EDITORIAL


A leitura é o tema central deste número da Revista ACB que resgata os melhores trabalhos apresentados durante o XXIV Painel Biblioteconomia em Santa Catarina, realizado nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2005, em Florianópolis. No vivenciar o Painel, aumentam as possibilidades de interação direta com os autores. Nossa Revista ACB resgata a memória de tantas histórias do contexto profissional, educacional e cultural e, assim,  compartilhar experiências entre autores, conhecer seus relatos, efetuar a troca de leituras - tudo isso permite este crescimento individual e coletivo.

Temas abordados nos diversos artigos técnico-científicos relacionam: a leitura e suas interpretações, as políticas de acesso, uso da informação e de fontes aos usuários da informação, o resgate da diversidade cultural e educacional, a organização e o tratamento de acervos, a incorporação das novas tecnologias da informação e da comunicação, a atualização constante do profissional da informação, de bibliotecários, estudantes e professores de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Tais temas proporcionam uma riqueza maior - a construção do conhecimento coletivo, que deve fazer parte de nosso cotidiano.

Os tópicos abordados nesse número oportunizam reflexões sobre a teoria e a prática da Biblioteconomia, seja pela diversidade de leituras, seja pela mudança dos processos de gestão, da análise e interpretação dos ambientes na qual a informação altera e impulsiona as transformações sociais, culturais, econômicas e educacionais, revelando a importância que a Revista ACB vem assumindo durante esta década na Biblioteconomia e na Ciência da Informação brasileiras.

As mudanças quanto ao uso da plataforma Open Journal Systems - traduzida e customizada pelo IBICT com o nome de  Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) está alterando o processo de editoração da Revista ACB. Entre as mudanças  percebidas estão: a participação de mais autores, o cadastramento de novos leitores, a ampliação dos avaliadores. Entre as vantagens do processo de editoração on-line estão: o sistema permite o cadastro para recebimento do alerta, isto é, quando a revista é disponibilizada na Internet o usuário recebe uma mensagem eletrônica sobre a notificação e facilita o acompanhamento na disseminação da informação. Enfim, a revista ganha visibilidade e transparência nos processos de editoração, recuperação da informação e de acessibilidade.

Estamos alterando nosso cotidiano com a incorporação dessas tecnologias, mas ainda persistem questionamentos se haverá uma publicação impressa, pois, tanto os autores como os leitores preferem este contato marcante da Era Gutenberg. Devido a questões de custos para publicação e distribuição, ainda não podemos satisfazer este aspecto, ou seja, publicá-la no suporte papel.

Aos interessados em conhecer e ampliar as discussões, eis nosso convite à leitura e reflexão desse número.

Desejamos a todos uma leitura proveitosa!

Comissão Editorial

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.11, n.1, p. 03- 04, jan./jul., 2006.

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.