Acessibilidade para colaboradores em bibliotecas universitárias: um estudo de caso no Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul – SIBUCS

Michele Marques Baptista, Márcia Servi Gonçalves

Resumo


Atualmente, observa-se um avanço muito grande no que se refere à inclusão social dos portadores de deficiências no mercado formal de trabalho. O aumento significativo do número de vagas oferecidas, nos dias de hoje, deve-se à Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e tem como objetivo promover condições de igualdade e oportunidades para esses portadores de necessidades especiais. Assim, este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a acessibilidade para colaboradores portadores de necessidades especiais no Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul – SiBUCS e das atividades e serviços prestados por eles. Aborda as necessidades de inclusão desse tipo de profissional e trata da importância das bibliotecas estarem preparadas para receber, no seu quadro de recursos humanos, pessoas com necessidades especiais, tendo como base o respeito aos tipos específicos de necessidades por meio de aspectos físicos e psicológicos diferenciados e da infraestrutura oferecida.


Palavras-chave


Acessibilidade. Sistema de Bibliotecas. Universidade de Caxias do Sul. Portadores de Necessidades Especiais. Colaboradores.

Texto completo:

PDF


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.