A formação do leitor: uma discussão acerca da biblioteca escolar e o caso SIMBE <p> The formation of the reader: a discussion about the library school and the case SIMBE

Autores

  • Denyse Maria Borges Paes Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Salete Cialdine Sanches Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Erinaldo Dias Valério Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Aureliana Lopes de Lacerda Tavares Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Palavras-chave:

Biblioteconomia. Ciência da informação. Biblioteca escolar. Leitura. Bibliotecário. Formação de leitor. Práxis social.

Resumo

Na sociedade contemporânea, o acesso à informação é de extrema relevância para o desenvolvimento educacional de qualquer indivíduo. Essa sociedade tem a educação com ponto fundamental de desenvolvimento. Objetiva-se, aqui, apresentar o Programa Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares e formação de Leitores (SIMBE), que vem desenvolvendo ações inovadoras e vem contribuindo para o desenvolvimento educacional do aluno da rede municipal de Fortaleza. Para a construção dos argumentos ora apresentados foi empreendida pesquisa bibliográfica. Evidenciou-se que o bibliotecário, terá que desenvolver atividades que venha a viabilizar a formação de leitores, auxiliando assim, na formação pessoal, social e crítica do cidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-10-2012

Como Citar

Paes, D. M. B., Sanches, M. S. C., Valério, E. D., & Tavares, A. L. de L. (2012). A formação do leitor: uma discussão acerca da biblioteca escolar e o caso SIMBE <p> The formation of the reader: a discussion about the library school and the case SIMBE. Revista ACB, 18(1), 623–638. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/860

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina