Biblioteca escolar como extensão do processo de ensino-aprendizagem: percepções da comunidade docente do Colégio de Aplicação da UFSC <p> School library as extension of the process of teaching-learning: perceptions from the Colégio de Aplicação (UFSC) theachers about school libraries

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas escolares, Colégio de Aplicação – UFSC, Docentes e biblioteca escolar.

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo de caso sobre a percepção dos docentes do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) acerca de uma biblioteca escolar. Para tanto, apresenta-se primeiramente um panorama sócio-histórico sobre os CAs no Brasil, contextualizando também o CA/UFSC com o seu desenvolvimento político e pedagógico ao longo do tempo. Em seguida, são analisados os conceitos teóricos sobre as bibliotecas escolares inseridas no século XXI: suas definições, seus papéis e suas atividades; e também os estudos sobre as relações de cooperação entre docentes e biblioteca, os quais buscam melhorias nas práticas de ensino-aprendizagem, objetivando o sucesso educacional entre os alunos. Por último, são analisados os resultados obtidos pela pesquisa realizada com os professores do CA/UFSC, que buscou levantar informações sobre o conceito e a finalidade de uma biblioteca escolar, as suas características mais importantes e a representação de uma biblioteca escolar ideal na visão desses docentes. De acordo com a pesquisa, os docentes entendem que a biblioteca escolar deve ter um acervo rico e diversificado e que desenvolva atividades culturais e de incentivo à leitura. Além disso, a equipe da biblioteca deve ser treinada e capacitada na área; e o bibliotecário, atuante nas reuniões pedagógicas e de planejamento escolar. Como conclusão, o artigo apresenta a questão do desenvolvimento humano da biblioteca e a importância das pesquisas sobre este ambiente para inseri-lo na comunidade escolar e no cotidiano de pesquisa e extensão presentes no CA/UFSC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ripoll Tavares Leite, Universidade Federal de Santa Catarina

http://lattes.cnpq.br/3638827767019322

Downloads

Publicado

11-03-2016

Como Citar

Tavares Leite, L. R. (2016). Biblioteca escolar como extensão do processo de ensino-aprendizagem: percepções da comunidade docente do Colégio de Aplicação da UFSC <p> School library as extension of the process of teaching-learning: perceptions from the Colégio de Aplicação (UFSC) theachers about school libraries. Revista ACB, 21(1), 115–136. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1162