Mundaneum: o trabalho visionário de Paul Otlet e Henri La Fontaine <p> Mundaneum: the Paul Otlet and Henry La Fontaine work viosionary

Autores

  • Valéria Rodrigues de Oliveira Pozzatti Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Adriana Aparecida Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UniRio.
  • Janaína Fernandes Guimarães Polonini Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UniRio.
  • Rossanna dos Santos Santana Rubim Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestranda em estudos literários pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Palavras-chave:

Mundaneum. Classificação do conhecimento. Paul Otlet. Henri La Fontaine.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é traçar breves considerações a respeito do Mundaneum, instituição criada de acordo com a visão de Paul Otlet e Henri La Fontaine, que pretendiam organizar a informação com vistas a dispor conhecimento ao alcance de todos. A partir de uma análise documental, intenciona-se abordar aspectos relativos à gênese, percurso histórico e papel desse museu na contemporaneidade. Foi possível evidenciar o difícil percurso dos idealizadores desse projeto e pontuar os desafios enfrentados na busca pela consolidação da importância da proposta de trabalho da referida instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Rodrigues de Oliveira Pozzatti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), com especialização em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília (2006). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes (2001). Atualmente bibliotecária-documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes, Campus de Vila Velha.

Adriana Aparecida Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UniRio.

Mestranda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Graduada em Biblioteconomia e especialista em Tratamento Informação Científica para Estruturação de Bancos Dados pelo Centro Universitário de Formiga. Atualmente coordenadora das bibliotecas da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

Janaína Fernandes Guimarães Polonini, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UniRio.

Mestranda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Graduada em Arquivologia pela UniRio.

Rossanna dos Santos Santana Rubim, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestranda em estudos literários pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Coordenadora da Biblioteca do Ifes - Campus São Mateus desde 2006. Graduação em Biblioteconomia - UFES. Especialista em Novas Tecnologias na Educação - ESAB. Mestranda em Estudos Literários - UFES (Práticas de leitura)

Downloads

Publicado

09-09-2014

Como Citar

Pozzatti, V. R. de O., Oliveira, A. A., Polonini, J. F. G., & Rubim, R. dos S. S. (2014). Mundaneum: o trabalho visionário de Paul Otlet e Henri La Fontaine <p> Mundaneum: the Paul Otlet and Henry La Fontaine work viosionary. Revista ACB, 19(2), 202–209. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/963