Avaliação da implantação de uma tecnologia para gerenciamento de documentos como ferramenta do processo de gestão da informação <p> Evaluation of the implementation of a technology for records management as a tool of the information management process

Autores

  • Magali Rezende Gouvêa Meireles PUC Minas
  • Dilton Martins Rocha PUC Minas
  • Beatriz Valadares Cendón UFMG

Palavras-chave:

Informação, Gestão da Informação, Enterprise Content Management, Document Management

Resumo

A informação tem se fortalecido como fonte de valor para as organizações, o que faz com que a gestão informacional assuma um papel fundamental para que as organizações alcancem as metas e desempenhos propostos. O objetivo deste trabalho é avaliar a implantação de uma ferramenta de ECM (Enterprise Content Management), que utiliza uma tecnologia para Gestão de documentos na prática de gestão de informação. São apresentados os conceitos teóricos relativos ao processo de gestão da informação e as características da ferramenta avaliada. Nas últimas seções, os resultados qualitativos sobre a avaliação da ferramenta, encontrados nas entrevistas semi-estruturadas com gestores de uma organização e usuários da ferramenta, são discutidos. Os resultados mostram a importância da prática de gestão em contextos organizacionais atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magali Rezende Gouvêa Meireles, PUC Minas

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Exatas e Informática da PUC Minas e Doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG.

Dilton Martins Rocha, PUC Minas

Graduando em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Beatriz Valadares Cendón, UFMG

Professora Associada da Escola de Ciência da Informação da UFMG e Doutorado em Library and Information Science pela Unversity of Texas at Austin.

Downloads

Publicado

10-09-2012

Como Citar

Meireles, M. R. G., Rocha, D. M., & Cendón, B. V. (2012). Avaliação da implantação de uma tecnologia para gerenciamento de documentos como ferramenta do processo de gestão da informação <p> Evaluation of the implementation of a technology for records management as a tool of the information management process. Revista ACB, 17(2), 332–348. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/828