Sobre a Revista

Foco e Escopo

Revista ACB é uma publicação de fluxo contínuo de trabalhos inéditos relacionados na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, abrangendo especificamente a Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia, Museologia e Documentação, ou textos que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre atividades relacionadas ao Movimento Associativo (classe dos bibliotecários).

Comissão Editorial da Revista da ACB aceita para publicação trabalhos considerados originais, no idioma português, inglês, espanhol e francês como artigos, relatos de experiências, entrevistas, palestras, conferências, resenhas, entre outros.

Estes trabalhos serão encaminhados aos membros do Conselho Editorial e avaliadores ad hoc, pelo menos dois, para avaliação.

Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, com respectivos critérios de avaliação a serem observados pelos avaliadores (Comissão Editorial ou ad hoc).

 

Política de verificação e combate ao plágio.

Em respeito à ética científica, a Revista ACB adota uma política de tolerância zero ao plágio. No que concerne à prática, caso informada ou detectada, a Revista ACB segue as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) e de seus fluxogramas, disponíveis em http://publicationethics.org/resources/flowcharts.

Qualquer suspeita de plágio – incluindo nessa categoria também a republicação de texto sem comunicação prévia ao Corpo Editorial da Revista ACB e sua anuência – deve ser comunicada ao Corpo Editorial da Revista ACB para que seja averiguada e, caso comprovada, tomadas as providências cabíveis.

Qualquer pessoa – autor, leitor ou parecerista – que suspeite da ocorrência de plágio dentro do periódico deverá entrar em contato conosco através do e-mail: contatorevistaacb@gmail.com

Processo de Avaliação pelos Pares

Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a Revista ACB.

A Comissão Editorial de cada número se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores.

As provas tipográficas não serão enviadas aos autores.

Os artigos publicados na Revista ACB podem ser impressos, total ou parcialmente, desde que seja obtida autorização expressa da direção da Comissão Editorial da Revista ACB e do respectivo autor, e seja consignada a fonte de publicação original.

A Revista ACB não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos artigos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Dimensões do texto

Os textos a serem apresentados poderão ter a forma e dimensões, baseadas na norma ABNT 6022/2003, a ser inseridas nas seguintes seções da Revista ACB:

a - Relato de pesquisa - artigo sobre pesquisa bibliográfica, documental ou experimental, concluída ou em andamento - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A-4 margens 2 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

b - Artigo de opinião - texto opinativo com respaldo teórico - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A-4 margens 2 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

c - Ensaio - artigo teórico sobre determinado tema - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A-4 margens 2 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

d - Revisão de literatura - levantamento do estágio atual de determinado assunto, consideradas de importância para divulgação e, fundamentação bibliográfica na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação - máximo 15 laudas configuração da página tamanho A-4 margens 2 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

e - Relato de Experiências - didáticas e trabalhos de bibliotecários, professores e de estudantes de Biblioteconomia - poderão ser incluídos roteiros sistematizados pautados na estrutura de artigo científico - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A-4 margens 2 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

f- Resenhas - comentário crítico de livros, dissertações e teses - máximo 4 laudas (preferencialmente obras recentes), configuração da página tamanho A-4 margens 2 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

g - Artigo de palestras- texto oriundo de palestras apresentadas em eventos da área - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A-4 margens 2 cm (esquerda, direita, superior e inferior).

 

Periodicidade

Volume anual na modalidade de publicação continuada ou fluxo contínuo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

Esta revista proporciona acesso público gratuito a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

 

Datas importantes para a Revista ACB

Comunicamos aos leitores, autores, avaliadores e editores que o Volume Anual da Revista ACB é de fluxo contínuo. Assim, a Equipe Editorial receberá os manuscritos em período atividades da Associação Catarinense de Bibliotecários - ACB. Dessa forma, quando há recesso da ACB, os editores entrarão em recesso também.

Para o processo de editoração são utilizadas as seguintes etapas:

  1. a) recepção de textos;
  2. b) análise de adequação com os critérios da RACB;
  3. c) verificação de plágio;
  4. d) avaliação;
  5. e) comunicação ao(s) autor(es) sobre a avaliação e respectivos ajustes quando houver;
  6. d) revisão editorial;
  7. e) edição (preparo dos originais - formatação);
  8. f) publicação.

A recepção de submissões fica aberta o ano todo. Sem interrupções. Todavia, no período de recesso da ACB o fluxo de avaliação e demais ações do processo de avaliação também é suspenso.

Aos autores sugerimos acompanhar a divulgação do evento via lista de discussão da ACB - acbsc@googlegroups.com (veja mais detalhes na página da ACB - http://www.acbsc.org.br).

Demais informações verificar o item Sobre http://www.revista.acbsc.org.br/index.php/racb/about

 

Indicadores Qualis - CAPES

CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS - QUADRIÊNIO 2017-2020

Área de Avaliação: COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

Revista ACB - ISSN 1414-0594

QUALIS A4

Área de Avaliação: ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA

Revista ACB - ISSN 1414-0594

QUALIS A4

Área de Avaliação: ARTES

Revista ACB - ISSN 1414-0594

QUALIS A4

Área de Avaliação: EDUCAÇÃO

Revista ACB - ISSN 1414-0594

QUALIS A4

Área de Avaliação: HISTÓRIA

Revista ACB - ISSN 1414-0594

QUALIS A4

Área de Avaliação: INTERDISCIPLINAR

Revista ACB - ISSN 1414-0594

QUALIS A4

Área de Avaliação: LINGUÍSTICA E LITERATURA

Revista ACB- ISSN 1414-0594

QUALIS A4

Área de Avaliação: PSICOLOGIA

Revista ACB - ISSN 1414-0594

QUALIS A4

Link de consulta:

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

____________

A Revista ACB consta no Portal de Periódicos CAPES -
Qualis - a partir da avaliação Trienal 2004 a 2006 / 2010 / 2012 http://www.periodicos.capes.gov.br/.

No sistema de avaliação adotado pela CAPES, conhecido como Qualis - http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaPeriodicos.faces , obtivemos a seguinte qualificação :

Ano Base

Ano Base - 2015 (janeiro):

B2 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I

B2 INTERDISCIPLINAR

B3 EDUCAÇÃO

B3 ENSINO

B4 LETRAS / LINGUÍSTICA

B4 PSICOLOGIA

B4 SOCIOLOGIA

B5 EDUCAÇÃO FÍSICA

B5 ENGENHARIAS III

 

 

Ano Base 2014 (outubro):

B2 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I

B2 INTERDISCIPLINAR

B3 EDUCAÇÃO

B3 ENSINO

B4 LETRAS / LINGUÍSTICA

B4 PSICOLOGIA

B4 SOCIOLOGIA

B5 EDUCAÇÃO FÍSICA

B5 ENGENHARIAS III

 

 Ano Base fevereiro 2010:

B3 EDUCAÇÃO

B4 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I

B4 INTERDISCIPLINAR

B4 LETRAS / LINGUÍSTICA

B5 EDUCAÇÃO FÍSICA

B5 PSICOLOGIA

 

 Ano Base 2008:

B3 EDUCAÇÃO

B4 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I

B4 INTERDISCIPLINAR

B4 LETRAS / LINGUÍSTICA

B5 EDUCAÇÃO FÍSICA

B5 PSICOLOGIA

 

 Ano base 2007:

B 4 - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I

B 4 - INTERDISCIPLINAR

B 4 - LETRAS/LINGUISTICA

B 5 - EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 Ano base 2006:

B Nacional - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I

B Nacional - MULTIDISCIPLINAR

C Nacional - EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Indicadores H e G

A Revista ACB possui como referência o índice Hirsch de H - 6, e o Índice Egghe de G-9, formulado a partir do Google Acadêmico, em setembro de 2011. Veja mais sobre esses indicadores internacionais no Harzing http://www.harzing.com/resources.htm#/pop.htm .

 

O endereço físico da Revista ACB é:

ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE BIBLIOTECÁRIOS

Av. Josué di Bernardi, 239, Ed. Jowi, sala 302 Campinas - São José - Santa Catarina CEP 88101-200 - Brasil