VERBETES NA BIBLIOTECONOMIA

ARRUDA, Susana Margaret de; CHAGAS, Joseane. Glossário de biblioteconomia e ciências afins: português – inglês. Florianópolis: Cidade Futura, 2002. 229 p.

ARRUDA, Susana Margaret de; CHAGAS, Joseane. Normas de referências e de citações: complementos para publicações. Florianópolis: Cidade Futura, 2002. 37 p. Separata de: ARRUDA, Susana Margaret de; CHAGAS, Joseane. Glossário de biblioteconomia e ciências afins: português – inglês. Florianópolis: Cidade Futura, 2002. 229 p.

   As transformações na sociedade do conhecimento implicam na ampliação do uso de novas terminologias, acrescenta-se vocábulos e denominações. Aplicando essa observação na biblioteconomia e ciências afins, resgata-se, com o Glossário, esta evolução contínua.

    Esta obra surge da prática cotidiana respaldada no uso de fontes técnicas e científicas, para facilitar o atendimento de leitores no ambiente de biblioteca universitária. As Autoras relatam a “escolha do tema da elaboração do Glossário de Biblioteconomia e Ciências afins surgiu a partir da observação das dúvidas dos alunos do Curso de graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, que expressaram a necessidade de uma obra com terminologias em português na qual pudessem esclarecer dúvidas quanto aos conceitos utilizados no decorrer do curso”.

    Esta fonte inclui apresentação, introdução, verbetes e referências. Os termos foram conceituados a partir das fontes disponíveis do acervo do Sistema de Bibliotecas da UFSC acrescentando a pesquisa de campo.

    O objetivo deste Glossário é “informar o conceito dos termos de forma sistemática”. A intenção das Autoras consiste em oferecer ao público os significados para aplicação em estudos e leituras.

    As informações técnicas estão estruturadas pela entrada do verbete, uso de remissivas (ver e ver também), a definição seguida da indicação da fonte com o sobrenome do autor, data e número da página entre parênteses, e o termo equivalente no idioma inglês.  Quanto ao uso de siglas, são remitidas pela remissiva para a nomenclatura correspondente.

    A separata “Normas de referência e de citações: complementos para publicações” é direcionada ao público da área de biblioteconomia e ciências afins. É um manual para a elaboração de referências e as citações de texto com a preocupação de apoiar na orientação e na padronização da forma aplicada, seja na apresentação de trabalhos acadêmicos, nos livros, seja em publicações periódicas.

    A estrutura da separata envolve capítulos da Introdução, Referências subdivididas em seções, e Citação com sua subdivisão, o que facilita o manuseio, e as fontes utilizadas listadas como referências.  A intenção das Autoras é oferecer um complemento aos pesquisadores, autores e estudantes e não tem a pretensão de substituir o uso das normas 6023 e 10520, ambas de agosto de 2002, editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

    O glossário e a separata são fontes de referência para facilitar o trâmite no processo de comunicação e favorecem este fluxo da informação com orientações sistematizadas. Recomenda-se o uso para aos pesquisadores, professores, estudantes das áreas de Ciências da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Documentação e áreas correlatas da Comunicação, Educação, Psicologia, entre outras.

Resenha elaborada por Ursula Blattmann

Universidade Federal de Santa Catarina

 Librarianship words: review

Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 7, n. 2, p. 261-262, 2002.

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.