EDITORIAL

   
    Se um periódico reflete a produção de conhecimento em uma área ou em áreas correlatas, refletirá também a disposição dos seus colaboradores em certo lugar e tempo.

    O sentido mais preciso dessa idéia está contido na trajetória da Revista ACB e este número do seu terceiro ano de existência demonstra o quanto crescemos. A Revista está evoluindo de um espaço de publicação dos anais do Painel Biblioteconomia em Santa Catarina para um espaço de apresentação do mosaico de interesses temáticos daqueles que, em Santa Catarina, estudam as questões relacionadas ao universo da informação registrada.

    Em outros termos, pode-se dizer que a Revista ACB está agregando qualidade que, sem perder de vista a publicação dos anais do Painel Biblioteconomia em Santa Catarina, quando necessário, incorpora estudos e reflexões gerados em pesquisas acadêmicas e outras de caráter situacional.

    O mais importante de todo este processo de construção contínua de um periódico profissional, é a percepção que temos de sua importância para fortalecer concretamente o espaço de intervenção da informação sobre a sociedade e, assim, a percepção também da conveniência do esforço no trabalho multidisciplinar.

    Uma crença que podemos expor a partir deste esforço de manutenção da Revista ACB é a de que uma arena da interdisciplinaridade é justamente o espaço democrático de uma publicação que tenciona ser plural em suas temáticas, na origem profissional de seus colaboradores, na integração de estudantes e profissionais, pois isso leva a um mútuo exercício de influências. E é essa tendência que a Revista ACB quer seguir, isto é, ser um espaço plural que garanta a interdisciplinaridade da Biblioteconomia que exerce com a prática interdisciplinar.

    Por esse caminho, o que desejamos realmente é alcançar de forma mais rápida o importante objetivo de ver a Revista ACB chegar a periodicidade semestral, isso é, passarmos da edição de um número anual para a edição de dois números anuais. Acredita-se, portanto, que a realização do esforço multidisciplinar e integrador vai nesta direção e tanto estimula como é estimulada pela oferta de diferentes contribuições intelectuais que temos recebido e pelo apoio da Universidade do Vale do Itajaí por estar co-editando conosco este número.

    Por fim, agradecemos aos colaboradores desta edição e esperamos que a qualidade deste número estimule a todos os profissionais que lidam com a temática informação neste país a remeter sua produção para publicação nas próximas edições da Revista ACB.

A Comissão

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.