ORGANIZAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL GOVERNADOR JORGE LACERDA

Iraci de Fátima Pereira

GiselaMaria Hullen

Resumo

A partir deste trabalho procuramos divulgar a atuação de profissionais em instituições do interior do estado de Santa Catarina como do reconhecimento por parte das administrações públicas e privadas. Apresenta o relato de experiência de organização da Biblioteca Pública Municipal de Itaiópolis - SC, primeiramente vivenciada pela bibliotecária GiselaM. Hullen contratada por esta instituição, dando início ao processo de organização do acervo até então sem qualquer tratamento técnico. Em uma 2ofase com a profissional Iraci de F. Pereira, aprovada em concurso público dando prosseguimento aos trabalhos iniciados na biblioteca e organização do arquivo público.

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa relatar a experiência de organização da Biblioteca Pública Municipal Governador Jorge Lacerda situada na cidade de Itaiópolis, planalto norte catarinense. Com área de 1.244km2, 7o município em extensão territorial, sua população é formada basicamente por descendentes de imigrantes poloneses, italianos e alemães com um número aproximado de 17.500 habitantes, grande parte localizada na zona rural.

A economia é baseada na agricultura, sendo o maior produtor de mel da micro-região; a principal tradição do município é a realização anual da Festado Boi Ralado no Espeto em comemoração a sua emancipação.

OBJETIVOS

• Relatar as atividade desenvolvidas na Biblioteca Pública Municipal Gov. Jorge Lacerda do município de Itaiópolis - SC.
•    Divulgar a produção biblioteconômica do interior do Estado de Santa Catarina
•    Conscientizar organizações e instituições do interior do estado quanto à importância da atuação do profissional em bibliotecas, arquivos e centros de documentação.

HISTÓRICO

A biblioteca foi criada a partir da iniciativa de um grupo de cidadãos residentes na cidade de Itaiópolis no fim da década de 1960, preocupados com o desenvolvimento cultural da cidade. Cada membro contribuía com uma importância em dinheiro para compra de livros até o momento em que a prefeitura municipal decidiu assumir sua administração.

Em 29 de agosto de 1970, foi criada pela lei municipal n° 047/70, , passando a chamar-se Biblioteca Pública Municipal Governador Jorge Lacerda com o objetivo de atender a toda a comunidade.

ORGANIZAÇÃO

A atual administração municipal de Itaiópolis consciente do mau estado de conservação do acervo, decidiu contratar os serviços de um bibliotecário para dar início à organização da biblioteca.

Dando início as atividades foi apresentado um projeto pela bibliotecária Gisela Maria Hullen, desenvolvido de maio de 1993 a fevereiro de 1995.

ATIVIDADES EXECUTADAS

•    Inventário do acervo.
·    Resgate das obras faltantes através de correspondências e anúncios na rádio local.
•    Tratamento técnico - registro, catalogação descritiva, classificação (CDD) e uso da tabela de Cutter.

INFORMATIZAÇÃO

Em prosseguimento às atividades, decidiu-se automatizar os serviços técnicos através da implantação do software MICRO-ISIS, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciências e Cultura - UNESCO, distribuído no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia - IBICT, suprindo assim as necessidades da recuperação da informação.

O desenvolvimento e a implantação da base de dados fundamentaram-se no manual de referência da Associação Catarinense de Bibliotecários - ACB.

A alimentação da base foi realizada através da transcrição dos elementos contidos em planilhas.

TREINAMENTO DE AUXILIAR

·    Leitura de estante.
·    Atendimento ao público.
·    Cadastramento de usuários.
·    Alimentação da base de dados (digitação).
·    Datilografía de bolsos, etiquetas etc.
Todas as atividades foram desenvolvidas efetivamente até fevereiro de 1994, após esta data, foi dado continuidade apenas aos serviços técnicos de catalogação e classificação em forma de prestação de serviços.

Em março de 1995 foi realizado concurso público para a contratação de um bibliotecário permanente a fim de dar continuidade a todas as atividades anteriormente iniciadas na biblioteca.

A bibliotecária Iraci de Fátima Pereira iniciou seus trabalhos em abril do corrente ano, encontrando a biblioteca na seguinte situação;
·    Acervo desordenado.
·    Atraso de devolução de obras emprestadas.
·    Excesso de livros nas estantes entre outras dificuldades.
Após feita a avaliação, foram tomadas as seguintes providências:

ESPAÇO FÍSICO

·    Novo layout, destacando o setor de referências.
·    Leitura de estantes e remanejamento do acervo, devido ao expressivo crescimento do acervo.
·    Colocação de mural para exposição de informações gerais.

SINALIZAÇÃO

  • Ordenação de periódicos (jornais, revistas e folhetos).

EMPRÉSTIMO

  • Recadastramento de usuários com novo modelo de carteira, uma vez que o modelo anterior era de fácil extravio.
  • Resgate de obras através de correspondências e listagens distribuídas em escolas da cidade.
 

ATENDIMENTO

Acesso livre às estantes. Foi observado alto grau de dificuldade de usuários quanto à pesquisa bibliográfica, sendo necessário o auxílio constante da bibliotecária. Futuramente, será realizada, junto aos professores da rede municipal de ensino, orientação bibliográfica.

TRATAMENTO TÉCNICO

•    Indexação de artigos de periódicos.
•    Classificação e catalogação.
•    Alimentação da base de dados, sendo que esta atividade é pouco exercida devido aos equipamentos de automação não estarem localizados na biblioteca.

ADMINISTRAÇÃO

A Biblioteca da Prefeitura Municipal Governador Jorge Lacerda está subordinada à Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, estando atualmente localizada no prédio da prefeitura, Avenida Getulio Vargas, n°308. Seu horário de atendimento corresponde ao do expediente do administrativo.

Está sendo construído um prédio que abrangerá a biblioteca. Neste novo espaço físico, as atividades terão lugares definidos como o cantinho infantil, sala de processamentos técnicos, salas de leitura, guarda-volume, sala de áudio-visuais e setor de empréstimo.

Com esse arranjo físico, a biblioteca proporcionará uma prestação de serviços mais eficaz atendendo as reais necessidades da comunidade, inclusive com a possibilidade de estender suas atividades de atendimento aos sábados.

Criação do Arquivo Público e Histórico de Itaiópolis

Lei ns 016/89, de 22 de fevereiro de 1989.

Em 1993 foi solicitado junto à equipe do Arquivo Público de Santa Catarina orientação técnica sobre organização, avaliação e conservação de documentos do Arquivo Público de Itaiópolis.

A equipe de profissionais do Arquivo Público, de SC orientou os trabalhos de higienização grossa do acervo para embalagem e separação de documentos por ano.

Concluída, a l. fase, e não sendo possível data de retorno, por ambas as partes, o Departamento de Cultura solicitou a bibliotecária que dê continuidade aos trabalhos de organização do arquivo até a próxima visita da equipe do arquivo. Está sendo feito inventário do material e paralelamente está sendo desenvolvido o projeto de organização.

___________

Iraci de Fátima Pereira

 Bibliotecária - Biblioteca Pública Municipal Gov. Jorge Lacerda Itaiópolis -SC

GiselaMaria Hullen

Bibliotecária Chefe - FEJ/UDES Joinville - SC
Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 1, n.1, p. 69-73, 1996.

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.