As coleções especiais em bibliotecas: a catalogação de moedas <p> Special collections in libraries: cataloging coins

Autores

  • Layra Andressa Paulino Bender Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Ana Carolina Simionato Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Ana Cristina de Albuquerque Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Acervo numismático. Catalogação de moedas. Objetos tridimensionais. Coleções especiais. Moeda.

Resumo

Entre as responsabilidades das bibliotecas, estão a conservação e preservação de patrimônios históricos, culturais, sociais, entre outros, com o escopo de perpetuar para as diversas possibilidades de construção de memória. Instituídos a esse patrimônio estão as coleções especiais, compostas por diversos tipos de recursos, incluindo os acervos numismático. Nesse contexto, esse trabalho objetiva-se a analisar como os códigos de representação da Biblioteconomia, podem adequadamente representar o acervo numismático para que seja parte condicional do acervo de uma biblioteca, visto as novas possibilidades de relacionamento dos catálogos? Por meio de uma pesquisa exploratória e abordagem qualitativa, os procedimentos técnicos derivam a uma pesquisa bibliográfica, de nível nacional e internacional em fontes de pesquisa primárias, secundárias e terciárias. Os resultados apontam o pouco desenvolvimento da temática sobre o acervo numismático no país e ainda, a representação com os instrumentos de descrição e com o modelo conceitual. Considera que as novas formas de representação potencializam o acesso a diversos outros recursos que o catálogo da biblioteca possui, por meio das novas concepções de compartilhamento e relacionamento de registros informacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Layra Andressa Paulino Bender, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda em Biblioteconomia na Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Ana Carolina Simionato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Docente do Departamento de Ciência da Informação e do curso de graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Ana Cristina de Albuquerque, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Departamento de Ciência da Informação e do curso de graduação de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Downloads

Publicado

2016-03-11

Como Citar

Bender, L. A. P., Simionato, A. C., & Albuquerque, A. C. de. (2016). As coleções especiais em bibliotecas: a catalogação de moedas <p> Special collections in libraries: cataloging coins. Revista ACB, 21(1), 76–88. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1155