Nos labirintos da rede eletrônica: o silêncio na biblioteca escolar <p> In the labyrinths of the web: the silence in the scholar library

Autores

  • Ludmila Ferrarezi Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- Universidade de S. Paulo
  • Lucília Maria Sousa Romão Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-Universidade de S. Paulo

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Silêncio, Rede eletrônica, Discurso

Resumo

Pretende analisar, a partir dos postulados teóricos da Análise do Discurso francesa, como o silêncio na biblioteca escolar é discursivizado na rede eletrônica, delineando um imaginário sobre esta instituição e as atividades nela realizadas. Procura investigar também se a Internet se configura como lugar de emergência de dizeres mais polissêmicos, que façam surgir sentidos além do dominante sobre a biblioteca escolar. Para tanto, apresenta algumas considerações acerca da topologia labiríntica da rede e das novas possibilidades de enunciação dos sujeitos que ela oferece. Em seguida, analisa alguns recortes, de uma lista de discussão on-line da área de Biblioteconomia/Ciência da Informação, nos quais o silêncio na biblioteca escolar é abordado de diferentes formas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Ferrarezi, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- Universidade de S. Paulo

Bacharel em Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCLRP/USP) e mestranda em Psicologia pela mesma instituição. Bolsista de mestrado da FAPESP.

Lucília Maria Sousa Romão, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-Universidade de S. Paulo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1988) e doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2002). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística. Atualmente é docente da Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e da Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP/USP e também da Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar

Downloads

Publicado

07-07-2010

Como Citar

Ferrarezi, L., & Romão, L. M. S. (2010). Nos labirintos da rede eletrônica: o silêncio na biblioteca escolar <p> In the labyrinths of the web: the silence in the scholar library. Revista ACB, 15(2), 176–193. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/710

Edição

Seção

Relato de pesquisa