Biblioteca escolar na visão das crianças do ensino fundamental

Mariza Inês da Silva Pinheiro

Resumo


O estudo realizado teve como propósito conhecer a realidade vivenciada por alunos do Ensino Fundamental na Biblioteca da Escola Estadual Professora Renilda Silva Moraes, localizada na cidade de Rondonópolis, Mato Grosso. Para tanto, propusemo-nos a verificar o nível de satisfação dos alunos, com relação à organização geral da biblioteca, o sistema de classificação em cores, as atividades de incentivo à leitura e interação entre aluno/bibliotecário/professor. A busca das informações foi através de um questionário com perguntas abertas e fechadas. A biblioteca escolar deve ser considerada um espaço com função educativa de uma escola e, portanto, deve estar inserida nos projetos pedagógicos como uma aliada no processo ensino-aprendizagem. Com relação às atividades desenvolvidas para o incentivo à leitura, constatou-se que a biblioteca oferece diversas atividades de motivação, tais como: a hora do conto, cantinho da leitura; produção textual; interpretação de textos; carrinho da leitura; teatro; leitor do ano, danças, confecção de livros, concurso de desenhos, seleção de assuntos em revistas, premiação leitor do ano. Assim, os resultados revelaram que os alunos aprovam todas as atividades propostas e estão muito satisfeitos pelo trabalho realizado na Biblioteca.

Palavras-chave: Biblioteca escolar. Satisfação do usuário. Incentivo à leitura.


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Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

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