Bibliotecários mirins e a mediação da leitura na biblioteca escolar <p> Junior librarians in the reading mediation in the school library

Autores

  • Waldinéia Ribeiro Almeida UFMT
  • Wilse Arena da Costa
  • Mariza Inês da Silva Pinheiro

Resumo

Este artigo apresenta resultados e análises de uma intervenção teórica e prática realizada na Escola Municipal Edivaldo Zulliani Belo, localizada no município de Rondonópolis (MT). Tal intervenção diz respeito ao desenvolvimento de um processo de mediação pelo incentivo à leitura através dos bibliotecários mirins. Uma proposta que surgiu no início de 2009, durante atividades de incentivo à leitura quando se constatou que os alunos não apresentavam gosto pela leitura e tinham dificuldade para realizar trabalhos em equipe. Na tentativa de solucionar tais dificuldades foi proposto estudos sobre o papel do bibliotecário escolar e do bibliotecário mirim como mediadores e educadores nas bibliotecas escolares no processo de formação de leitores infantis, bem como a propor o desenvolvimento de atividades de hora do conto e teatro entre outras, para mediar a leitura (pesquisa-ação). Os resultados apontam que a experiência foi positiva para todos os envolvidos: alunos do ensino fundamental, bibliotecários mirins, professores e pesquisadores.

 

Palavras-chave: Bibliotecários mirins; Bibliotecas escolares; Mediação da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldinéia Ribeiro Almeida, UFMT

Academica no ultimo ano de Biblioteconomia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus de Rondonópolis. Atuante em Biblioteca escolar desde 2008.

Wilse Arena da Costa

Profª. Drª. do Curso de Pedagogia da UFMT

Campus de Rondonópolis, MT –Brasil

wilsea@hotmail.com

Mariza Inês da Silva Pinheiro

Mariza Inês da Silva Pinheiro

Profª. do Curso de Biblioteconomia da UFMT

Rondonópolis, MT – Brasil

mariza.ines@terra.com.br

 

Downloads

Publicado

10-09-2012

Como Citar

Almeida, W. R., da Costa, W. A., & da Silva Pinheiro, M. I. (2012). Bibliotecários mirins e a mediação da leitura na biblioteca escolar <p> Junior librarians in the reading mediation in the school library. Revista ACB, 17(2), 472–490. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/812

Edição

Seção

Relato de experiência