Organização da informação jurídica: proposta de modelo de leitura técnica de acórdãos no contexto do controle externo

Autores

  • Ana Carolina Ferreira Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos.

Palavras-chave:

Modelo de leitura técnica. Indexação. Jurisprudência. Informação jurídica. Tribunal de Contas.

Resumo

Este trabalho integra uma pesquisa de mestrado em andamento que objetiva estabelecer diretrizes para a indexação de documentos jurisprudenciais no âmbito dos tribunais de contas brasileiros, a partir da criação de um modelo de leitura técnica de acórdãos. A finalidade do modelo de leitura proposto é contribuir para diminuir as inconsistências na indexação do tipo documental acórdão, facilitando a recuperação da informação, além de estabelecer parâmetros que auxiliem o bibliotecário jurídico na atividade de indexar documentos jurisprudenciais. A motivação para a pesquisa surgiu da identificação da complexidade e relevância do processo de análise de assunto - etapa essencial da indexação, que objetiva identificar e selecionar os principais conceitos presentes em um documento - para a representação da informação, em especial, das fontes jurisprudenciais, pouco conhecidas pelos bibliotecários. O contexto de aplicação do modelo de leitura técnica proposto situa-se na esfera da informação jurídica jurisprudencial gerada pelos tribunais de contas brasileiros, cuja função precípua é a de órgãos de fiscalização e controle externo dos recursos públicos. Adota referenciais teóricos da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Ciências Jurídicas para melhor compreensão do objeto de estudo. Resultados parciais da pesquisa apontam para a escassez de investigações no campo da representação temática da informação jurisprudencial com o enfoque biblioteconômico e para a necessidade de aprofundamentos teóricos da etapa de análise conceitual dos documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Ferreira, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - ECI/UFMG (2016). Especialização em Arquitetura e Organização da Informação pela ECI/UFMG (2011). Especialização em Direito Administrativo na Administração Pública pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH (2015). Graduada em Biblioteconomia pela ECI/UFMG (2007).

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos.

Bibliotecária, Mestre e Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - ECI/UFMG (2015). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos. 

Downloads

Publicado

29-12-2016

Como Citar

Ferreira, A. C., & Maculan, B. C. M. dos S. (2016). Organização da informação jurídica: proposta de modelo de leitura técnica de acórdãos no contexto do controle externo. Revista ACB, 21(3), 468–486. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1185

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina