A competência informacional do bibliotecário escolar no desenvolvimento de ações culturais

The information literacy of librarians in the development of practices aimed at cultural action in school libraries in Florianópolis

Letícia Silvana dos Santos Estácio, Sonali Paula Molin Bedin

Resumo


O estudo tem por objetivo geral averiguar a Competência Informacional do bibliotecário no desenvolvimento de práticas voltadas à ação cultural em bibliotecas escolares de Florianópolis.  Os objetivos específicos consistem em verificar a percepção dos bibliotecários acercada temática da ação cultural em bibliotecas; apontar se os bibliotecários desenvolvem ações culturais nestes ambientes, e, em caso positivo, como essas ações são realizadas, além de identificar as dificuldades dos bibliotecários em relação à promoção de ações culturais nas bibliotecas. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, apresenta uma abordagem quali-quantitativa e faz uso da técnica de análise de conteúdo. A partir de um levantamento, aplicou-se um questionário semi-estruturado em uma amostra não-probabilística intencional de dez bibliotecários de instituições públicas e privadas. Os bibliotecários participantes desta pesquisa atendem aos preceitos da Competência Informacional e possuem conhecimento sobre como planejar as ações culturais e fazer uso de diversos recursos informacionais com o propósito de colocá-las em prática.

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Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

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