Qualidade de vida no trabalho: um estudo realizado numa Biblioteca Universitária no Rio Grande do Norte

Autores

  • Eunice Câmara de Oliveira
  • Josiane Mello UFRN

Palavras-chave:

Qualidade de Vida no Trabalho. Indicadores de QVT. Serviço público.

Resumo

Discorre sobre a Qualidade de Vida no Trabalho dos servidores da Biblioteca Central Zila Mamede - BCZM. Apresenta a evolução, conceitos e os modelos de QVT e sua importância para o desenvolvimento das empresas e seus colaboradores. Traça um breve relato sobre a Escola Clássica e a Escola das Relações humanas e o papel de ambas para os estudos e desenvolvimento da Qualidade de vida no Trabalho. Discorre ainda sobre a preferência dos brasileiros por ingressar no serviço público, local onde identificou-se fortes indicadores de QVT. A conclusão do trabalho aponta para a efetividade de QVT na referida instituição.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eunice Câmara de Oliveira

possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é bibliotecária da Faculdade Católica Nossa Senhora das Neves. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação

Josiane Mello, UFRN

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialização em Gestão Industrial – Conhecimento e Inovação (UTFPR). Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares (UFSC). Mestrado em Engenharia de Produção (UFTPR). Doutoranda em Ciência da Informação (UFSC). E-mail: josianemello@bczm.ufrn.br

Downloads

Publicado

02-09-2016

Como Citar

Oliveira, E. C. de, & Mello, J. (2016). Qualidade de vida no trabalho: um estudo realizado numa Biblioteca Universitária no Rio Grande do Norte. Revista ACB, 21(2), 270–293. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1147