Informação, memória e patrimônio cultural <p> Information, memory and cultural heritage

Autores

  • Dayane Paula Ferreira Mota Centro Universitário Christus - Unichristus
  • Lidia Eugenia Cavalcante
  • Luiz Tadeu Feitosa

Palavras-chave:

Informação. Patrimônio cultural. Educação patrimonial. Memória. Patrimônio.

Resumo

Analisa informações sobre o patrimônio cultural de Fortaleza-Ceará, veiculadas em jornais de grande circulação do Estado, e os reflexos na educação da população fortalezense e no desenvolvimento social e turístico da cidade. Para tal, discutem-se questões relativas à memória e à história de Fortaleza e os meios de preservação do patrimônio cultural. A metodologia utilizada foi pesquisa documental e análise descritiva. Na primeira parte, foram levantados documentos relativos à política cultural instaurada pelo poder público municipal. No segundo momento, foram recuperadas reportagens, em jornais locais, sobre “Patrimônio Cultural”, que tratam desse assunto em Fortaleza, no período de 2009 a 2012. Conclui-se que, embora o tema seja regularmente discutido nos jornais locais, a população pouco toma conhecimento das ações realizadas pelo poder público, resultando na falta de conhecimento e de informações sobre como o patrimônio cultural pode trazer desenvolvimento para a cidade, seja social ou econômico. Esse desconhecimento impacta negativamente na valorização da memória e da história local, bem como na sua preservação, conservação e valorização.

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Publicado

10-08-2015

Como Citar

Mota, D. P. F., Cavalcante, L. E., & Feitosa, L. T. (2015). Informação, memória e patrimônio cultural <p> Information, memory and cultural heritage. Revista ACB, 20(2), 298–312. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1055