Panorama das pesquisas sobre o padrão de metadados Dublin Core no Brasil <p> Overview of research on the pattern of Dublin Core Metadata Standard in Brazil

Autores

  • Felipe Augusto Arakaki Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Marília
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Marília
  • Rachel Cristina Vesu Alves Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Marília

Resumo

No contexto da expansão da Web, em que diversas áreas se preocupavam com o compartilhamento de recursos informacionais, foi proposto o padrão de metadados Dublin Core. Questionam-se quais foram as contribuições das pesquisas brasileiras referentes ao desenvolvimento do padrão Dublin Core? O objetivo geral é levantar o estado da arte das pesquisas brasileiras sobre o Dublin Core. É uma pesquisa exploratória e bibliográfica de caráter qualitativo que busca identificar o panorama das pesquisas sobre o tema no Brasil. Como resultados, apresentam os trabalhos publicados em artigos de periódicos, teses e dissertações, revelando os estudos teóricos e práticos sobre a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Arakaki, Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Marília

Graduando do Curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Marília. É integrante do Grupo de Pesquisa "Novas Tecnologias em Informação" e Líder da Biblioteca de Estudos e Aplicação de Metadados (BEAM). Têm experiência na área da Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Catalogação, Representação da Informação, Metadados, Padrões de Metadados e Dublin Core.

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Marília

Possui graduação em Biblioteconomia pela UNESP (1980), mestrado em Ciência da Informação pela PUC de Campinas (1983), doutorado em Semiótica e Lingüística Aplicada pela FFLCH/USP (1994) e Livre-docente em Catalogação pela UNESP (2010). Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da FFC/UNESP, na linha de pesquisa Informação e Tecnologia. Vice-Lider do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (GP-NTI) e desenvolve suas pesquisas nas temáticas: Metadados, Catalogação e Tecnologias, Intersemiose Digital, Redes de Informação, Mapa do conhecimento humano.

Rachel Cristina Vesu Alves, Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Marília

Possui graduação em Biblioteconomia (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Ciência da Informação, Pós-Doutorado em Ciência da Informação (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora em R.D.I.D.P. no Departamento de Ciência da Informação, nos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia, na Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília. Desenvolve estudos nos seguintes temas: Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Representação da Informação, Metadados, Padrões de Metadados, Catalogação, Catalogação Automatizada, Interoperabilidade, Dados Abertos, Linked Data, Web Semântica, Web 2.0, Web 3.0, Sistemas de Informação, Banco de Dados, Modelagem conceitual, Sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos, Automação em Arquivos. 

Downloads

Publicado

06-04-2015

Como Citar

Arakaki, F. A., Santos, P. L. V. A. da C., & Alves, R. C. V. (2015). Panorama das pesquisas sobre o padrão de metadados Dublin Core no Brasil <p> Overview of research on the pattern of Dublin Core Metadata Standard in Brazil. Revista ACB, 20(1), 86–97. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/983

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina