Os mapas conceituais para a visualização de conceitos de áreas do conhecimento em unidades de informação <p> Concept maps for visualization of concepts of knowledge in areas of information units

Autores

  • Maria Rosemary Rodrigues Universidade Estadual de Londrina
  • Brígida Maria Nogueira Cervantes Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Biblioteconomia. Ciência da Informação. Mapas conceituais. Organização e representação do conhecimento

Resumo

Apresenta os resultados de estudo em que se analisa a contribuição dos Mapas Conceituais para a visualização das áreas do conhecimento em Unidades de Informação. Como objetivo geral analisa-se os aspectos teóricos e a contribuição de Mapas Conceituais para a visualização de conceitos de áreas do conhecimento em Unidades de Informação. Quanto à metodologia, caracteriza-se como descritiva e exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa. Conclui-se que os Mapas Conceituais na Ciência da Informação podem colaborar com o campo da Organização do Conhecimento. Também pressupõe uma forma de organizar, representar e compartilhar o conhecimento. Os resultados alcançados permitem ampliar esse assunto.

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Biografia do Autor

Maria Rosemary Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Ciência da Informação/UEL

Brígida Maria Nogueira Cervantes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciência da Informação/UNESP

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Publicado

15-10-2012

Como Citar

Rodrigues, M. R., & Cervantes, B. M. N. (2012). Os mapas conceituais para a visualização de conceitos de áreas do conhecimento em unidades de informação <p> Concept maps for visualization of concepts of knowledge in areas of information units. Revista ACB, 18(1), 752–776. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/877

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina