Competência informacional em biblioteca escolar: ações para o desenvolvimento <p> Information literacy at school library: actions for development

Autores

  • Jéssica Bedin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Magda Teixeira Chagas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Priscila Machado Borges Sena Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Aborda o desenvolvimento da competência informacional infanto-juvenil em bibliotecas escolares da rede municipal de Florianópolis. Como objetivo geral procura investigar ações que contribuem para o desenvolvimento da competência informacional em bibliotecas escolares, objetivando especificamente de: a) realizar levantamento bibliográfico que trate sobre o tema; b) mapear, no referencial teórico encontrado, as ações que desenvolvam na criança e no adolescente autonomia de pesquisa; c) investigar se as ações listadas são aplicadas em bibliotecas escolares da rede municipal de Florianópolis, localizadas nas proximidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com objetivo de investigar, por meio de uma pesquisa de campo, de maneira qualiquantitativa. Percebe-se que algumas atividades, como a presença do bibliotecário no ambiente escolar; a infraestrutura; o acervo de qualidade; mediação da leitura; hora do conto; e a pesquisa escolar em fontes impressas, já estão consolidadas; porém, é imprescindível aproximar o ambiente digital do espaço da biblioteca, pois o público infantil precisa desenvolver habilidades e competências informacionais para a busca e uso de informação confiável em qualquer suporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Bedin, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina.

Magda Teixeira Chagas, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Bibliotecas Públicas, pela Universidade Federal da Paraíba (1987) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua, principalmente, nas áreas de leitura, bibliotecas escolares e gestão de unidades de informação. 

Priscila Machado Borges Sena, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis (2014). Especialização em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2012). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2009). Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão documental, gestão da informação, bibliotecas na educação a distância. Professora Substituta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

26-12-2015

Como Citar

Bedin, J., Chagas, M. T., & Sena, P. M. B. (2015). Competência informacional em biblioteca escolar: ações para o desenvolvimento <p> Information literacy at school library: actions for development. Revista ACB, 20(3), 363–372. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1105

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina