Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista técnico e científica; não sendo o caso, justificar em "Comentários ao Editor".

    The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word 2003, RTF . The submission file is in Microsoft Word 2003, RTF document file format.
  • Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.ubc.ca) estão ativos.

    When available, the URLs to access references online are provided, including those for open access versions of the reference. The URLs are ready to click (e.g., http://pkp.sfu.ca).

  • O texto está em espaço entrelinhas 1,5cm; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

    The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.

  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Diretrizes do autor, encontradas na seção "Sobre" a revista. A seção da revista é revisada pelos pares, a identificação do autor removida, e "autor" e "ano" foram usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de nomes de autores, títulos, etc. O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word. The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines, which is found in About the Journal.
  • A entrada de metadados é de resposabilidade do Autor. Por favor verifique cada campo (inclua demais autores quando for o caso e observe a ordem conforme a autoridade no texto final). Especial atenção para Afiliação (instituição a qual está relacionado) e Biografia (breve informação referente a formação acadêmica e profissional). Todos os metadados são fundamentais para a disseminação e recuperação do texto em outras plataformas de arquivos abertos.
  • Entrada de co-autores: indicar o primeiro autor como a pessoa principal responsável pela obra. Solicitar autorização, no caso de co-autores, referente a publicação do documento.

Diretrizes para Autores

Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a Revista da ACB.

A Revista ACB não cobra do(s) autor(es) qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação de artigos, resenhas ou qualquer outro texto publicado.

A Comissão Editorial de cada número se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores.

As provas tipográficas não serão enviadas aos autores.

A revista ACB não oferecerá revisão dos textos, devendo a mesma ficar ao encargo dos autores.

Os artigos publicados na Revista da ACB podem ser reimpressos, total ou parcialmente, desde que seja obtida autorização expressa da direção da Comissão Editorial da Revista da ACB e do respectivo autor, e seja consignada a fonte de publicação original.

A Revista da ACB não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos artigos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Dimensões do texto

Os textos a serem apresentados poderão ter a forma e dimensões a ser inseridas nas seguintes seções da Revista ACB:

a - Relato de pesquisa - artigo sobre pesquisa bibliográfica, documental ou experimental, concluída ou em andamento - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2cm.

b - Artigo de opinião - texto opinativo com respaldo teórico - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2cm.

c - Ensaio - artigo teórico sobre determinado tema - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2cm.

d - Revisão de literatura - levantamento do estágio atual de determinado assunto, consideradas de importância para divulgação e, fundamentação bibliográfica na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2cm.

e - Relato de Experiências - didáticas e de trabalhos de bibliotecários, professores e de estudantes de Biblioteconomia - poderão ser incluídos roteiros sistematizados pautados na estrutura de artigo científico - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2cm.

f - Resenhas - comentário crítico de livros, dissertações e teses - máximo 4 laudas (preferencialmente obras recentes), configuração da página tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2cm.

g - Artigo de palestras - texto oriundo de palestras apresentadas em eventos da área - máximo 15 laudas, configuração da página tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2cm.

 

Normas editoriais da Revista ACB

A Comissão Editorial da Revista da ACB estabelece as seguintes normas editoriais (com base na ABNT NBR6022/2003) para publicação de artigos:

 

1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS:

1.1 Título - Deve ser conciso e claro, expressando o conteúdo do artigo. O título e o subtítulo deverão ser apresentados em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e centralizado.

 

1.2 Autores - Informar o nome do(s) autor(es), por extenso, evitando abreviaturas no registro dos metadados.

Informar os seguintes dados biográficos sobre o(s) autor(es):

titulação;

instituição;

cargo/função que desempenha(m);

OrcId.

Sugere-se evitar a indicação como co-autor(es) pessoas que não contribuíram intelectualmente para a obra.

Recomenda-se incluir o nome das pessoas que de alguma maneira auxiliaram em coleta de dados, ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios no pós-texto.

Agradecimentos antes das Referências.

 

1.3 Resumo - Deve ser incluído um resumo informativo (NBR 6028 – Resumo), de aproximadamente 100 palavras, em português, fonte 10, com entrelinhamento simples, precedido da palavra Resumo negritado. Separar o resumo do nome dos autores, com dois espaços em branco.

 

1.4 Palavras-chave - Termos indicativos do conteúdo do artigo. Separar cada termo por ponto final que deverão ser precedidos do termo Palavras-chave. Separar as palavras-chave do resumo, com um espaço em branco. Utilizar de três a cinco termos.

 

2 ELEMENTOS TEXTUAIS

 

2.1 Texto - Corpo do artigo (conforme a norma NBR 6022 - Apresentação de Artigos de Periódicos) estruturado em: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas. No caso de divisão em seções, sua ordenação deverá seguir o sistema de numeração progressiva (NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento). Para citações no texto, utilizar o sistema Autor, data – ver NBR 10520 - Apresentação de Citações em Documento. O texto deverá ser apresentado utilizando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço entrelinhas 1,5cm.

 

2.2 Elementos de Apoio - Notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias etc, devem ser limitadas ao mínimo indispensável.

 

2.3 Referências Bibliográficas - As referências bibliográficas deverão estar normalizadas de acordo com a NBR 6023 – Informação e Documentação: Referências, Elaboração da ABNT. O Título da obra (título da revista, livro etc.) em negrito.

 

3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

 

3.1 Agradecimentos - Os agradecimentos e auxílios recebidos pelo(s) autor(es) podem ser mencionados no final do artigo.

 

3.2 Tradução do título - Apresentação do título em inglês. Após as referências.

 

3.3 Tradução do Resumo (Abstract) - Apresentação do resumo em inglês (cerca de 100 palavras). Após as referências.

 

3.4 Tradução das palavras-chave (Keywords) - Tradução das palavras-chave em inglês. Após as referências.

 

4 OUTRAS INFORMAÇÕES

 

4.1 Os artigos podem ter a extensão máxima de até 15 (quinze) laudas; veja detalhes das seções em Dimensões do texto .

 

4.2 Os artigos deverão ser digitados em Word for Windows versão 6 ou superior, com as seguintes especificações: Fonte Times New Roman – Tamanho 12; papel branco tamanho A4; com espaço entrelinhas 1,5; com margem universal (esquerda, direita, superior e inferior) de 2 cm; identação da primeira linha do parágrafo em 1 cm.

 

4.3 Não paginar o documento.

 

4.4 Anexar o arquivo do artigo via Plataforma da Revista ACB, utilize o ambiente "Acesso", cadastre-se como Autor. Os pareceres referente aos originais serão encaminhados aos autores no prazo máximo de seis (3) meses. Os originais não serão devolvidos.

 

4.5 A submissão de artigos utilize a plataforma da Revista ACB ( http://www.acbsc.org.br/revista/ojs/ ).

 

O endereço físico da Revista ACB é: ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE BIBLIOTECÁRIOS Av. Josué di Bernardi, 239, Ed. Jowi, sala 302 Campinas - São José – Santa Catarina CEP: 88101-200 - Brasil

E-mail: contatorevistaacb@gmail.com

A partir de 2006 recomendamos o uso do Open Journal Systems para a submissão dos artigos na REVISTA ACB - http://www.acbsc.org.br/revista/ojs/.

A plataforma permite ao autor acompanhar o processo editorial de sua submissão e seja responsável pela entrada dos metadados.

Editorial

Apresenta o delineamento da revista o contexto e seus objetivos. Enfatiza a política adotada pela Comissão Editorial.

Palestras

A Revista ACB publicará palestras oriundas do Painel de Biblioteconomia em Santa Catarina desde que o palestrante tenha interesse na divulgação.

Relatório de Fórum

A Revista ACB possibilita a divulgação dos relatórios gerais dos fóruns de Biblioteconomia realizados pelos grupos técnicos da Associação Catarinense de Bibliotecários. Os mais tradicionais são: Fórum de Bibliotecas Escolares, Fórum de Informação em Ciências da Saúde, Fórum de Bibliotecas Públicas e em 2005 o Fórum de Bibliotecas Universitárias.

Relato de pesquisa

Aceitação de artigos oriundos de relatórios de pesquisa. Sugere-se incluir o nome da instituição de fomentos, vinculando data da pesquisa realizada.

Relato de experiência

Informar o tipo de relato, local, data e respectivo apoio.

Seção Literária

A Revista ACB somente aceitará textos originais e inéditos. Este espaço é designado para textos de natureza diferente do texto técnico. Destaca-se a importância de outros gêneros literários nas leituras de formação e de prazer para ampliar horizontes.

Resenhas de livros/mídia

A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina aceita resenha de livros nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, assim como de outras áreas afins. Solicitam-se resenhas de livros atuais e evitar resenhas previamente publicadas em outras revistas da área.

Expediente

Apresenta o conselho editorial, avaliadores, normas, foco da revista. Enfatiza a política adotada pela Comissão Editorial.

Entrevista

A Revista ACB publicará textos originais e inéditos de entrevistas realizadas com profissionais, pesquisadores, autores, dentre outros. É condição que o texto não tenha sido publicado em outros meio de comunicação.

Política de Privacidade

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources.

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.