DIVERSIDADE DA RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES VIA INTERNET NA PESQUISA E ENSINO
Marli Dias de Souza Pinto
Ursula Blattmann
Márcia Silveira Kroeff
Ana Maria Delazari Tristão
Resumo:
Argumenta a diversidade de informações disponibilizadas na Internet tanto para a pesquisa e ensino. Apresenta estratégias ao usuário para lidar com o acervo qualitativo on-line com intuito de realizar suas atividades de busca e recuperação da informação e conseqüentemente ampliando suas competências e habilidades nesse ambiente da informação on-line. Sugere aspectos práticos no gerenciamento de documentos on-line. Recomenda aplicação de critérios de avaliação de documentos para proporcionar o acesso e evitar o excesso de informações. Descreve o uso da Internet em cursos de stricto-sensu Mestrado em Engenharia Civil, Educação Física e Administração.
Palavras-chave:
Recuperação de Informação; Acesso à
informação; Ensino – Uso da Internet; Pesquisa – Uso da Internet;
Internet - Engenharia civil; Internet - Educação
física; Internet - Administração.
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento brasileiro, ou o de qualquer país, está intimamente relacionado com a identificação e a solução de problemas de ordem social, política, econômica, educacional e cultural; neste sentido a democratização da informação é fundamental para exercer a cidadania.
Para a possibilidade de acesso a diferentes fontes de informação,
seja de dados, seja de fatos, é preciso saber organizar sistematicamente
os dados e a informação para a administração de
acervos, em saber recolher e selecionar recursos pertinentes para facilitar
a geração e utilização de informações
e de conhecimentos. Neste cenário, a educação, ou mais
especificamente, o ensino e a pesquisa, permitem esta possibilidade pelo acesso
global e imediato a todo tipo de informação possível
pela conectividade proporcionada pela rede Internet.
O bibliotecário precisa conhecer os diferentes recursos da rede
de computadores e necessita assumir novas funções principalmente
em demonstrar a importância do uso e da recuperação de
informações para a geração e a transmissão
de novos conhecimentos.
No mundo dos negócios bem como no da educação cada
vez mais a Internet é utilizada de modo a dinamizar a informação
on-line no cotidiano. Laudon e Laudon (1999) enfatizam que para permanecer
competitivas, produtivas e prósperas, é preciso educar as pessoas
com o conhecimento necessário e abrangente, buscando sempre solução
apropriadas por meio do acesso e recuperação de informações
relevantes e especificas, utilizando os sistemas de informação
para resolução de problemas organizacionais, além de
enfatizar o ensino de habilidades para o pensamento crítico.
A preocupação com a diversidade de informações
via rede na pesquisa e no ensino remete diretamente para as salas de aula,
que Moran (2001a), especialista no uso de tecnologia, menciona a possibilidade
de a Internet proporcionar saídas, e levanta problemas, como
por exemplo, saber de que maneira gerenciar essa grande quantidade de informação
com qualidade e como encontrar algo significativo.
O objetivo do presente artigo é enfocar a diversidade de informação
na Internet e sua recuperação qualitativa no ensino e na pesquisa.
Visa também apontar a importância de conhecer técnicas
e desempenhar habilidades e competências no gerenciamento de documentos
digitais on-line, saber adotar critérios de avaliação
na seleção das fontes encontradas na rede de computadores. Descreve
três ambientes de pos-graduação strictu sensu, Engenharia
Civil, Administração e Educação Física.
Observa a importância das novas habilidades e competências do
bibliotecário na gestão da informação (recuperação
e acesso) em rede de computadores.
2 DA DIVERSIDADE À QUALIDADE DE INFORMAÇÃO NA
INTERNET
Blattmann e Tristão (1999) salientam que a Internet proporciona:
maior abrangência do potencial do mercado de usuários; custos
reduzidos e velocidade de comunicação com inúmeras bases
de dados; baixos custos de telecomunicação para sites de vendedor;
serviço de atendimento de informações através
do correio eletrônico ou por BBS's (Bulletins Board Systems); melhora
nas opções de entrega de documentos; e, facilidades na publicação
primária e nas pesquisas de texto integral. Pode-se dizer que se torna
fundamental saber quais recursos informacionais estão disponíveis
no formato impresso, digital e on-line; se localizados na própria biblioteca,
ou na Web; identificar e interpretar os resultados em bases de dados para
direcionar ações na busca, acesso e uso da informação.
Ao considerar as relações que possam ocorrem pelo intenso
fluxo de informações via rede de computadores podem ser
destacadas as seguintes expressões:
a) B2B (business-to-business): transações entre empresas (exemplos: EDI, portais verticais de negócios);
b) B2C/C2B (business-to-consumer / consumer-to-business): transações entre empresas e consumidores (exemplos: lojas e shoppings virtuais);
c) B2G/G2B (business-to-government / government-to-business): transações envolvendo empresas e governo (exemplos: EDI, portais, compras);
d) C2C (consumer-to-consumer): transações entre consumidores finais (exemplos: sites de leilões, classificados on-line);
e) G2C/C2G (government-to-consumer / consumer-to-government): transações envolvendo governo e consumidores finais (exemplos: pagamento de impostos, serviços de comunicação); e,
f) G2G (government-to-government): transações entre governo e governo.
As relações entre o emissor e o receptor da informação
ultrapassam as tradicionais fronteiras burocráticas e físicas
ao utilizarem as tecnologias da informação. O ambiente digital
rompe barreiras da distância geográfica, insere a dinâmica
da velocidade na transmissão e provoca novas maneiras de interação.
Estes fatores geram alterações no comportamento referentes à
busca, ao uso, à recuperação e à disseminação
das informações nos diferentes segmentos econômicos, sociais,
culturais e educacionais.
Na sociedade de conhecimento todos estão envolvidos com o aprender
e agir sobre o conhecimento adquirido. Aprender e trabalhar consistem em:
identificar problemas; buscar informação para solucionar o problema
em mãos; filtrar a informação encontrada com critérios
para relevância e pertinência; tirar conclusões que sejam
válidas e justas; comunicar as conclusões a terceiros em linguagem
clara e sucinta. Este será o diferencial para sobrevivência profissional
e pessoal. Ensinar aos estudantes como aprender e como trabalhar é
a mais importante missão da instituição educacional.
Moran (2001a) menciona que na Internet existem vários tipos de aplicações
educacionais: de divulgação, de pesquisa, de apoio ao ensino
e de comunicação. A divulgação pode ser institucional
- a escola mostra o que faz -, ou particular - grupos, professores ou alunos
criam suas home pages pessoais, com o que produzem de mais significativo.
A pesquisa pode ser feita individualmente ou em grupo, ao vivo - durante
a aula - ou fora da aula, pode ser uma atividade obrigatória ou livre.
Nas atividades de apoio ao ensino pode-se conseguir textos, imagens, sons
do tema específico do programa, utilizando-os como um elemento a mais,
junto com livros, revistas e vídeos. A comunicação se
dá entre professores e alunos, entre professores e professores, entre
alunos e outros colegas da mesma ou de outras cidades e países. A
comunicação ocorre com pessoas conhecidas e desconhecidas, próximas
e distantes, interagindo esporádica ou sistematicamente.
Ao professor cabe facilitar o aprendizado e não prescrevê-lo.
Aprender torna-se um processo em evolução, ao invés de
um conjunto prescrito de tarefas; e, no relacionamento do professor com o
aluno, o papel do professor muda de autoridade que sabe tudo para o de facilitador,
conselheiro e guia (HEIDE; STILBORNE, 2000).
Conforme coloca Moran (2001b) a tecnologia pode ser útil para integrar
tudo que se observa no mundo, necessita-se, portanto, realizar reflexões
sobre este meio de comunicação. A tecnologia permite trazer
conteúdos de forma ágil e devolvê-los de novo ao cotidiano,
possibilitando a interação entre alunos, colegas e professores.
Desta maneira, pode-se dizer que, as novas tecnologias da informação
e comunicação são um meio para o acesso e a construção
do conhecimento.
Cada vez mais as diversas fontes são disponibilizadas no formato
digital na rede de computadores. Entre os exemplos está o Portal de
Periódicos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior - CAPES (http://www.periodicos.capes.gov.br
), que disponibiliza para os pesquisadores das universidades brasileiras;
por exemplo, em agosto de 2004, o acesso facilitado para mais de 8.000 títulos
de periódicos científico-tecnológicos on-line na íntegra
nas diversas áreas do conhecimento. Por um lado, facilita o acesso
aos incluídos digitais; por outro lado prejudica as coleções
de periódicos das universidades públicas federais brasileiras.
Esta temática de acesso e uso precisa ser amplamente discutida em diferentes
fóruns e também necessária realizar pesquisas referentes
ao real uso, as necessidades, a satisfação e os custos implícitos
nesse processo. Caso contrário a exclusão digital e social
será cada vez maior .
A questão para os bibliotecários está em saber como
usar os recursos informacionais indiferente do suporte (papel, eletrônico
ou on-line), suavizar o processo de busca recuperação
de documentos eletrônicos disponibilizados e acessíveis na rede
de computadores para dar suporte no ensino e na pesquisa.
2.1 Estratégias para recuperação e acesso de
Informação
Chagas, Arruda e Blattmann (2000) especificam o processo de busca e recuperação
da informação. Este ocorre a partir do momento da formulação
da pergunta sobre o tema e a escolha das palavras-chave. O uso de ferramentas
como tesauros para delimitação dos termos, consultar catálogos
de bibliotecas (catalográfico ou bibliográfico on-line),
utilizar estratégias de busca, delimitar e escolher técnicas
de busca, permitem ao bibliotecário interagir mais positivamente e
minimizar frustrações que possam existir na obtenção
de documentos. Os erros mais comuns na formulação da estratégia
de busca on-line são: as pronúncias incorretas e de digitação;
péssimas descrições para limitar termos ou conceitos;
questões muito amplas ou específicas; falta do uso de sinônimos
adequados.
Cuidados são necessários ao utilizar a Web como fonte de
pesquisa, como: ter critérios de avaliação do documento
de hipermídia para detectar se a informação é
fidedigna e que tipo de informação está sendo oferecida:
negócios, lazer, governamental, pesquisas recentes, comunidades eletrônicas
(grupos de discussões, informativos dirigidos), e eventos. Cabe lembrar
que a Web não possui cobertura total e nem substitui a revisão
de artigos pelos pares, mas ajuda significativamente na realização
de buscas e pesquisas tanto acadêmicas como comerciais.
Atividades como o treinamento individual ou em grupo de usuários
dentro da própria biblioteca para o acesso a informação
on-line; a criação de tutoriais para disseminar de maneira simples
e objetiva a utilização desses recursos são práticas
incorporadas gradativamente em bibliotecas, como visto em portais da Biblioteca
Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (http://www.bu.ufsc.br) e tutoriais com
orientação para pesquisa e normalização (http://www.bu.ufsc.br/tutoriais.html
); a Universidade de São Paulo – com o portal do Saber (http://www.saber.usp.br/ ) e o Sistema
de Biblioteca – Sibi (http://www.usp.br/sibi/home.htm
) e o respectivo tutorial (http://www.sibi.usp.br/sibi/biblioteca/revista/tutorial/index.html
); a biblioteca da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (http://www.unicamp.br/bc/ ).
Entre as habilidades que os bibliotecários necessitam possuir para
atender as necessidades informacionais dos usuários estão: a)
dominar corretamente as técnicas da biblioteconomia; b) preferencialmente
conhecer as áreas do conhecimento, incluindo as fontes e os canais
de informação disponíveis; e, c) utilizar adequadamente
a psicologia das relações humanas, principalmente ao tocante
ao que se refere preparar o usuário para possíveis frustrações.
Cendón (2001) enfoca que é necessário conhecer as
ferramentas de busca na Web, pois o mundo dos serviços de busca é
complexo e volátil. Detalha que as características específicas
de cada ferramenta, o tipo, o número e a qualidade dos recursos recuperados
através de seu uso, podem variar enormemente. Salienta que, para obter
melhores resultados na busca de informações, o primeiro passo
é entender as peculiaridades dos diferentes tipos de ferramentas de
busca na Web.
Neste sentido, necessita-se consultar a documentação dos
recursos de recuperação de cada ferramenta para um uso eficiente
e eficaz. Céndon (2001) sugere sites que publicam artigos sobre as
ferramentas de busca na Internet e tabelas comparativas de características
dos motores.
Cabe lembrar que a Internet está em constante evolução.
Determinadas ferramentas e determinados recursos sofrem alteração
de endereços, outros são absorvidos por empresas, e ainda existem
muitos que não conseguem se manter neste mercado altamente competitivo
e sem fronteiras, neste caso logo desaparecem. Recomenda-se, portanto que
sejam observados os aspectos práticos no gerenciamento de documentos
digitais on-line.
2.2 Gerenciamento e critérios de avaliação de
documentos digitais online
A importância de registrar os fatos ocorridos durante a pesquisa
realizada na Internet, destacam Blattmann e Tristão (1999), ocorre
devido às informações serem voláteis no mundo
Web. Isto significa que o pesquisador pode encontrar determinada informação
num momento e em outro não devido à: alteração
do endereço do servidor/provedor de informação;
retirada do documento em determinado endereço; limitação
de acesso ao documento; e, exclusão do documento na Internet.
Cabe ao bibliotecário, neste cenário, conhecer a infraestrutura
da rede de computadores disponíveis em sua área de atuação
e saber utilizar os equipamentos e entender a compatibilização
dos softwares aplicativos que necessita para acessar e recuperar a informação.
Isto implica desde a escolha do navegador (browser) de páginas de hipermídia,
os recursos de transferência de arquivos até o gerenciador de
mensagens eletrônicas, para atender as demandas de seus usuários.
A qualidade dos arquivos de documentos obtidos na Internet, necessita de
critérios de avaliação, sendo consenso para autores como
Blattmann e Tristão (1999), Cendón (2001), Ohira, Schenkel,
Silveira (2003), Lopes (2004). Estes autores apresentam critérios que
envolvem: autoridade; escopo; cobertura/conteúdo; público-alvo;
propósito da informação; acesso/endereço do documento;
corpo editorial; e atualidade.
A aplicação de critérios de avaliação
de documentos propicia um efeito qualitativo no acesso da diversidade, no
sentido de evitar o excesso de informações conhecido como sobrecarga
informacional (information overload).
Sobre o uso da diversidade de informações da Internet com
qualidade, resgata-se, a seguir, o contexto descrito no ensino e na pesquisa
em cursos de pós-graduação stricto sensu nas áreas
de conhecimento de Engenharia Civil, da Educação Física
e da Administração.
3 INTERNET NA PESQUISA E ENSINO
As diferentes experiências realizadas no uso da Internet no decorrer
de 2001 possibilita uma visão da aplicação dos recursos
no ensino e na pesquisa. Esclarece, aos envolvidos no processo de aprendizagem,
a importância da investigação acadêmica e tecnológica
e o uso metodológico (sistemático) da informação
existente na rede de computadores sob enfoque da diversidade no acesso e na
recuperação de documentos eletrônicos.
3.1 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Este caso ocorreu no âmbito do programa de pós-graduação
em engenharia civil da Universidade Federal do Espírito Santo- UFES,
na disciplina “Introdução à dissertação”,
na qual um dos objetivos é ensinar ao aluno como fazer pesquisa bibliográfica
e localizar as fontes de informação da área de construção
civil por meio da rede de pesquisa Internet.
Iniciou-se com uma aula introdutória sobre a rede de pesquisa Internet
(histórico, evolução da rede, terminologia e vocabulário)
para os que não estão familiarizados. Nela aprendemos a conhecer
e usar as principais ferramentas de busca, bem como a elaborar estratégias
de busca utilizando-se a álgebra booleana através dos operadores
AND, OR, NOT. Fazemos pesquisa livre, em vários programas de busca.
Num primeiro momento solicitou-se que toda comunicação e
entrega de trabalhos parciais fosse feita pela Internet via correio eletrônico,
com o objetivo de estimular o uso da rede.
Os alunos que não são usuários de computadores e da
rede Internet sentem-se marginalizados no processo e rapidamente buscam maneiras
de se inteirar e de se integrar ao grupo de internautas.
O professor procura reconhecer as competências e habilidades dos
alunos logo no início das aulas para que contribuições
possam ser dadas para a disciplina em curso. Caso o aluno seja um expert em
informática e em pesquisa na Internet, o professor solicita a este
aluno para auxiliar e compartilhar com os colegas a sua experiência,
enriquecendo, desta forma, o processo de troca de conhecimentos e de ensino/aprendizagem.
As estratégias de busca, de temas gerais para mais específicos,
delimitado em sites da área de construção civil, buscar
por palavras-chave, com base no uso do vocabulário controlado de banco
de dados da área, por exemplo o American Society Civil Engineering
– ASCE (www.asce.org/) facilita na obtenção
de resultados positivos.
Para evitar-se problemas de dispersão e para centrar as aulas nos
sites mais úteis, as pesquisas são conduzidas a partir da home
page construída pelo professor, intitulada Guia de Sites Úteis
na Internet para a Construção Civil (TRISTÃO ; ABRANCHES,
1998) - disponível no endereço URL: http://www.ufes.br/~itufesnt. Nesse
ambiente tem-se links de vários categorias de informação
tais como: associações de classe, bibliotecas virtuais, ferramentas
de busca, entidades normativas no mundo, órgãos gestores e de
fomento à pesquisa no Brasil.
No transcorrer das aulas são apresentados aos alunos alguns sites
que disponibilizam textos técnico-científicos na íntegra,
dentre eles a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC que no âmbito
do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
( www.eps.ufsc.br), para teses e dissertações
a partir de 1995.
Mostra-se como acessar os catálogos das principais bibliotecas do
país e do exterior, tais como as bibliotecas da UFRGS – www.sabi.ufrgs.br
, bem como os catálogos das principais entidades normalizadoras no
Brasil e no mundo, dentre elas a ABNT (www.abnt.org.br)
, a ASTM (www.astm.org) e a ISO (www.iso.ch).
Destaca-se os serviços de entrega de documentos disponíveis
como o COMUT (http://www.ct.ibict.br:8000/comut/html/),
UNCOVER (http://uncweb.carl.org/), os
órgãos de fomento a pesquisa no Brasil tais como a CAPES (www.capes.gov.br) e CNPq (www.cnpq.br).
Ao tratar-se de referências bibliográficas e citações
bibliográficas, além de se basear nas normas técnicas
da ABNT, apresentam-se trabalhos na Internet de como elaborar referências
bibliográficas de acordo com as normas, tais como os sites da Biblioteca
Universitária da UFSC (www.bu.ufsc.br)
e como referenciar documentos eletrônicos nos sites (www.eca.usp.br/prof/sueli/index.html
e www.elogica.com.br/users/gmoura//refere.html).
Após a apresentação dos trabalhos de pesquisa, os
alunos reconhecem a importância e utilidade da Internet como ferramenta
de pesquisa científica e de fonte de informação
diversa, uma vez que a mesma congrega virtualmente todas as universidades
do planeta, as instituições de ensino e pesquisa, bases de dados,
bibliotecas, museus, etc.
3.2 Programa de Pós-Graduação na Educação Física - UDESC CEFID
Especificamente para a área de Educação Física,
no Brasil recomenda-se o acesso a quatro sites:
a) Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Desportiva - SIBRADID – que coleta, indexa, armazena e dissemina a produção científica em língua portuguesa, nas áreas de ciências do esporte, educação física, motricidade humana e assuntos correlatos. URL: http://www.sibradid.eef.ufmg.br
b) Centro Esportivo Virtual - CEV- localizado na URL: http://www.cev.org.br, onde o pesquisador poderá encontrar links selecionados, legislação brasileira da área, revistas, teses e dissertações, listas de discussões, além de eventos referente a este campo do conhecimento.
c) Núcleo Brasileiro de dissertações e Teses em Educação Física e Esportes- NUTESES, URL: http://www.nuteses.ufu.br/, que disponibiliza o resumo das dissertações e teses da área, defendidas no Brasil. Cópia dos trabalhos na íntegra podem ser solicitadas e adquiridos mediante pagamento, através do e-mail: teses@ufu.br
d) Conselho Federal de Educação Física - CONFEF - http://www.confef.org.br - apresenta informações sobre legislação, os conselhos regionais de educação física, vínculos importantes nesta área do conhecimento.
Em âmbito internacional sugere-se uma visita ao The Virtual Resource
Centre for Sport Information - SIRC - URL: http://www.sirc.ca
onde o pesquisador poderá acessar textos, bases de dados, links relacionados
ao mundo esportivo. Ligado ao SIRC está a International Association
for Sport Information – IASI, responsável pela base de dados SPORT
DATABASE, que engloba variados temas relacionados ao esporte, e indexa periódicos,
livros, anais, dissertações e teses, boletins, relatórios
e material audio- visual, dentre outros. Esta base de dados geralmente é
acessada via DIALOG (disponível nas bibliotecas), e normalmente é
paga. Esta base de dados também se encontra em CD- ROM com o nome de
SPORT DISCUS).
O Autralian Sports Commission – AUSPORT, URL: http://www.ausport.gov.au, apresenta
informações sobre esportes e principalmente sobre as próximas
olimpíadas, em Sidney (Austrália).
Sugere-se aos pesquisadores consultar algumas bibliotecas virtuais, que
apresentam seu acervo e serviços informatizados (em parte ou na íntegra).
3.3 Programa de Pós-Graduação na Administração
- UFSC
No Programa de Pós Graduação de Administração
da Universidade Federal de Santa Catarina, disciplina Produção
do Conhecimento Científico, oferecida no segundo semestre de 2000,
entre seus principais objetivos está o de propiciar subsídios
na recuperação de informações na Internet para
o desenvolvimento da Dissertação de Mestrado. Para este tipo
de trabalho, a Internet é uma grande aliada na busca de informações,
pois possibilita o acesso a inúmeras fontes de pesquisas científicas,
tais como: Bases de Dados, Instituições, e a Organismos de Pesquisa,
no caso específico da Administração e suas subdivisões.
O enfoque priorizou os procedimentos de pesquisa e ensino on-line, requisitos
de manuseio de tecnologias, habilidades de pesquisa na WEB, alguns Diretórios
da área da Administração e novos mecanismos de busca.
Entre os itens apresentados, o que suscitou maior número de questionamentos
estava relacionado com habilidades de pesquisa na WWW. Sendo a Administração
subdividida em sub-áreas tais como: Marketing, Recursos Humanos, Vendas,
Produção e Finanças, foi enfatizada a necessidade da
correta utilização das palavras chaves (termos técnicos)
em combinação com a lógica booleana.
Utilizou-se o Laboratório de Informática do Curso; a atividade
prática dos alunos consistiu em busca no site da Biblioteca da UFSC
(http://www.bu.ufsc.br/), sobre todos
os recursos disponíveis para a pesquisa e ensino em Administração.
Um dos fatores que assegura a qualidade das informações da
Internet, colocado pela professora, foi o acesso à sites de instituições
acadêmicas, organismos governamentais, empresas idôneas, dentro
outras, que visam resguardar a credibilidade das informações,
como por exemplo: o megaportal de universidades http://www.megaportal.pro.br., com
referências para as instituições do ensino superior.
Com relação à Normalização, o site (www.sabenormas.com.br) atende a
todas questões ao disponibilizar normas técnicas nacionais e
internacionais fornecidas pelas principais entidades Normativas, já
que todos alunos conhecem e utilizaram as Normas da Associação
Brasileira de Normas Técnicas- ABNT (www.abnt.org.br ), constante do site (http://www.bu.ufsc.br ).
Entre outros recursos, utilizou-se o serviço de Bases de Dados a
para Administração ABI Inform - Business Periodicals On line,
que possui artigos de mais de 500 periódicos de Administração
e de áreas correlatas com texto completo e também a Wilson Social
Science Abstratcs.
Como fonte de pesquisa cientifica em páginas americanas, o Scirus,
foi apresentado como importante fonte de referência, tendo ainda a vantagem
de poder ser acessado por áreas de interesse; seu endereço é
(http://www.scirus.com/). Assemelha-se
ao Projeto Prossiga Brasil (http://www.prossiga.br/prossigabrasil/).
A diversidade e a rapidez de informações coloca os periódicos
científicos como fonte imprescindível para o ensino e pesquisa,
pela sua publicação no momento do evento. Na área
de Administração os seguintes endereços foram disponibilizados:
Revista de Administração Pública http://www.fgv.br/
Revista de Administração de Empresas http://www.rae.br/
Revista de Administração http://read.adm.ufrgs.br
No levantamento bibliográfico, os resumos (abstracts) e outros textos
completos, internacionalmente, podem ser acessados, entre outros, pelo American
Society for Public Administracion ( http://www.aspanet.org),
e nacionalmente a Associação Nacional dos Programas de Pós
Graduação em Administração- ANPAD (http://www.anpad.org.br).
Com relação aos instrumentos de busca utilizados, estes foram
a Multimeta (http://www.multimeta.com/)
e a miner3D ( http://miminer3D.com); as
mesmas oferecem buscas simultâneas nas principais ferramentas da rede,
entre elas: o Altavista, Lycos e Yahoo. Tendo ainda o miner3D apresentação
em blocos coloridos, em 3D.
A ênfase sobre a volatilidade das informações on-line
foi assunto tratado também, requisito indispensável para a comprovação
das fontes bibliográficas, para tanto, estes devem ser armazenadas
em meio magnético e/ou impressas, pois no caso de comprovação
poderão não ser mais resgatados na página da Internet.
Ao término da disciplina houve manifestação dos alunos
sobre a relação do ensino e pesquisa, que pode ser traduzida
como um processo educacional dinâmico que envolve o professor, o aluno
na busca de uma visão compartilhada, sendo que ao professor não
cabe mais assegurar o conhecimento, porém garantir sua produção,
agindo como facilitador e motivador do processo.
4 CONCLUSÃO
A ampliação do uso e o reconhecimento da importância
da Internet nos processos de ensino aprendizagem se caracteriza como um elemento
crucial para o desenvolver da ciência e tecnologia favorecendo o desenvolvimento
da sociedade em diferentes aspectos, sejam eles educacionais, econômicos,
culturais, sociais e políticos.
Em diferentes etapas do processo de aprendizagem as informações
disponíveis na Internet precisam ser consideradas pelos professores
nos diversos níveis, seja no ensino, no ambiente empresarial e no âmbito
da pesquisa (técnica ou científica).
Acompanhar a evolução dos meios - recursos tecnológicos
sejam eles os hardwares e softwares - é um caminho para acessar a diversidade
da informação existente na rede de computadores.
Reconhecer os recursos disponíveis da Internet tais como realizar
pesquisas em: catálogos de bibliotecas, diretórios de pesquisa,
mecanismos de busca, listas de discussões, endereços de instituições
de pesquisa e ensino são facilitadores na busca da informação.
Entender as mudanças dos suportes das diferentes fontes de informações
que estão migrando do formato físico para o digital provoca
alterações no ambiente do uso da informação. Saber
operacionalizar os recursos é somente uma etapa do processo, cabe
mencionar que o uso das fontes digitais on-line, tais como livros, normas
técnicas, guias, atlas, mapas, dicionários, enciclopédias,
revistas técnico-científicas, entre outros, envolve a importância
do reconhecimento e discernimento destes recursos para um uso eficiente e
eficaz.
Ao considerar que ainda existem deficiências da infraestrutura da
rede de computadores, isto é, diferentes velocidades de transmissão
de dados, diferenças entre compatibilidades entre os requisitos de
hardware e software, na padronização de formatos de intercambio
de arquivos e respectivas características técnicas, cabe ao
bibliotecário exercer o papel de mediador destes ambientes para facilitar
ao usuário da informação o uso da diversidade com
a qualidade para poder permanecer neste ambiente competitivo.
Enquanto não forem delineadas claramente políticas de preservação
e de acesso à informação digital em redes de computadores,
cada iniciativa será importante para criar-se uma cultura desse novo
fazer, desse novo pensar de um novo criar e inovar.
Na perspectiva de trabalho conjunto, compartilhado, professor e alunos
contribuem para que a home page do professor seja mais completa através
da inclusão dos novos sites descobertos e passa ser de responsabilidade
de todos mantê-la atualizada, pois a mesma de uma certa forma estrutura
nas suas diversas categorias de informação o que é mais
importante no processo de pesquisa bibliográfica para os alunos e o
professor.
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2., 2003, Florianópolis. Anais... Florianópolis : ACB, 2003.
Disponível em: http://www.ciberetica.org.br/anais.php
Acesso em: 08 dez. 2003.
TRISTÃO, Ana Maria, ABRANCHES, Giovani do Nascimento. Guia de Sites
Úteis na Internet para a Construção Civil. In: ENCONTRO
NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 1998, Florianópolis.
Anais ... Florianópolis: Associação Nacional de Tecnologia
do Ambiente Construído, 1998. V.2.
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INTERNET INFORMATION RETRIEVAL DIVERSITY FOR RESEARCH AND TEACHING
Abstract: Argue about the information diversity disposable in
the Internet for researching and teaching. Presents strategies for the user
to deal with information on-line quantity with intention to reach through
activities and increase ability and competencies to recovery and access information.
Give some examples about practical steps to deal with on-line document management.
It recommends evaluation criteria for documents to provide access and to prevent
the information overload. Describes internet use at three masters courses
(stricto-sensu) Civil Engineering, Physical Education and Business Administration.
Keywords: Information retrieval; Information access; Internet -
Education; Internet – Research; Civil engineering; Sport Science.
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Marli Dias de Souza Pinto CRB-14/603
Doutora em Engenharia de Produção no Programa de Pós
Graduação em Engenharia de Produção – Universidade
Federal de Santa Catarina UFSC
Professora no Centro de Educação Superior - UNICA - www.unica.fesag.br E-mail: marli_dias@unica.br
Ursula Blattmann CRB 14/430
Doutora em Engenharia de Produção - UFSC
Professora no Departamento de Ciência da Informação
- UFSC E-mail: ursula@ced.ufsc.br
Márcia Silveira Kroeff
Doutora em Comunicação - ECA/USP Mestre em Biblioteconomia
- PUCCAMP
Professora no Departamento de Recursos Humanísticos e Metodológicos
do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade
do Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC- www.udesc.br E-mail: d2msk@pobox.udesc.br
Ana Maria Delazari Tristão
Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Engenharia
Civil - UFSC
Mestre em Engenharia de Produção - UFSC E-mail: amdt@floripa.com.br
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 9, p. 143-154, 2004.
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