Eventos: 36º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina

Local: IFSC SÃO JOSÉ (SC)

Data: 2 a 4 de Agosto de 2018


Tema: A formação política e os espaços transformadores de atuação do bibliotecário no atual contexto brasileiro


EIXOS Temáticos

Para validação da pertinência da temática do trabalho ao tema do evento, o viés da formação ou da atuação política do bibliotecário deverá permear o contexto do trabalho submetido ao 36º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina.

Trabalhos em que este viés não seja identificado serão rejeitados no momento da submissão.


A - Eixo Educacional

  • Ensino para atuação política e social do bibliotecário;

  • Questões étnicos-raciais e a formação bibliotecária;

  • Questões LGBTQI e a formação bibliotecária;

  • Ensino de inovação e criatividade na formação bibliotecária;

  • Movimentos associativos durante a formação bibliotecária (CFB, CRB, FEBAB, IFLA, Associações, Grupos Especializados, outros);

  • Legislação brasileira: políticas, diretrizes, legislação e normas do ensino superiore a formação bibliotecária

  • Educação continuada do bibliotecário

  • Formação do bibliotecário no Brasil

  • Currículos e práticas em sala de aula: o discurso e a prática, convergências e divergências.


B - Eixo Social

  • Uso de mídias sociais (marketing, disseminação da informação, atuação política, social e ética);

  • Atuação ética, política e social do bibliotecário;

  • Diálogos sobre makerspaces e suas possibilidades em unidades de informação;

  • Questões étnicos-raciais;

  • Questões LGBTQI;

  • Mulheres bibliotecárias;

  • Práticas de inovação e criatividade em unidades de informação;

  • Movimentos associativos (CFB, CRB, FEBAB, IFLA, Associações, Grupos Especializados, outros);

  • Empreendedorismo social;

  • Competência em informação (para atuação política e social na Biblioteconomia e Ciência da Informação);

  • Verdade, pós-verdade e fake news e os profissionais da Ciência da Informação.


C -  Eixo Tecnológico

  • Possibilidades de utilização das mídias sociais em unidades de informação;

  • Tecnologias para makerspaces em unidades de informação;

  • Tecnologias para ação política e social em unidades de informação;

  • Possibilidades em contexto de e-science;

  • Informação em ecossistemas de negócios, de inovação, empreendedorismo e startups;

  • Informação e cidades inteligentes, humanas e sustentáveis;

  • Copyleft, copyright e direitos Autorais;

  • Tecnologias em prol da cidadania;

  • Webometria com ênfase em questões políticas e/ou sociais na atuação e formação bibliotecária;

  • Aplicativos para unidades de informação.


As temáticas, dos três eixos, podem ser discutidas, dentre outros olhares, com o enfoque para bibliotecas escolares, públicas, comunitárias, universitárias, especializadas e prisionais.


ENVIO DE TRABALHOS

 

1 Submissão de trabalhos: orientações e normas para trabalhos técnicos-científicos e relatos de experiências

 

1.1 Envio dos trabalhos a Comissão Científica


Poderão submeter trabalhos: profissionais, pesquisadores, docentes e alunos de graduação e pós-graduação para apresentação de trabalhos e relatos de experiências referentes ao tema do evento.

 

Os trabalhos deverão ser submetidos na Revista ACB. No ato de submissão, escolher a Seção: PAINEL BIBLIOTECONOMIA, com o preenchimento obrigatório de todos os campos dos Metadados: Nome Completo, E-mail válido, Orcid (obrigatório), Instituição/Afiliação que representa, País, Resumo da Biografia (obrigatório), Título do trabalho (Somente a primeira Letra em caixa alta e em nomes próprios, as demais em minúscula), Resumo, Pontos da Indexação.


Se o trabalho for escrito por mais autores, no momento da submissão deverão ser inseridos os demais autores. Após o início do trabalho de avaliação não serão inseridos novos nomes na plataforma. É de responsabilidade dos autores inserirem corretamente todos os Metadados.


Recomendamos que o número de autores nos trabalhos seja, no máximo, três.

 

2 Calendário

2.1 - Lançamento do edital: 26 de março

2.2 - Abertura das submissões: 02 abril

2.3 - Prazo final para envio de trabalhos para avaliação: 19 de maio

2.3 - Período de avaliação pela comissão do evento: 03 de abril a 15 de junho

2.4 - Período de reformulação: de 26 de maio a 8 de junho

2.5 - Divulgação de resultados aos autores: 18 de junho


 

3 Normas para submissão de trabalhos técnico-científicos e relatos de experiências

3.1 Normas de padronização

O trabalho deve ser enviado no formato .doc. e/ou .docx, contendo no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) páginas, incluindo as referências. No documentoem .docnão devem ser informados os autores do texto. Informações sobre autoria devem ser registradas apenas nos metadados da plataforma Revista ACB.


O resumo expandido para trabalhos técnico-científicos deve conter: título, resumo, palavras-chave, introdução, método da pesquisa, resultados, discussão, considerações finais, referências e agências financiadoras, se houver.


O resumo expandido para relatos de experiências deve conter: título, resumo, palavras-chave, introdução, relato da experiência, considerações finais, referências e agências financiadoras, se houver.


Os textos devem ser redigidos em fonte Times New Roman, tamanho 12, sendo o título e os títulos das seções em negrito.


Título, resumo e palavras-chave deverão conter no máximo 250 palavras.



3.2 Normas de avaliação, organização e divulgação dos trabalhos enviados


Os trabalhos técnico-científicos e de relatos de pesquisa e experiência serão submetidos a um processo de seleção e avaliação.

A comissão técnico-científica decidirá sobre sua aceitação segundo os critérios de originalidade, pertinência, qualidade e forma de apresentação.

No caso de inadequação do texto aos critérios propostos, o trabalho será recusado ou encaminhado para reformulação.

Só serão aceitos trabalhos relacionados à temática do evento e inéditos (não publicados ou submetidos em outra fonte de informação sob quaisquer formas: resumo, resumo expandido, outras) e não tendo sido submetidos à publicação em qualquer outro periódico, quer seja em parte ou em sua totalidade.

Cada autor poderá submeter ATÉ DOIS (02) TRABALHOS, sendo autor principal ou coautor.

O autor que for apresentar o trabalho selecionado deverá confirmar sua participação por meio de inscrição no Painel até 18 de julho de 2018.

SOMENTE autores e coautores podem apresentar os trabalhos submetidos (aprovados). Não serão permitidas as apresentações orais por terceiros.

O aceite ou não dos trabalhos será notificado, individualmente, aos autores por correio eletrônico.

A relação de trabalhos aprovados será publicada no site da Revista ACB no dia 18 de junho de 2018.

Os trabalhos aprovados e apresentados no 36º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina serão publicados em Anais do Evento. As cartas de aceite serão encaminhadas no dia da divulgação da lista dos trabalhos aprovados.


TRABALHOS NÃO APRESENTADOS não serão publicados nos Anais.

Os autores dos 10 trabalhos melhores avaliados serão convidados a apresentarem a versão na íntegra para serem publicados no v. 23, nº 3 (2018) da Revista Eletrônica da Associação Catarinense de Bibliotecários.


3.3 Sessão de comunicação oral

A Comissão Científica encarregar-se-á de organizar as mesas para apresentação, reunindo trabalhos de temas correlatos. Cada mesa contará com um coordenador. As comunicações orais acontecerão nos dias 03 e 04 de agosto de 2018 e o tempo para exposição será de 15 minutos e 5 minutos para debate. Todas as salas de apresentação de comunicação oral estarão equipadas com microcomputador PC com LibreOffice, Pacote LibreOffice e Acrobat Reader, mais projetor multimídia (datashow).


As datas e os horários de apresentação oral serão definidos pela comissão organizadora do evento e divulgados pelos meios de comunicação da ACB.


A apresentação em formato digital, arquivo.ppt (PowerPoint 97-2003 ou posterior) deverá ter no máximo até 15 slides. A organização do evento disponibilizará template padrão.


4 Informações Gerais

4.1Certificados de participação

Os certificados referentes a participação no 36º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina serão enviados por e-mail em até 45 dias.

 

4.2Certificados de apresentação oral

Os certificados de apresentação oral serão enviados por e-mail até dia 18/08/2018.

 

4.3 Dúvidas sobre a Revista ACB e Comissão Científica

Enviar e-mail para: revista@acbsc.org.br

 

4.4 Editores da Revista ACB e Comissão Científica

Os editores da Revista ACB são mediadores no processo de avaliação dos trabalhos submetidos. Assim, eles não interferem no processo de avaliação. Os resultados das avaliações são considerações feitas às cegas e oriundas de profissionais, pesquisadores e professores com Mestrado e Doutorado.

 

São José, 26 de março de 2018.

Coordenação do 36º Painel Biblioteconomia em  Santa Catarina.