DIVULGAÇÃO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA FURG NOS MUNÍCIPIOS DE RIO GRANDE, SANTA VITÓRIA DO PALMAR E SÃO JOSÉ DO NORTE
Angélica Conceição Dias Miranda
Jamila Avila Troca
Josiane Fonseca da Cunha
Magale da Silva
Michele Marques Baptista
Resumo
O artigo aborda fatores e características do Curso de Biblioteconomia da FURG, define o conceito de marketing social, expõe a metodologia usada na execução do Projeto, demonstra os resultados obtidos após a divulgação do Curso nos municípios propostos e, por fim, apresenta as considerações finais.Palavras-chave: Curso de Biblioteconomia; Divulgação profissional; Marketing social
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiênciado desenvolvimento e aplicação do Projeto de divulgação do
Curso de Biblioteconomia da FURG, nos municípios de Rio
Grande, Santa Vitória do Palmar e São José do Norte, elaborado
durante a disciplina Técnicas de Marketing, do Curso acima
citado. Visa, num primeiro momento, expor sobre a existência
do curso; após, conceituar marketing social, apresentar a
metodologia do trabalho destacando as atividades realizadas,
resultados obtidos com sua aplicação e, finalmente, tecer as
considerações finais.
2 O CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA FURG
O Curso de Biblioteconomia da FURG foi reconhecido em12/5/1978, através do Decreto nº 81.655, e forma bacharéis em
Biblioteconomia, visando à formação de profissionais aptos a
assumir postura crítica diante da realidade sócio-cultural do
País, sintonizados com a dinâmica do mundo.
Os bacharéis em Biblioteconomia, capacitados mediante a
aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao
longo do curso, são profissionais e especialistas no tratamento
das informações registradas nos diferentes tipos de suportes da
informação.
O curso procura também desenvolver aptidões que
possibilitam o desempenho de outras atividades afins com sua
formação profissional e de sua função de educador e agente de
transformação social.
São oferecidas aos alunos oportunidades de realizar
estágios extracurriculares. Professores e alunos do Curso de
Biblioteconomia da FURG contam com laboratório de
informática aplicada. O ingresso no Curso de Biblioteconomia é
feito através do Vestibular, realizado anualmente. São oferecidas
35 vagas, que são destinadas aos alunos que atingirem a maior
média. O curso é desenvolvido em 4 anos (8 semestres), no
Campus Carreiros, no turno da tarde, o que equivale a 2.970
horas/aula.
2.1 Sobre Marketing Social
Pensar em Marketing é associar a um comércio onde sevisa o lucro. Além desse fator, o Marketing é também vinculado
aos fatores benéficos ligados à satisfação do consumidor,
denominado como Marketing social. Neste, não existe um
produto em si que será comercializado, e sim, idéias, serviços
etc., o que também pode ser considerado como produto. Porém,
este não visa preencher necessidades e anseios do público alvo,
mas sim modificar atitudes e pensamentos.
Ao escutar a palavra Marketing, logo vem à mente a
associação com o comércio e, portanto, com o lucro. Esta é
apenas uma das visões que podemos ter. Se formos capazes de
ampliar horizontes e pensamentos, poderemos vinculá-lo
também a uma função mais social, onde o que se vende são
idéias, tendo como objetivo geral não só a venda de um produto,
mas procurando buscar uma mudança de comportamento por
parte do público alvo.
Kotler apud Amaral (1998), mostra um exemplo de
aplicação de Marketing Social:
Para ele há três diferenças principais entre asA aplicação do presente projeto teve como meta esclarecer
atitudes dos especialistas de Marketing de
Negócios e de Marketing social. Os primeiros se
preocupam em preencher as necessidades e
desejos identificados no mercado-alvo;
preocupam-se com os lucros e por meio de
vínculos de idéias levam ao mercado produtos e
serviços. Os especialistas em Marketing Social
tentam modificar atitudes ou comportamento do
mercado-alvo, não visam o lucro e levam as idéias
à mercado, em lugar de produtos e serviços.
o público alvo, neste caso alunos do terceiro ano do 2ª grau,
sobre a existência do Curso de Biblioteconomia da Fundação
Universidade Federal do Rio Grande, bem como as atividades
do profissional Bibliotecário e sua área de atuação.
2.2 Metodologia
Dentro da metodologia proposta, concomitante às aulasministradas no decorrer da disciplina em questão, foi elaborado,
num primeiro momento, o Projeto de divulgação. A escolha dos
municípios (Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e São José do
Norte) deu-se devido à proximidade e o baixo número de
escolas de 2º grau. Na segunda fase, foram confeccionados
material para distribuir nas escolas a serem visitadas. Aqui é
destacada a participação do Conselho Regional de
Biblioteconomia da 10ª Região, que colaborou patrocinando
folders e cartazes.
Num terceiro momento foram relacionadas as Escolas de
2º grau dos municípios propostos e agendadas as visitas junto à
Direção e/ou ao Serviço de Orientação Educacional e
posteriormente a ida em sala de aula e exposição aos alunos em
questão.
2.3 Escolas visitadas, número de turmas e alunos
Tabela 1: Escolas visitadas, número de turmas e alunos atingidos
Nome da escola |
Número de turmas |
Total de alunos |
Instituto de Educação Juvenal Miller | 04 |
98 |
Colégio São Francisco | 03 |
65 |
Colégio Santa Joana D’arc |
03 |
75 |
Escola Silva Gama |
02 |
37 |
Escola Estadual Silva Paes |
03 |
65 |
Escola Lilia Neves |
04 |
78 |
Colégio Santa Vitória do Palmar |
02 |
70 |
Colégio Estadual Getúlio Vargas |
08 |
248 |
Colégio Estadual Lemos Júnior |
13 |
346 |
Escola Roberto Bastos Tellechea |
02 |
42 |
VI Semana Aberta da FURG* |
400 |
|
Total de alunos visitados durante o projeto |
1524 |
Por meio da tabela 1, pode-se perceber que foram visitadas
10 escolas, sendo 8 públicas e 2 privadas, mais a Semana Aberta
da FURG, totalizando 1.524 alunos do Ensino Médio e possíveis
interessados em ingressar na Universidade.
2.4 Dados dos últimos cinco anos referentes ao Processo Seletivo
da FURG para o Curso de Biblioteconomia 1
Com o objetivo de comparação de dados, seguem osnúmeros de vagas, inscritos, e índices candidato/vaga dos
últimos cinco anos no Processo Seletivo do curso de
Biblioteconomia.
Vale ressaltar que o índice alcançado no Processo Seletivo
2003 da FURG após a execução do Projeto foi o maior da
história do Curso de Biblioteconomia da FURG, seguido pelo
índice do ano de 2000, em que o projeto foi também realizado.
Tabela 2: Últimos índices de vagas, inscritos e candidato/vaga
Ano |
Vagas |
Inscritos |
Candidato/vaga |
1999 |
25 |
68 |
2.72 |
2000 |
25 |
194 |
7.76 |
2001 |
35 |
111 |
3.17 |
2002 |
35 |
159 |
4.54 |
2003 |
35 |
213 |
6.08 |
FONTE: Sistema de Informações Gerenciais - 2002
CPD (Centro de Processamento de Dados – FURG)
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A informação é considerada ferramenta para odesenvolvimento sócio-econômico-cultural. O Curso de
Biblioteconomia tem por meta formar profissionais para
trabalhar nas mais diversas áreas de atuação. Ao usar o conteúdo
desenvolvido em sala de aula na disciplina Técnicas de
Marketing do curso de Biblioteconomia, possibilitou-se fazer
uma ponte entre a teoria e a prática. O desenvolvimento do
Projeto e as visitas realizadas colocaram as autoras diante de
uma comunidade então desconhecida e carente de informações.
Ao mesmo tempo, foram apreendidos conhecimentos teóricos e
também desenvolvida a prática, possibilitando que habilidades
importantes ao profissional bibliotecário fossem colocadas em
prática, entre elas o domínio da palavra oral, técnicas de
exposição de conteúdo como também os contatos mantidos.
Outro aspecto não citado no corpo do trabalho e também
importante, foram as entrevistas dadas aos jornais locais e ao
Programa Bom Dia Rio Grande (RBS- Rio Grande – RS).
Além desses fatores usados como meios, a meta final do
trabalho foi plenamente atingida. Ao analisar a tabela 2,
percebe-se que foi o índice mais alto que o curso de
Biblioteconomia atingiu em sua história. No vestibular de 2000
onde consta 7.76 por vaga, foram cento e noventa e quatro
inscritos. No vestibular 2003 foram duzentos e treze. Vale
destacar que o número de vagas em 2000 era vinte e cinco. Se
continuasse este número, teríamos, na verdade, 8.52 (oito ponto,
cinqüenta e dois) candidatos vagas; porém em 2001, através de
um acordo entre a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a
Comissão de Curso de Biblioteconomia, elevou-se o número de
vagas de vinte e cinco para trinta e cinco.
Outro fato importante a salientar é a forma como as
escolas acolheram o trabalho, mostrando incentivo às
acadêmicas em questão. Desta forma, pode-se dizer que ao
mesmo tempo em que o aluno apreende conhecimentos teóricos,
ele passa a desenvolver uma postura pró-ativa, constatando,
argumentando e certamente tendo uma postura diferente ante
sua realidade.
A idéia é tornar o projeto permanente, registrando-o como
projeto de extensão no Departamento ao qual o curso está
vinculado e, a cada ano, no período que antecede o vestibular,
visitar as escolas de 2º grau dos mesmos municípios e, quem
sabe, ampliar para outros municípios vizinhos.
NOTAS
1 No ano de 1999 foi desenvolvido Projeto de igual teor, na mesma disciplina,ocasionando um grande aumento da demanda. As acadêmicas, ora autoras do
presente projeto, ingressaram no Curso de Biblioteconomia visto tal trabalho
e por isto acreditam na importância da sua continuidade.
REFERÊNCIAS
AMARAL, Sueli Angélica. Marketing: abordagem em unidades deinformação. Brasília: Thesaurus, 1998. 245p.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do
trabalho científico. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1992.214p.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos.
4.ed. São Paulo: Atlas, 1997. - 296p.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento,
implementação e controle. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1998. -
Anexos
Dúvidas mais freqüentes do público durante a execução do Projeto
No decorrer das visitas e com a interação entre o grupo eos alunos, muitas dúvidas surgiam. Veremos então quais foram
as dúvidas mais freqüentes e as respostas dadas pelo grupo a tais
questões.
- Por que o curso é ministrado somente à tarde?
Universidade, pois os cursos noturnos possuem o maior número
de acadêmicos. O nosso quadro de professores também não é
suficiente, ou seja, haveria uma sobrecarga de trabalho, o que
afetaria o desempenho de todos.
- Por que os outros cursos não fazem divulgação
e não seguem o exemplo deste projeto?
conjunto entre acadêmicos e Comissões de Cursos, mesmo
porque a Semana Aberta já faz esse trabalho, embora o contato
não seja tão direto como o nosso caso. Esse projeto surgiu
dentro da disciplina Técnicas de Marketing em Bibliotecas, de
acordo com a dinâmica adotada pela professora responsável pela
disciplina.
- Como está o mercado de trabalho em Rio Grande?
ainda não é reconhecido e as empresas privadas oferecem pouco
espaço a esses profissionais. Devido a este fato, as melhores
oportunidades encontram-se fora de Rio Grande.
- Qual o campo de atuação do profissional bibliotecário?
bibliotecas, o profissional atua junto às empresas, centros de
informação, órgãos públicos, ONG’S, arquivos, museus,
indústrias, auditorias e consultorias, gerenciando redes, sistemas
e unidades de informação, podendo atuar também na Internet,
Intranet e Banco de Dados.
- Qual a média de salário do profissional?
recomenda um piso de 8 salários mínimos ao profissional
bibliotecário.
- Quais as disciplinas oferecidas no curso? Existem disciplinas de outras
áreas?
como: Estatística, Inglês Instrumental, Lingüística, Introdução à
Computação e Literatura. Depois temos as disciplinas técnicas
voltadas especificamente para a formação do bibliotecário:
Desenvolvimento de Coleções, Representação Descritiva e
Temática, Organização de Bibliotecas, entre outras.
- Como funcionam os estágios?
último semestre, mas durante todo o curso o acadêmico pode
optar pela realização de estágios dentro e fora da Instituição,
remunerados ou não.
- Qual o peso das matérias no vestibular para a Biblioteconomia?
pesos menores. Português possui peso 6 para todos os cursos e
as demais matérias possuem todas peso 4.
________________
MARKETING OF LIBRARIANSHIP THE COURSE OF FURG IN THE CITIES OF RIO GRANDE, SANTA VITÓRIA DO PALMAR AND SÃO JOSÉ DO NORTE
AbstractThis article approaches factors and characteristics of the course of
Biblioteconomia of the FURG, it defines the concept of social marketing, it
displays the methodology used in the execution of the present project,
demonstrates to the results gotten after the spreading of the Course in the
considered cities and, finally, it presents the conclusions.
Keywords: Course of Biblioteconomia; Spreading; Social marketing.
______________
Angélica Conceição Dias Miranda
Professora Departamento de Biblioteconomia e HistóriaFundação Universidade Federal do Rio Grande
E-mail: dbhacdm@furg.br
Jamila Avila Troca
Acadêmica em Biblioteconomia 6º semestreFundação Universidade Federal do Rio Grande
E-mail: jamilatroca@bol.com.br
Josiane Fonseca da Cunha
Acadêmica em Biblioteconomia 6º semestreFundação Universidade Federal do Rio Grande
E-mail: bibjosi@furg.br
Magale da Silva
Acadêmica em Biblioteconomia 6º semestreFundação Universidade Federal do Rio Grande
E-mail: bibms@furg.br
Michele Marques Baptista
Acadêmica em Biblioteconomia 6º semestreFundação Universidade Federal do Rio Grande
E-mail: bibmmb@furg.br
Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 7, n. 2, p. 171-179, 2002.
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Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594
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