O bibliotecário e a formação de leitores <p> The librarian and the reader's education

Autores

  • Paula Carina de Araújo Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Fernanda de Sales Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Bibliotecário, Leitura, Formação de leitores, Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, Categorização.

Resumo

Apresenta a percepção dos bibliotecários das escolas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC enquanto formadores de leitores. Reúne os principais resultados de pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que utilizou entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. Foram entrevistados nove bibliotecários atuantes em bibliotecas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC, constituindo-se como população da pesquisa. Aborda as seguintes temáticas: leitura, biblioteca escolar, formação de leitores e o bibliotecário como formador de leitores. Para a organização e análise dos dados optou-se pelo método da categorização, reconheceram-se seis categorias a partir dos dados coletados, são elas: importância da leitura, atividades de incentivo à leitura, formação de leitores, interação entre o bibliotecário e o corpo docente, habilidades necessárias para a atuação como formador de leitores e conversa informal. Pôde-se constatar que os bibliotecários em questão têm clareza que a leitura é fundamental na vida do estudante, que a formação de leitores é uma prática importante e que eles estão inseridos nesse processo primordial na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Carina de Araújo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda do Programa de Pós-graduação Multidisciplinar em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação – Universidade Federal do Paraná (UFPR) Bacharel em Biblioteconomia com Hab. Gestão da Informação – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Bibliotecária – Documentalista na Biblioteca de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná-UFPR

Fernanda de Sales, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Direitos Humanos e Cidadania e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina, lotada no Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação - DBI. Ministra disciplinas no curso de graduação em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação.

Downloads

Publicado

14-12-2011

Como Citar

Araújo, P. C. de, & Sales, F. de. (2011). O bibliotecário e a formação de leitores <p> The librarian and the reader’s education. Revista ACB, 16(2), 562–578. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/780

Edição

Seção

Relato de pesquisa