Desafios para a gestão de estoques de informação frente às coleções em diferentes contextos
Challenges for information inventory management front to collections in different settings
Resumo
As coleções bibliográficas correspondem ao aglomerado de itens informacionais tratados, organizados e sistematizados nos acervos das bibliotecas, os quais requerem constantes intervenções, haja vista garantirem dinamicidade, uso e atualização dos objetos depositados. Resulta-se, desse processo, a necessidade de se realizar a gestão das coleções, viabilizando o crescimento racional do acervo. Embora seja de imprescindível importância, essa gestão, na realidade, recebe interferência de inúmeros fatores e desafios, sobretudo no que se refere ao contexto em que a biblioteca está inserida. Sendo assim, apresentam-se, neste artigo, alguns desafios e perspectivas sobre as práticas de formar e desenvolver coleções no âmbito das bibliotecas na contemporaneidade. Analisa o processo de formar e desenvolver coleções, considerando aspectos relacionados a esse processo, como: reflexos advindos das novas tecnologias, maiores desafios impostos à gestão das coleções na atualidade, as modalidades de aquisição e fornecedores, e, por fim, a gestão dos processos e atuação do bibliotecário gestor. Através de investigação realizada em diferentes modalidades de bibliotecas, dentre elas: públicas, acadêmicas, escolares, universitárias e especializadas, os resultados alcançados permitiram afirmar que o contexto em que a unidade está inserida representa o maior fator interferente na forma como as coleções serão gerenciadas, ou seja, as condições estruturais, a liberação de recursos, a presença de bibliotecário-gestor, as necessidades do público alvo e a cultura organizacional refletem nos processos de trabalho desenvolvidos em prol da formação e desenvolvimento das coleções.
Palavras-chave: Gestão de Coleções. Seleção e aquisição. Política de desenvolvimento de coleções. Coleções digitais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFMétricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.