://www.bn.br/snbp/snbp.htm Identificação, logotipo da Fundação Biblioteca Nacional. O SNBO tem como objetivo fortalecer as bibliotecas públicas brasileiras. Apresenta vínculo para o cadastro das bibliotecas públicas brasileiras (cerca de 3.200) e os seus respectivos objetivos.
Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais http://www.pr.gov.br/celepar/seec/ bpub/bpp071.html Histórico, estrutura, coordenação, apresenta detalhadamente as atividades e projetos, operacionalização à Divisão de Extensão da Bibliteca Pública do Paraná.
Biblioteca Pública Pelotense - Pelotas - Rio Grande do Sul http://www.conesul.com.br/~bibliot/ Identificação, fotografia externa da biblioteca, ao clicar na fotografia recebe-se a mensagem de boas-vindas, e, pode-se acessar : formulário de interação (http://www.conesul.com.br/~bibliot/sugest.htm), histórico, acervo, serviços oferecidos (leitura na sede, empréstimo a domicílio, serviço de referência, normalização de trabalhos, digitação e serviço de digitalização de imagens., reprografia e microreprodução, locação de auditório), como associar-se e equipe da biblioteca pública.
Farol do Saber http://www.celepar.br/curitiba/ farol.html Identificação, fotografias externas e internas dos faróis do saber, histórico, objetivo, atendimento, acervo, descrição da estrutura do ambiente, tipo de serviços oferecidos a comunidade. Correio eletrônico (E-mail: curitiba@lepus.celepar.br). Data de atualização (15/09/1996)
Biblioteca da Fundação João Fernandes da Cunha - Bahia http://www.svn.com.br/ fundacaojoaofernandesdacunha/ inicio1.htm Identificação, logotipo da biblioteca, endereço eletrônico do responsável pelo site (cunha@e-net.com.br), data de criação do site (21/05/1998). 
Descreve o núcleo de auto-desenvolvimento, biblioteca e seus serviços, espaço cultural, editoração.
Biblioteca Pública Governador Meneses Pimentel - Ceará  http://www.brasil.terravista.pt/ PraiaBrava/2279/proj.htm (Projeto de graduação biblioteca pública - Cyntia Moreira Feitosa) Este site trata sobre um projeto arquitetônico de uma biblioteca pública Além das características técnicas do projeto, na parte sobre bibliografia pode-se observar descritivamente a respectiva biblioteca. Apresenta diferentes indicativos tais como tamanho do acervo, horário de atendimento, setores e aspectos arquitetônicos.

 3.1 IMPACTO DA INTERNET NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS

Segundo Almeida Júnior (1997a, p. 36) "o modelo de biblioteca pública que prioriza apenas a função educacional, restrita ao ensino formal, precisa ser alterado, modificado, transformado, sob a pena de mantendo-o, permanecer sem sentido e sem significado a quase totalidade dos trabalhos da biblioteca pública".

Ao pensar em termos de Brasil, que existem cerca de 5.500 municípios, e, conforme relacionado pelo Cadastro das Bibliotecas Públicas Brasileiras, elaborado pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, atualmente encontram-se cerca de 3.200 bibliotecas cadastradas. E, no estado de Santa Catarina são 293 municípios, onde existem ainda muitos municípios sem qualquer tipo de bibliotecas públicas, observa-se um vasto campo profissional a ser cultivado pelos bibliotecários.

Para enfocar um pouco mais a dura e cruel realidade social brasileira, onde a desinformação generalizada é lamentavelmente um fator que implica negativamente na obtenção de novos conhecimentos e saberes e isto reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas, seja em aspectos de conhecimento em saúde, educação, lazer, científico e tecnológico, provocando maior miséria social. Portanto, urge que a classe bibliotecária se posicione ativamente perante a sociedade, promovendo atividades que possam integrar o pensamento, a informação, o conhecimento e cultivar o saber.

Os fatores de acesso e promoção aos diferentes processos de leitura e da alfabetização tecnológica (conhecer e usar a tecnologia da informação no cotidiano) devem ser uma constante nos debates profissionais, bem como, na formação de novos bibliotecários ou também na educação continuada dos mesmos.

Se forem considerados fatos como, por exemplo, o telefone que ainda a maioria da população brasileira não o tenha em seu lar, e, também, que o computador (considerada uma ferramenta típica da sociedade da informação) é relativamente pouco utilizado pela população em geral, cabe as bibliotecas públicas oferecerem um mínimo de condições para contribuir significativamente no desenvolvimento da cidadania, por exemplo: disponibilizar pessoal de apoio para as atividades de leitura, orientação a pesquisa e dispor de ferramentas da tecnologia da informação (sejam equipamentos e ou programas aplicativos) e o auxílio instrucional.

A Internet nas bibliotecas públicas brasileiras é uma realidade. Possibilita mais um canal de informação para divulgar seus produtos e serviços de informação aos seus usuários.

Observa-se no levantamento realizado nas páginas disponíveis na Internet que as bibliotecas públicas brasileiras oferecem informações generalizadas, e, serviços tais como o acesso remoto a bases de dados e atendem também pelo correio eletrônico seus usuários.

Para muitas bibliotecas e também aos bibliotecários significa adaptar-se as condicionantes existentes, provocando mudanças no desempenho de suas atividades e exigências de habilidades na utilização de novas tecnologias da informação.

O uso da Internet proporciona diferentes impactos tanto na biblioteca, no bibliotecário e no usuário. Alguns destes impactos seriam: novas maneiras de atendimento - eletrônico - digital - virtual; maior rapidez no acesso a informação; diversidade de serviços para atendimento as necessidades informacionais existentes; rupturas organizacionais; e, desenvolvimento de habilidades no manuseio da informação eletrônica, digital e virtual.

Observa-se nas bibliotecas públicas que os produtos e serviços estão migrando gradativamente para o mundo Web, seja desde a simples apresentação de informações básicas, tais como: o local, o horário de atendimento, as especificações referentes ao acervo, as normas da circulação, e, o endereço eletrônico, até de informações consideradas mais sofisticadas, tais como: acesso remoto as bases de dados, reserva de material para empréstimo, levantamentos bibliográficos via correio eletrônico, atendimento as perguntas mais freqüentes, alerta bibliográfico pelo correio eletrônico de acordo com o perfil das necessidades da comunidade, a compilação de sites, sejam as diferentes fontes eletrônicas, sites especializados, bibliotecas virtuais, enfim, abre-se uma vasta gama de novas possibilidades de atuação profissional aos bibliotecários na Internet.

4 CONCLUSÕES

Esta pesquisa apresentou um levantamento sobre as bibliotecas públicas brasileiras com presença na Internet em agosto de 1999, resgatando o endereço eletrônico e descrevendo informações e os serviços que estão disponibilizados aos seus usuários.

Observa-se que as bibliotecas públicas estão incorporando gradativamente a Internet como um meio de comunicação eletrônico alternando o tradicional folder impresso e implementando novos produtos e serviços aos usuários. Por exemplo, algumas bibliotecas públicas estão desempenhando novos papéis e facilitando significativamente o acesso a informação, no caso o acesso online ao catálogo do acervo disponível das bibliotecas.

Acredita-se que as bibliotecas públicas devam fornecer um ambiente específico para consulta da informação no ambiente online. Compete aos bibliotecários planejarem serviços para que a população não fique a margem do processo tecnológico.

Espera-se que os administradores públicos em parceria com empresas privadas disponibilizem recursos no sentido de criar condições favoráveis aos bibliotecários na implantação de ambientes específicos para o acesso a informação. Possibilitando aoo bibliotecário desenvolver atividades qualitativas e quantitativas na orientação e pesquisa de informações online.

É urgente que as escolas de biblioteconomia contribuiam mais significativamente na formação de profissionais e na educação continuada, para atuarem nas bibliotecas públicas com visão crítica da realidade social e utilizando das tecnologias da informação (no caso a Internet) para facilitar e promover o acesso e utilização destas bibliotecas pela população.

Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que arduamente estão colaborando com o acesso à informação pública online no Brasil, sem os quais esta pesquisa não seria possível.
 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Bibliotecas públicas e bibliotecas alternativas. Londrina : Ed. Universidade Estadual de Londrina, 1997a.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Sociedade e biblioteconomia. São Paulo : Polis, 1997b. Coleção Palavra-chave, 7) ( Biblioteca pública: útil socialmente? ou Biblioteca pública: missão ou mise en scene? p. 63- 67, palestra proferida em 1987)

BARROSO, Maria Alice. A biblioteca pública na educação do adulto. Rio de Janeiro : Expressão e Cultura, 1998.

BERTOT, John Carlo, MCCLURE ,Charles R. The National Survey of U.S. Public Library Outlet Internet Connectivity. 1998. http://www.ala.org/oitp/survey98.html (Obtido em 30/08/1999)

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE. http://www.prodam.sp.gov.br/bib/mario/biblio.htm

BIBLIOTECA MUNICIPAL ALBERTO SOUSA. Prefeitura Municipal de Santos: estância balneária. http://www.carrier.com.br/secult/biblos2.htm (Obtido em 13/09/1999)

BIBLIOTECA NACIONAL. http://www.bn.br (Obtido em 03/09/1999)

BIBLIOTECA PÚBLICA DE BRASÍLIA. http://www.gdf.gov.br/bpb/bpb.htm (Obtido em 13/09/1999)

BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. http://www.fcc.sc.gov.br/biblio.htm (Obtido em 22/09/1999)

BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. http://www.bperj.com.br/info/principal.htm (Obtido em 13/09/1999)

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ. http://www.pr.gov.br/celepar/ seec/bpub/index.html (Obtido em 17/08/1999)

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL [RIO GRANDE DO SUL]. http://www.inf.ufrgs.br/turismo/poa/biblioteca.html (Obtido em 18/09/1999)

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL PRESIDENTE CASTELLO BRANCO. http://www.fisipe.pe.gov.br/bibliote/ (Obtido em 13/08/1999)

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL ELCY RODRIGUES LACERDA [AMAPÁ]. http://www.brasnet-online.com.br:80/bibpub/welcome.html (Obtido em 13/09/1999)

BIBLIOTECA PÚBLICA PELOTENSE [Pelotas - RS]. http://www.conesul.com.br/~bibliot/ (Obtido em 13/09/1999)

BRITO, Marcílio de. Internet: desafios e avanços no setor de informação. R. Bibliotecon. Brasília, v. 21, n. 1, p. 131-141, jan./jun. 1997.

CALIFORNIA STATE LIBRARY. InFoPeople Project http://www.infopeople.org/ (leita@netcom.com) (Obtido em 30/08/1999)

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECAS INFANTO-JUVENIS. [São Paulo] http://www.prodam.sp.gov.br/bib/index0.html (Obtido em 27/09/1999)

DIMAS - Menu. Divisão de Música da Biblioteca Nacional. http://www.bn.br/musica/bibl-nacional.htm (Obtido em 03/09/1999)

FAROL DO SABER. http://www.celepar.br/curitiba/farol.html (Obtido em 13/09/1999)

FEITOSA, Cyntia Moreira. Projeto de graduação biblioteca pública [Ceará]. http://www.brasil.terravista.pt/PraiaBrava/2279/proj.htm

FRIIS, Doris Birch, MULVAD, Jannik. Silkeborg Public Library's Netnavigator. http://www.silkeborg.bib.dk/netnavigator/eng/ (Obtido em 30/08/1999)

FUNDAÇÃO JOÃO FERNANDES DA CUNHA. http://www.svn.com.br/fundacaojoaofernandesdacunha/inicio1.htm (Obtido em 13/09/1999)

INTERNET for Libraries. The Internet Public Library - = - http://www.ipl.org/ - = - ipl@ipl.org Última atualização 13/03/1998 (Obtido em 30/08/1999)

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASCAVEL. Secretaria de Turismo. Biblioteca Pública de Cascavel. http://www.certto.com.br/~cascavel/cultura.html (Obtido em 17/09/1999)

PROJECT EARL: Connecting Public Libraries to the Network http://www.earl.org.uk/ (Obtido em 30/08/1999)

SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS. http://www.pr.gov.br/celepar/seec/bpub/bpp071.html (Obtido em 17/09/1999)

SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS. http://www.bn.br/snbp/snbp.htm (Obtido em 20/10/1999)

THE INTERNET PUBLIC LIBRARY. - http://www.ipl.org/ - = - ipl@ipl.org Última atualização 13/03/1998 (Obtido em 21/08/1999)

WOLINSKY, Judi. 101 Sites to See. http://www.wolinskyweb.com/hand1.htm (wolinsky@interaccess.com ) (Obtido em 30/08/1999)
 

_____________

Public libraries at Internet: services and possibilities

ABSTRACT

Caracteristics about brasilians public libraries at Internet. Analisys about public librarys, them address, URL and kinds of services trought Internet. Shows some possibility public libraries actions to use the Internet.

KEYWORDS: Public Library; Internet.


_____________

Ursula Blattmann

Doutoranda em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina
Mestre em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Professora do Departamento de Ciência da Informação
Universidade Federal de Santa Catarina
E-mail: ursula@ced.ufsc.br
 

Gregório J. Varvakis Rados

Doutor em Engenharia da Manufatura pela Universidade Loughborough
Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina
Professor do Departamento de Ciência da Informação
Universidade Federal de Santa Catarina
E-mail: grego@ced.ufsc.br
Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 5, n. 5,  p. 70-89, 2000.

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.