Aplicação do óleo de Melaleuca alternifolia (Cheel) para restauração de acervo bibliográfico microbiodeteriorado: relato de caso da biblioteca central da Universidade do Planalto Catarinense

Application of oil of Melaleuca Alternifolia (Cheel) for restoration of bibliographic collection microbiodamaged: case report of the central library of the university of the Plateau of Santa Catarina (Brazil)

José Francisco da Silva, Larissa Antunes de Jesus, Luciani de Liz Souza

Resumo


As bibliotecas sofrem constantemente deterioração nos diferentes tipos de acervos. O bibliográfico é sensível às alterações do ambiente. Essas variações ocorrem por ações de agentes biológicos. Quando o acervo é atingido por microrganismos é denominado microbiodeteriorado. Este trabalho foi desenvolvido em face das consequências de uma precipitação sólida (granizo). Sendo assim, verificou-se a aplicação do óleo essencial de Melaleucaalternifolia (óleo de Melaleuca) em câmaras de fumigação, para restauração do acervo bibliográfico microbiodeteriorado por proliferação fúngica. Obtiveram-se resultados promissores, dos 510 exemplares que passaram pela técnica, 482 exemplares retornaram ao acervo. É necessário um plano de controle ambiental, na perspectiva conservativa e preventiva do acervo e, recomendam-se posteriores estudos.


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.