Análise de citações e ARS: Rede de referências em educação científica <p> Citation analysis and Social network analysis: reference network in science education in the CAPES Periodic Portal

Autores

  • Wilimar Junio Ruas Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Marta Araújo Tavares Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Análise de citações, Análise de redes sociais, Comunicação científica, Educação científica

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o uso da técnica de Análise de Citações (AC) em conjunto com a Análise de Redes Sociais (ARS) para identificar os autores mais referenciados nas publicações que abordam a temática da Educação Científica no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Portal CAPES). Foi realizada a pesquisa de publicações sobre Educação Científica no Portal CAPES, no qual foram recuperadas 42 publicações entre artigos, anais e teses. Após avaliação, foram selecionados 25 artigos para análise que tiveram seus dados bibliográficos recuperados com uso do software EndNote. A geração e análise da rede de autores foi realizada com o auxílio do software UCINET, próprio para ARS. Com base na métrica de análise pelo grau de centralidade (Centrality Degree), os autores mais referenciados na rede foram Matthews, UNESCO, Aikenhead, Bakhtin, Chassot, Morin, Santos e Vygotsky, o que indica a visibilidade e influência destes autores no campo da Educação Científica. Em síntese, a AC em conjunto com a ARS se mostram de fato como uma técnica agregadora nos estudos relacionados à comunicação científica, permitindo um mapeamento dos autores e uma análise das principais referências de uma temática ou campo do conhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilimar Junio Ruas, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Marta Araújo Tavares Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Engenharia Industrial e Gestão da Inovação Tecnológica pela École Centrale des Arts et Manufactures de Paris - França.

Professora do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Downloads

Publicado

2016-03-11

Como Citar

Ruas, W. J., & Ferreira, M. A. T. (2016). Análise de citações e ARS: Rede de referências em educação científica <p> Citation analysis and Social network analysis: reference network in science education in the CAPES Periodic Portal. Revista ACB, 21(1), 156–166. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1061

Edição

Seção

Relato de pesquisa