Aprendizagem da língua espanhola: atribuição de importância <p> Learning spanish language: importance of assignment

Autores

  • Afranio Roberto Romagnoli Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Cristiane Marques de Araujo Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Linete Bartalo Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Miguel Luiz Contani Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

Comportamento Informacional. Celem. Ensino de Espanhol.

Resumo

A demanda por desenvolver a competência informacional, principalmente na área da educação, tem crescido muito, no caso da comunicação em língua estrangeira, tendo em vista o incessante processo de internacionalização, essa competência deixa de ser privilégio e passa a ser requisito fundamental. Apresentam-se resultados de pesquisa realizada com a finalidade de dimensionar a importância atribuída à aprendizagem de espanhol no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem). O estudo foi realizado em três etapas: a primeira compreendeu a quantificação dos dados das matrículas dos alunos, referente ao período de 2012 a 2015 junto ao Núcleo Regional de Educação – NRE de Londrina; na segunda, aplicaram-se questionários à comunidade externa e, na última, foram comparados os dados. Evidencia-se que a população investigada não dispõe de conhecimento sobre o Celem, mas acredita que conhecer a língua espanhola traria diferencial competitivo na sua vida profissional, acadêmica e pessoal. As conclusões do estudo fornecem elementos para discussão dos desafios a serem enfrentados para transformar a competência informacional em motivação para a aprendizagem por meio dessa aprendizagem, que apesar de acessível é pouco usufruída.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Afranio Roberto Romagnoli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1996), Especialista em Ciência da Computação na Universidade Estadual de Londrina (1998), Especialização em Redes de Computadores - Academia Cisco CCNA pela Faculdade Pitágoras de Londrina (2011), mestrando em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina (2015)

Cristiane Marques de Araujo, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduação em Letras Português Espanhol Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e especialização em Tecnologia Educacional pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná  (2012) . Atualmente é Professor 01 do Colégio Estadual Benjamin Constant. Tem experiência na área de Letras.

Linete Bartalo, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em educação pela UNESP de Marília (2006) e mestre em educação pela UEL (1997). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (1989) e graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1978). Especialista em Organização de Arquivos pela USP (IEB) (1999) e em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Londrina (1991). Atualmente é professora associada do Departamento de Ciência da Informação e atua nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. É pesquisadora na área de Gestão da Informação e do Conhecimento, com ênfase em comportamento informacional de usuários da informação.

Miguel Luiz Contani, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduação em Letras Português - Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Caetano do Sul (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1988) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Tradução Intersemiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, visualidade e linguagem fotográfica.

Downloads

Publicado

2016-03-11

Como Citar

Romagnoli, A. R., Araujo, C. M. de, Bartalo, L., & Contani, M. L. (2016). Aprendizagem da língua espanhola: atribuição de importância <p> Learning spanish language: importance of assignment. Revista ACB, 21(1), 180–192. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1117

Edição

Seção

Relato de pesquisa